Existem várias razões pelas quais a Wi-Fi doméstica não está a ter o desempenho que seria de esperar. Problemas com o router, problemas de velocidade de Internet e tantos outros pormenores que se calhar nem te ocorreram no momento da compra dos dispositivos.
Descobre o que podes fazer para chegar à origem do problema e poderes aproveitar todos os benefícios que uma casa totalmente conectada tem para te oferecer. Lê as nossas dicas abaixo sobre como solucionar problemas da Wi-Fi doméstica.
Problemas da Wi-Fi doméstica e como resolver
1 Confirma se o router suporta a carga e velocidades esperadas
A ideia de substituir o router pode não agradar a todos, mas muitos problemas podem ser atribuídos a modelos de geração mais antiga, que simplesmente não conseguem suportar as necessidades pedidas.
Repara no seguinte exemplo: um router 802.11n de 2012 pode ter uma taxa de transferência total de 300 Mbps, portanto, nunca será capaz de fazer uso completo de uma conexão de Internet de 500 Mbps.
Adicionar dispositivos à tua rede doméstica — smartphones, tablets, TVs, sistemas de segurança, consolas de jogos, streamers de vídeo, termostatos inteligentes e todos os outros dispositivos que precisam de Wi-Fi ou conectividade com a Internet — pode sobrecarregar um router antigo ao tentar gerir todas estas conexões simultâneas.
2 Mantém o firmware do router atualizado
Por vezes, um problema de Wi-Fi ou Internet pode ser tão simples quanto um firmware desatualizado no router. Verifica se há uma versão mais recente e atualiza-a. Isto dá-te também a vantagem de tornar a tua rede mais segura, já que as atualizações geralmente incluem patches de segurança.
3 Usa um cabo Ethernet de qualidade ao conectar um router
Pode ser necessário atualizar o cabo Ethernet para suportar as velocidades de Internet atuais em casa se o usas para conectar algum dispositivo ao router.
Outra medida relevante é procurar por eventuais cabos presos, cortes no revestimento plástico de proteção e conectores soltos — tudo isto pode afetar negativamente o desempenho do teu router.
4 Usa aplicações de teste de velocidade na Wi-Fi doméstica
Existem diversas aplicações — muitas delas gratuitas — que permitem medir com precisão a velocidade da Wi-Fi doméstica e da Internet. Movendo-se pela casa, podes usar estas apps para mapear zonas mortas ou áreas onde pode haver interferência.
Também deves atentar nos canais do teu router: talvez a Wi-Fi de um vizinho esteja a interferir. Estas ferramentas permitem medir com precisão qualquer diferença no desempenho.
Para obteres um indicador rápido da velocidade da Internet, podes experimentar o teste fast.com da Netflix. Para medir o desempenho da Wi-Fi doméstica, podes experimentar o Wi-Fi SweetSpots.
5 Atenção à velocidade de Internet anunciada na Wi-Fi doméstica
Frustrado/a porque estás a pagar por um serviço de Internet de 100 Mbps, mas, ao testar, a conexão parece atingir o máximo de 80 Mbps (por exemplo)?
De acordo com vários técnicos, o número anunciado pelas empresas de telecomunicações é a velocidade máxima teórica de conexão e poucas pessoas realmente a atingem. Existem muitas variáveis que estão em jogo, incluindo algumas que ninguém pode controlar, tais como a carga da rede na vizinhança e a conexão com a tua casa.
Se não estás a obter a velocidade de Internet desejada, em última análise, a única solução real pode ser fazer o pedido e obter o próximo nível de serviço. Ninguém gosta de pagar mais do que o necessário, mas é melhor ter um pouco de largura de banda extra e espaço para crescer do que estar constantemente com problemas de velocidade.
6 O posicionamento do router é crucial
Fatores como paredes, espelhos grandes, fornos, micro-ondas e até aquários de peixes podem interferir com a Wi-Fi doméstica. Move o router para fazer os testes de velocidade até encontrares a posição ideal. Se ainda assim tiveres problemas com zonas mortas, um sistema mesh que cobre toda a habitação pode ser a melhor solução.
7 As velocidades da Wi-Fi podem variar de acordo com o dispositivo
É fácil esquecer que as velocidades máximas de Wi-Fi (e, portanto, as velocidades máximas de conexão à Internet) podem variar de acordo com o dispositivo. Um teste de velocidade mais lento do que o esperado num dispositivo não significa necessariamente que a rede Wi-Fi está lenta: pode ser problema do próprio dispositivo.
Acontece que o aparelho pode ter uma placa de rede mais antiga ou talvez haja um processo em execução em segundo plano que está constantemente a causar lentidão, tal como um backup na nuvem.
8 Sê metódico
É difícil escolher algo que deves verificar primeiro, porque cada problema de rede Wi-Fi pode ter muitas causas potenciais. Dito isto, sê metódico e tira algumas notas. Por exemplo, se suspeitares que um (ou mais) dos dispositivos da tua rede estão a causar problemas, é tempo de chegar ao fundo da questão.
Desliga tudo da Wi-Fi doméstica, exceto um dispositivo de teste para fazer leituras. De seguida, adiciona lentamente os dispositivos de volta à rede, fazendo uma leitura um após um. Dessa forma, vais ter dados empíricos que podem confirmar as tuas suspeitas.
// RPT