Dicas para ter a casa limpa todos os dias da semana

Dicas para ter a casa limpa todos os dias da semana

Se está cansado de reservar os sábados para a limpeza da casa e não aproveita o fim-de-semana como gostaria, aqui vai uma ajuda. Neste artigo damos-lhe algumas dicas que o vão ajudar a manter a sua casa limpa e arrumada durante todos os dias da semana.

Viver em espaços limpos e arrumados pode trazer maravilhas à sua saúde mental, já que tendemos a raciocinar melhor e a ser mais criativos em espaços organizados e higienizados. Mas se olha para as tarefas domésticas com má cara, estas dicas simples vão ajudá-lo a criar rotinas de limpeza eficazes e rápidas.

 

Dicas para manter a casa limpa

Fazer a cama é um bom ponto de partida

Sendo a superfície mais visível no quarto, uma cama desfeita faz com que todo o quarto pareça desarrumado. Se não gosta de se esconder em lençóis, mude para um edredão com uma capa removível que possa lavar na máquina de lavar a roupa todas as semanas.

Dicas para ter a casa limpa todos os dias da semana

Mas atenção: não é recomendado fazer a cama logo após acordar, já que tem que deixar os lençóis, edredões, cobertores e almofadas a apanhar ar, de forma a prevenir o surgimento de ácaros. O ideal é trocar a roupa de cama todas as semanas e dar-lhes uma boa lavadela.

Esvaziar a máquina da louça todas as manhãs

Esvaziar a máquina de lavar louça facilita a manutenção de uma casa limpa, porque os pratos sujos não terão de permanecer no lava-louça ou no balcão da cozinha, causando cheiros desagradáveis. Optar por máquinas de lavar louça com um boa classificação energética ajuda a poupar no final do mês, para além de serem amigas do ambiente.

Caso pense que não pode gastar muito tempo a realizar esta tarefa, lembre-se que só leva 5 minutos. Faça-o enquanto o café é servido, ou enquanto espera que as crianças se preparem para a escola.

Limpe de cada vez que cozinha

As bancadas sujas atraem micróbios e tornam o ambiente em casa desagradável. Uma vez que já esvaziou a sua máquina de lavar louça, pode rapidamente levar os pratos para a cozinha após as refeições ou lanches, limpando de seguida os balcões, deixando a sua casa limpa como sempre imaginou.

Faça uma carga de lavagem de roupa diariamente

O hábito diário de lavar roupa muda a vida, por exemplo introduzir uma carga antes de ir para o trabalho, ou, se a sua máquina de lavar roupa tiver um ciclo de arranque retardado, programe-a para funcionar imediatamente antes de chegar a casa.

Casal a tratar da roupa usando máquina de lavar e de secar

Transfira a roupa húmida para a máquina de secar depois do jantar, depois dobre-a durante os intervalos comerciais na televisão. Colocar uma carga de roupa quase não leva tempo. Não consegue decidir o que lavar? Use um cesto de separação de roupa e agarre aquele que tiver mais roupa.

Pias de limpeza e torneiras nas casas de banho

Os salpicos de pasta de dentes e os pêlos no lavatório da casa de banho podem entupi-lo. Mantenha um recipiente com toalhetes desinfetantes debaixo da pia, para que sejam úteis quando é necessário. Limpar sempre o lavatório e a torneira depois de se ter preparado para o dia é meio caminho andado para um casa de banho sempre limpa.

Classificar e reciclar papel

Correio, contas, folhetos de lojas, catálogos e documentos escolares chegam a casa constantemente. Colocá-los de lado leva à criação de uma pilha que toma conta da mesa de jantar ou do balcão da cozinha. Depois olhamos para essa pilha e sentimo-nos demasiado sobrecarregados para lidar com ela, pelo que ela continua a crescer.

Ter um contentor de reciclagem de papel torna simples o manuseamento do correio não desejado. Assim que tiver as suas contas pagas e os documentos importantes armazenados, deite fora aquele que já não lhe serve e contribua para o ambiente.

Um bom aspirador irá mudar a sua vida

Casas com animais têm muitos pêlos e detritos e, quando dá por si, os tapetes e superfícies de sua casa ficam com grandes acumulações de pêlos no final da semana. Não só fazem mal à saúde e são extremamente prejudiciais a pessoas com alergias ao pó, pêlos de animais e outras patologias respiratórias, como tornam o ambiente sujo e incómodo.

Porque não experimenta aspirar a sua casa entre duas a três vezes por semana? O tempo que gastaria a aspirar um tapete com alguns pêlos e migalhas é garantidamente menor do que aquele que gastaria se aspirasse apenas uma vez por semana.

Enquanto que um bom aspirador vertical é ideal para casas com animais, um mini aspirador é extremamente prático e eficaz para remover migalhas e outras partículas acumuladas ao longo dos dias. Mas caso não possa mesmo perder tempo em tarefas domésticas, um aspirador robot será garantidamente a melhor escolha.

Criar horários de limpeza

Limpar a casa não tem que ser uma dor de cabeça e pode até divertir-se bastante a fazê-lo. Crie horários e dias específicos para tratar da limpeza da sua casa. Caso não queira limpá-la toda num dia, trate de uma divisão da casa por dia, por exemplo.

Realizar tarefas domésticas ajuda o cérebro a desconectar-se dos computadores e ecrãs, pelo que deve encará-la como uma oportunidade de se distrair do mundo digital. Boas limpezas!

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome