Dicas para tirar fotos como um profissional com o smartphone

Rapariga a fotografar paisagem com câmara e tripé num mundo da fotografia profissional

Com a qualidade das câmaras presentes nos smartphones atualmente não é complicado tirar fotos como um profissional recorrendo apenas ao seu telemóvel, principalmente se seguir estas dicas.

Atualmente, fotografar é uma das principais atividades que desempenhamos com o nosso smartphone. Estes equipamentos têm tido uma evolução notável no que se refere à qualidade de imagem, de tal forma que alguns conseguem mesmo competir com as câmaras fotográficas.

A popularidade das redes sociais desempenha um papel importante, uma vez que cada vez mais queremos ter bom aspeto nas fotos que partilhamos online.

Assim, é provável que queira saber como tirar o melhor proveito possível da qualidade de imagem disponível no seu telemóvel. Se pretende aprimorar a sua performance como fotógrafo com um smartphone a ponto de poder afirmar que tira fotos como um profissional, estas dicas são para si.

 

7 dicas para tirar fotos como um profissional

1 Foco: o elemento essencial

Sendo um elemento tão fundamental, seria de esperar que não falhasse em nenhuma fotografia, mas o caso nem sempre se verifica. Assuma o controlo e defina qual o objeto que quer focado na sua foto.

Todos os smartphones atualmente têm foco automático, o que não quer dizer que essa funcionalidade nunca falhe, principalmente se o objeto onde quer focar não está bem no centro ou em primeiro plano, ou se não consegue manter a câmara estável.

2 Evitar flash

Iluminação faz toda a diferença no que refere a boas fotografias. Claro que é possível tirar boas fotografias com pouca luz, no entanto, é sempre preferível dedicar alguns minutos para analisar a melhor forma de obter boa iluminação. Usar luz natural e evitar o flash sempre que possível.

Procure por uma forte fonte de luz natural, como uma grande janela, e posicione-se entre ela e o objeto, de modo a que fique de costas voltadas para a origem da luz e o objeto da sua fotografia fique de frente.

As janelas são as melhores amigas dos fotógrafos e, se praticar fotografar perto delas, rapidamente entenderá o porquê. Para além disso, as janelas voltadas para o norte são preferíveis às janelas voltadas para o sul, para que a luz não seja direta.

É certo que o flash pode salvar em algumas situações de ambientes muito escuros, mas a imagem fica “queimada”, pelo que deve ser evitado. Será melhor, por exemplo, optar por aumentar o nível de ISO.

3 Zoom só mesmo em caso de necessidade

O zoom das câmaras é muitas vezes usado e abusado sem necessidade. Utilize o menos possível o zoom da câmara, uma vez que irá causar desfoque na fotografia e ainda a perda de qualidade.

Um zoom bem aplicado pode fazer milagres, no entanto, na maior parte dos casos, é usado para fazer foco num determinado objeto ou ponto de interesse quando o objetivo desta funcionalidade não é esse.

4 Usar as duas mãos para estabilidade

Geralmente tiramos fotografias com o smartphone apenas com uma mão e o resultado final é, por vezes, fotos tremidas e mal focadas. Na ausência de um tripé ou um monopé, tenha o cuidado de segurar no seu equipamento com as duas mãos para lhe conferir estabilidade.

Há outros acessórios nos quais pode apostar para ajudar nesse sentido, como os selfie stick ou os suportes popsocket — estes últimos estão a ganhar popularidade agregados às capas dos smartphones. Tudo dependerá do seu gosto.

5 Apostar na câmara traseira

Uma parte considerável das fotos que capturamos é em modo selfie. Assim sendo, com naturalidade, recorremos à câmara frontal. Afinal, é exatamente para isso que a lente lá está, certo?

Na grande maioria dos casos, a câmara traseira — ou a combinação das várias, como muitos equipamentos atuais têm — é bastante superior à que se encontra na parte frontal do seu smartphone. Para obter toda a qualidade a que tem direito e tirar fotos como um profissional aposte na câmara traseira.

6 Atenção à resolução e ao modo HDR

Quantas vezes não tirou fotos sem reparar na qualidade na qual está a capturar as suas fotografias ou os seus vídeos? Confirme nas definições da aplicação da câmara que tem o modo HDR ligado, bem como a melhor resolução disponível. Desta forma, irá trazer ao de cima o fotógrafo profissional que há em si e ajudá-lo nos contrastes, cores e detalhes da foto.

7 Aplicação de edição como toque final

Não falta oferta no que se refere a aplicações para edição de fotos diretamente no smartphone. Qualquer uma delas terá ferramentas de edição, efeitos e molduras, basta testar uma ou outra para encontrar aquela com que tem mais facilidade em trabalhar e dar um toque profissional às suas fotografias.

Aproveitamos para lhe deixar alguns exemplos de apps populares. Na PlayStore poderá encontrar Pixlr, Inshot, Lyrebird Studio, Sweet Selfie e PhotoLab Editor. Na AppleStore tem PhotoScape X, Fotor Photo Editor ou Polarr Photo Editor.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome