Existem várias razões pelas quais a Wi-Fi doméstica não está a ter o desempenho que seria de esperar. Problemas com o router, problemas de velocidade de Internet e tantos outros pormenores que se calhar nem te ocorreram no momento da compra dos dispositivos.
Descobre o que podes fazer para chegar à origem do problema e poderes aproveitar todos os benefícios que uma casa totalmente conectada tem para te oferecer. Lê as nossas dicas abaixo sobre como solucionar problemas da Wi-Fi doméstica.
Problemas da Wi-Fi doméstica e como resolver
1 Confirma se o router suporta a carga e velocidades esperadas
A ideia de substituir o router pode não agradar a todos, mas muitos problemas podem ser atribuídos a modelos de geração mais antiga, que simplesmente não conseguem suportar as necessidades pedidas.
Repara no seguinte exemplo: um router 802.11n de 2012 pode ter uma taxa de transferência total de 300 Mbps, portanto, nunca será capaz de fazer uso completo de uma conexão de Internet de 500 Mbps.
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Adicionar dispositivos à tua rede doméstica — smartphones, tablets, TVs, sistemas de segurança, consolas de jogos, streamers de vídeo, termostatos inteligentes e todos os outros dispositivos que precisam de Wi-Fi ou conectividade com a Internet — pode sobrecarregar um router antigo ao tentar gerir todas estas conexões simultâneas.
2 Mantém o firmware do router atualizado
Por vezes, um problema de Wi-Fi ou Internet pode ser tão simples quanto um firmware desatualizado no router. Verifica se há uma versão mais recente e atualiza-a. Isto dá-te também a vantagem de tornar a tua rede mais segura, já que as atualizações geralmente incluem patches de segurança.
3 Usa um cabo Ethernet de qualidade ao conectar um router
Pode ser necessário atualizar o cabo Ethernet para suportar as velocidades de Internet atuais em casa se o usas para conectar algum dispositivo ao router.
Outra medida relevante é procurar por eventuais cabos presos, cortes no revestimento plástico de proteção e conectores soltos — tudo isto pode afetar negativamente o desempenho do teu router.
4 Usa aplicações de teste de velocidade na Wi-Fi doméstica
Existem diversas aplicações — muitas delas gratuitas — que permitem medir com precisão a velocidade da Wi-Fi doméstica e da Internet. Movendo-se pela casa, podes usar estas apps para mapear zonas mortas ou áreas onde pode haver interferência.
Também deves atentar nos canais do teu router: talvez a Wi-Fi de um vizinho esteja a interferir. Estas ferramentas permitem medir com precisão qualquer diferença no desempenho.
Para obteres um indicador rápido da velocidade da Internet, podes experimentar o teste fast.com da Netflix. Para medir o desempenho da Wi-Fi doméstica, podes experimentar o Wi-Fi SweetSpots.
5 Atenção à velocidade de Internet anunciada na Wi-Fi doméstica
Frustrado/a porque estás a pagar por um serviço de Internet de 100 Mbps, mas, ao testar, a conexão parece atingir o máximo de 80 Mbps (por exemplo)?
De acordo com vários técnicos, o número anunciado pelas empresas de telecomunicações é a velocidade máxima teórica de conexão e poucas pessoas realmente a atingem. Existem muitas variáveis que estão em jogo, incluindo algumas que ninguém pode controlar, tais como a carga da rede na vizinhança e a conexão com a tua casa.
Se não estás a obter a velocidade de Internet desejada, em última análise, a única solução real pode ser fazer o pedido e obter o próximo nível de serviço. Ninguém gosta de pagar mais do que o necessário, mas é melhor ter um pouco de largura de banda extra e espaço para crescer do que estar constantemente com problemas de velocidade.
6 O posicionamento do router é crucial
Fatores como paredes, espelhos grandes, fornos, micro-ondas e até aquários de peixes podem interferir com a Wi-Fi doméstica. Move o router para fazer os testes de velocidade até encontrares a posição ideal. Se ainda assim tiveres problemas com zonas mortas, um sistema mesh que cobre toda a habitação pode ser a melhor solução.
7 As velocidades da Wi-Fi podem variar de acordo com o dispositivo
É fácil esquecer que as velocidades máximas de Wi-Fi (e, portanto, as velocidades máximas de conexão à Internet) podem variar de acordo com o dispositivo. Um teste de velocidade mais lento do que o esperado num dispositivo não significa necessariamente que a rede Wi-Fi está lenta: pode ser problema do próprio dispositivo.
Acontece que o aparelho pode ter uma placa de rede mais antiga ou talvez haja um processo em execução em segundo plano que está constantemente a causar lentidão, tal como um backup na nuvem.
8 Sê metódico
É difícil escolher algo que deves verificar primeiro, porque cada problema de rede Wi-Fi pode ter muitas causas potenciais. Dito isto, sê metódico e tira algumas notas. Por exemplo, se suspeitares que um (ou mais) dos dispositivos da tua rede estão a causar problemas, é tempo de chegar ao fundo da questão.
Desliga tudo da Wi-Fi doméstica, exceto um dispositivo de teste para fazer leituras. De seguida, adiciona lentamente os dispositivos de volta à rede, fazendo uma leitura um após um. Dessa forma, vais ter dados empíricos que podem confirmar as tuas suspeitas.
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