Duas das mais conhecidas interfaces para contestar dispositivos desde vídeos a monitores são o DisplayPort e o HDMI. Ambas têm as suas próprias vantagens e são usadas em diferentes contextos, mas quais são realmente as diferenças entre elas?
Neste artigo, vamos explorar as características, usos e benefícios de cada uma.
DisplayPort vs HDMI: quais as diferenças?
O HDMI foi lançado em 2003 e rapidamente se tornou a escolha predominante para TVs, consolas de jogos, leitores de Bluray e sistemas de home theater.
A principal vantagem do HDMI é a sua capacidade de transmitir vídeo e áudio em alta definição através de um único cabo, facilitando a instalação e o uso.
Por sua vez, o DisplayPort foi introduzido em 2006 pela VESA. Embora inicialmente destinado ao mercado de computadores, o DisplayPort também é capaz de transmitir áudio e vídeo de alta qualidade.
É, por isso, o mais encontrado em monitores de computadores, estações de trabalho e alguns laptops.
Conectores e cabos
O HDMI possui vários tipos de conectores, sendo os mais comuns:
– Tipo A (Padrão) que é usado na maioria das TVs e dispositivos de consumo;
– Tipo C (Mini) que é encontrado em câmaras e alguns tablets;
– Tipo D (Micro) que é usado em dispositivos portáteis, como smartphones.
Já o DisplayPort tem dois tipos principais de conectores:
– DisplayPort Padrão que é utilizado em desktops e monitores.
– Mini DisplayPort que foi popularizado pela Apple nos seus MacBooks e iMacs.
Os cabos HDMI tendem a ser mais espessos devido à blindagem necessária para proteger a qualidade do sinal, enquanto que os cabos DisplayPort são geralmente mais finos e flexíveis.
Qualidade de vídeo e áudio
O HDMI 2.1 suporta resoluções de até 10K a 120Hz, com Dynamic HDR. oferece uma largura de banda de até 48 Gbps.
Por seu lado, o DisplayPort 2.0 (lançado em 2019) pode suportar resoluções de até 16K a 60Hz ou 10K a 240Hz. Oferece uma largura de banda de até 77.4 Gbps, permitindo transmissões de vídeo de maior qualidade e múltiplos monitores com altas resoluções.
Compatibilidade e aplicações
O HDMI é amplamente utilizado em ambientes de entretenimento doméstico, como TVs, consolas de jogos e sistemas de som, sendo por isso a escolha ideal, se preferires simplicidade e integração de áudio e vídeo num único cabo.
Por sua vez, o DisplayPort é mais comum em ambientes de trabalho e jogos de alta performance, onde a qualidade de vídeo, a flexibilidade de conexão e a capacidade de usar múltiplos monitores são cruciais.
É a interface de eleição para profissionais de design gráfico, editores de vídeo e gamers que utilizam monitores de alta resolução e alta taxa de atualização.
Assim, a escolha entre DisplayPort e HDMI dependerá do teu uso específico, dos dispositivos que possuis e das tuas necessidades de conectividade e desempenho.
// RPT