//

Dolby Atmos: o som como nunca o ouviu

Se o seu plano ideal para uma sexta-feira à noite é ver um bom filme numa sala de cinema ou mesmo em casa, temos sugestões interessantes para si. Com o sistema de som Dolby Atmos, o seu serão vai ser memorável — com uma experiência de som nunca antes ouvida.

Os fãs da sétima arte não dispensam boa tecnologia para acompanhar as suas maratonas de filmes preferidos, e a plataforma de som Dolby Atmos pode melhorar a sua experiência mesmo que seja em casa! Vamos então conhecer em que consiste este formato imersivo de som.

 

Dolby Atmos: o que é e para que serve?

O sistema Dolby Atmos é uma plataforma de som – concorrente do DTS:X -, encontrada nas salas de cinema comerciais ou em casa e, mais recentemente, também em smartphones e colunas de som.

O Dolby Atmos funciona segundo um “surround sound system”, o que significa que os efeitos sonoros estão repartidos por várias caixas de som, que podem ser distribuídas em diversos locais da sala ou da plateia.

Ele possibilita uma imersão total no conteúdo do filme de uma forma mais realista e imersiva. As caixas sonoras que fazem parte desta tecnologia reproduzem 128 canais de áudio, ou seja, há mais detalhes sonoros e isto pode significar um aumento de investimento na produção do filme (mas um baixo investimento para as salas de cinema).

Veja-se o seguinte exemplo: no filme está a passar uma cena em que uma personagem está num jogo de futebol e encontra vários estímulos sonoros à sua volta – indivíduos a conversarem, uma criança a mastigar pipocas ao seu lado, pessoas a gritar para dentro do campo, o apito do árbitro e um telemóvel a captar uma fotografia.

Num sistema de som tradicional, todos estes sons seriam emitidos por apenas um canal áudio, mas com o Dolby Atmos cada som é independente e tem o seu próprio canal de áudio, não perdendo qualidade nem a sua pureza original.

Como funciona o Atmos no cinema?

Com esta técnica, estes sons vão-se sobrepor aos canais de áudio tradicionais e chegar a todas as pessoas da sala, tornando a experiência muito mais realista e sensorial para o espectador, assim como mais flexível para os cineastas.

O número de caixas de som (ou colunas de som) pode variar conforme as salas de cinema e estas podem ser colocadas em qualquer sítio, até mesmo no teto. Surpreendido? Agora vai começar a escutar as salas de cinema com outros ouvidos!

Mas qual é o benefício em e ouvir um filme com o sistema Dolby Atmos? É fácil: esta tecnologia torna a experiência auditiva muito mais natural, o que significa que muito provavelmente nem vai reparar nos efeitos especiais do som porque vai ficar completamente absorvido no filme.

Posso ter um sistema Dolby Atmos em casa?

A resposta é… sim! Ir ao cinema é uma experiência que muitos portugueses adoram, mas não é um grande amigo da nossa carteira.

Para ter um sistema de som Dolby Atmos em casa o processo é um pouco diferente, pelo menos em termos de equipamentos – ou caixas de som -, que vão ser adaptados a espaços mais pequenos como uma sala de estar. Já existem colunas de som e soundbars com canais áudio embutidos, preparadas para receber este sistema.

O formato Dolby Atmos tem também inovado para o mundo da música, com várias marcas a tirarem partido desta tecnologia para melhorarem os seus serviços sonoros – tais como a Tidal, a Amazon Music ou a Sony.

Para além disto, muitos smartphones mais recentes vêm com uma versão desta tecnologia chamada “Dolby Atmos para Auscultadores”. Também estão disponíveis para a Xbox e para computadores através da aplicação da Dolby Access.

Este tipo de conteúdo sonoro pode ser encontrado também em filmes 4K, por exemplo na Netflix, assim como em muitos videojogos.

Dolby Atmos – Vale a pena o upgrade das suas colunas?

Se não é um fanático por cinema, pode não se justificar comprar novas colunas só por causa deste novo sistema de som. Contudo, se realmente gosta de tecnologia e quer melhorar os momentos a ver cinema em casa com uma qualidade de som incomparável, pode ser uma excelente opção.

Tenha apenas em atenção o seguinte: a maior parte dos equipamentos sonoros mais recentes já trabalham com o Atmos, pelo que terá que consultar a descrição dos produtos para ter a certeza do que está a comprar.

// RPT

Mais recentes