//

Dicas para evitar ataques de Phishing

Um dos métodos mais comuns e perigosos de fraude online é o phishing, onde os hackers tentam enganar as pessoas para que revelem informações pessoais, como passwords e números de cartão de crédito.

Felizmente, com algumas precauções simples, é possível protegeres-te contra esses ataques.

Neste artigo, partilhamos dicas para evitares cair em golpes de phishing.

 

 

Dicas para evitar ataques de Phishing

Desconfia de e-mails suspeitos

Muitos ataques de phishing começam com e-mails fraudulentos que parecem ser de empresas ou organizações legítimas.

Por isso, deves verificar sempre o remetente do e-mail e prestar atenção a sinais de alerta, como erros gramaticais ou ortográficos, endereços de e-mail estranhos ou solicitações urgentes para fornecer informações pessoais.

Não cliques em links suspeitos

Evita clicar em links em e-mails, mensagens de texto ou em redes sociais que pareçam suspeitos, ou não solicitados.

Em vez disso, deves ir, sempre, diretamente ao site oficial da empresa colocando o URL na barra de endereços do browser, ou através um marcador guardado previamente.

Verifica a autenticidade do site

Antes de inserires informações confidenciais num site, verifica se o mesmo é seguro e autêntico. Procura pelo cadeado de segurança na barra de endereços e, verifica se o URL começa com “https://” em vez de apenas “http://”. Estes são sinais de que a ligação é segura e as informações transmitidas são criptografadas.

Mantém o teu software atualizado

Certifica-te que manténs o teu sistema operativo, browsers e aplicações de segurança atualizados com as versões mais recentes.

As atualizações frequentes incluem, geralmente, patches de segurança que corrigem vulnerabilidades conhecidas e ajudam a proteger contra ameaças online, incluindo ataques de phishing.

Utiliza a autenticação multifatorial

Ativa a autenticação multifatorial sempre que possível, especialmente em contas importantes, como e-mail, redes sociais e serviços bancários online.

Dessa forma, adicionas uma camada extra de segurança, exigindo uma segunda forma de verificação, como um código enviado por SMS, ou gerado por uma aplicação autenticadora.

Cuidado com as solicitações de Informações pessoais

Sê cauteloso ao fornecer informações pessoais ou financeiras online. Empresas legítimas raramente pedem informações confidenciais por e-mail ou mensagens instantâneas.

Se receberes uma solicitação desse tipo, entra em contacto com a empresa através de canais seguros para verificar a autenticidade da solicitação.

// RPT

Mais recentes