/

Diga adeus ao pêlo incómodo: beleza no masculino

Máquina para remoção de pêlo

É homem, gostaria de se depilar, mas não sabe bem como? A depilação não é um bicho de sete cabeças. Há vários métodos, conheça-os e decida qual o mais indicado para si. A preocupação com o pêlo será um problema do passado!

A depilação ainda é um tema desconhecido para muitos homens, que nem sequer estão a par dos vários métodos possíveis, bem como dos prós e contras de cada um. Desde os mais temporários aos mais permanentes, dos que podem ser mais desconfortáveis àqueles que não envolvem nenhum tipo de dor.

Conheça 3 métodos depilatórios que pode fazer no conforto de sua casa (caso não se sinta confortável a ir a uma esteticista) com os equipamentos certos.

 

Depilação por arranque

Os métodos de depilação de arranque são cada vez mais sofisticados. Com os equipamentos certos, é uma prática muito tranquila.

Este método é ideal para pequenas áreas do corpo e do rosto — como sobrancelhas (para remover o espaço entre as sobrancelhas, ou por baixo, para modelar a figura), pêlos nas orelhas e axilas —, mas também para as grandes áreas, como pernas, braços, peito, costas (embora aqui possa precisar de alguma ajuda de outra pessoa) e até virilha.

Uma das grandes vantagens é que é um método adequado a todos os tipos de pele e de pêlo, apenas deve ter algum cuidado se tiver a pele sensível, como hidratar intensamente depois da depilação. Para além disso, é de longa duração, para que tão cedo não tenha de se voltar a preocupar com este assunto.

Tem, de facto, um contra: é que, regra geral, o pêlo masculino é longo e grosso, o que se traduz em alguma dor, principalmente para os principiantes deste método. Para esses casos, sugerimos que comece apenas por se depilar nas pequenas áreas, como as axilas, até se habituar. Até nas pernas, comece por apenas depilar meia perna (até ao joelho). Deixe a virilha para o fim.

É natural que a pele fique vermelha e um pouco sensível depois da depilação. Também podem aparecer pequenos pontinhos vermelhos no lugar onde estavam os pêlos. Não é motivo de alarme, é normal!

Para que tudo corra pelo melhor, dois dias antes faça esfoliação gentilmente para remover as células mortas e reduzir os pêlos encravados. Deve colocar creme hidratante com alguma frequência, mas não no próprio dia da depilação, ou a máquina de depilação não irá conseguir agarrar os pêlos para os arrancar.

Ao início, deve ter cerca de 2 semanas antes de notar o crescimento do pêlo. No entanto, deve esperar pelo menos 3 semanas para voltar a depilar-se, uma vez que o pêlo tem de ter comprimento suficiente para ser agarrado.

Se fizer a depilação com alguma frequência (digamos, uma vez por mês), após algum tempo (cerca de dois anos, dependendo da pessoa) irá notar que o pêlo cresce mais fraco e demora mais tempo a crescer em determinadas zonas.

 

Depilação de corte

A depilação de corte é um método clássico e pelo qual muitos homens optam por lhes ser familiar, pelo menos àqueles que fazem a barba. É uma das formas mais fáceis de se livrar de pêlos indesejados, basta que tenha cuidado em relação ao local onde o faz: recomendamos a banheira, porque os pêlos vão cair para o chão.

Com uma máquina de depilação de corte ou um aparador para as áreas mais pequenas estará muito mais seguro em relação aos possíveis cortes do que com uma gillette.

Este é um método comprovado e de confiança. No entanto, há que realçar que uma vez que os pêlos são cortados — e não arrancados pela raiz — retornam rapidamente, pelo que se gosta de uma pele lisa terá de se depilar com frequência.

Idealmente, deve fazer esfoliação previamente. Com um destes equipamentos, não precisará de nenhum creme ou espuma de barbear ou de depilação. Coloque creme hidratante depois da depilação.

 

Depilação por Luz Pulsada Intensa

Se é um homem que sabe o que quer — e aquilo que quer é uma pele sem pêlos —, então a depilação com Luz Pulsada Intensa é para si. Este é o método com resultados mais duradouros e permanentes. Uma das suas grandes vantagens é que não envolve dor.

É eficaz em peles claras e pêlos escuros, pelo que não será indicado para quem tem pêlos loiros, ruivos ou grisalhos.

Toda a gente — homem e mulher — pode recorrer à depilação a laser, independentemente da idade. Dito isto, a depilação deve ser feita no corpo, dos ombros para baixo (peito, costas, braços, abdómen, pernas). Não deve ser usado no rosto, pescoço ou na zona genital. A utilização na barba ou pelos faciais dos homens pode produzir resultados irregulares.

Ao longo dos tratamentos com um equipamento de IPL o pêlo fica mais fraco e começa a rarear em determinadas zonas. É sempre necessário fazer sessões de manutenção — duas ou três vezes ao ano, na maior parte dos casos.

Não é possível garantir resultados a 100%, simplesmente porque o sucesso da depilação com luz pulsada depende da fisionomia da pessoa. O certo é que se verifica redução e enfraquecimento visível do pelo logo nos primeiros tratamentos e o pouco pelo que voltar a crescer é mais fino e suave.

 

Algum destes métodos agradou-lhe mais? Todos têm vantagens e desvantagens, é só uma questão de optar por aquele cujos pontos a favor lhe parecerem melhores!

// RPT

Mais recentes