Dicas para embalar a vácuo

Dicas para embalar a vácuo

Cada vez mais é usual embalar a vácuo e, por isso, hoje viemos dar-te algumas dicas e truques de como o fazer de forma eficaz.

Existem inúmeras vantagens em embalar a vácuo, nomeadamente aumentar até 10 vezes mais a vida útil do alimento, eliminar ou diminuir significativamente desperdícios, evitar que o produto se desidrate e perca cor e peso, economizar ao comprar em maior quantidade, impedir a propagação de odor, facilitar o transporte do produto, evitar a criação de gelo e ter uma embalagem muito mais higienizada.

Tudo sobre embalar a vácuo!

Embalar a vácuo conserva?

A embalagem a vácuo ajuda a conservar. Tem como principais funções eliminar o ar em torno dos alimentos, fazendo com que os mesmos não oxidem, uma vez que, ao remover o ar, estamos a remover também o oxigénio (o principal responsável pela oxidação). Como já referimos anteriormente, os alimentos têm uma vida mais longa, porque é criada uma “barreira” entre eles e as bactérias e fungos presentes no ar envolvente.

Que alimentos podes embalar?

Podes embalar a vácuo todos os alimentos que queiras, sejam eles sólidos, líquidos, etc. Quando não são sólidos, certifica-te de que a máquina que vais usar para aplicar o vácuo tem um controlo manual de sucção, porque, caso contrário, podes correr o risco que ela aspire conteúdo não sólido.

Dicas para embalar a vácuo

Para além de alimentos, podes embalar a vácuo mais coisas?

Sim, podes embalar a vácuo talheres e outro utensílios em prata, para evitar que fiquem escuros. Podes embalar jóias, para evitar que oxidem; artigos de qualquer natureza; frascos pequenos; o teu smartphone, para evitares salpicos de água na praia ou na piscina; documentos, para conservá-los melhor. Como vês, uma infinidade de coisas.

Como deves embalar a vácuo?

Embala os alimentos num saco de armazenamento sem o encher demasiado. Os produtos embalados devem estar secos e deves evitar embalar a vácuo objetos com cantos afiados.

Utiliza o cursor de fecho de correr para selar o saco. De seguida, abre a válvula e coloca a mangueira de vácuo sobre ela. Após selares o saco, localiza a válvula e remove a tampa superior. Depois, deves colocar a mangueira de vácuo diretamente sobre a válvula, ligar o vácuo e observar como começa a aspirar o ar para fora do saco de armazenamento.

Depois de terminar de aspirar, fecha a tampa da válvula. Guarda o vácuo e o saco selado a vácuo num local seguro. Evita guardar o saco num local quente ou atirá-lo simplesmente para o armário. Pode danificar-se a altas temperaturas ou se acidentalmente atingir um objeto cortante.

Qual é o momento certo para embalar a vácuo?

Isso depende sempre do que queres embalar. Mas vamos dar-te algumas dicas!

Carne

Depois de comprares a carne, divide-a em porções e embala-as em vácuo. A carne que tencionas cozinhar nos dias seguintes, coloca-a no frigorífico. A restante, no congelador.

Dicas para embalar a vácuo

Peixe fresco

Depois de comprares o peixe, deves prepará-lo assim que puderes! Depois, embalas as porções em vácuo. Assim, aguentará, certamente, mais dias no frigorífico. Uma ótima alternativa para quem não gosta de congelar peixe.

Dicas para embalar a vácuo

Cereais, bolachas, batatas fritas

Depois de abrires a embalagem, há sempre aquela chatice dos produtos amolecerem. Com a embalagem a vácuo podes evitar isso. Divides o conteúdo por porções e embalas. Estes alimentos vão continuar estaladiços e crocantes durante muito mais tempo.

Dicas para embalar a vácuo

Café

Depois de moeres o café ou de abrires uma embalagem de café em pó, embala porções generosas a vácuo. O café manterá o aroma e o sabor durante mais tempo.

Dicas para embalar a vácuo

Vegetais

Lava e corta os vegetais, organiza por porções e embala a vácuo. Assim, ficam prontos a cozinhar. Podes embalar inteiros, mas, assim, adiantas trabalho para quando os fores cozinhar.

Dicas para embalar a vácuo

Fruta

Descasca a fruta e embala-a. Podes deixá-la inteira, em bocados, misturada, basicamente ao teu gosto.

Dicas para embalar a vácuo

Máquina de embalar a vácuo

Existem máquinas de embalar a vácuo. Se investiste numa e se, mesmo assim, estás a ter dificuldade em embalar eficazmente o teu produto, este artigo é para ti.

A máquina não fecha o saco a vácuo?

Primeiro, deves verificar se o selo do saco é liso e se está uniformemente fundido através de todo o selo. Se estiveres com problemas na colocação correta do saco no selador, experimenta usar uma fita adesiva.

Dicas para embalar a vácuo

Se a máquina de embalar a vácuo não estiver a fazer a sua função corretamente ou se o vácuo se libertar momentos após a embalagem, o problema está no saco, que deve ser de baixa qualidade ou deve estar sujo ou a fita de selagem não foi previamente aquecida.

Nesses casos, recomendamos que utilizes sacos e seladores de boa qualidade, para um armazenamento dos alimentos fácil e eficaz.

A máquina aspirou o líquido

Outro problema que pode acontecer é a máquina aspirar o líquido. É importante utilizar a função de embalagem manual a vácuo quando se armazena fruta e legumes e deves também observar o movimento do líquido no saco.

Se, mesmo assim, a máquina aspirar o líquido, existem três truques que podes usar, separadamente ou em conjunto, para ultrapassar esse obstáculo. Ao embalar carne fresca e similares, coloca uma toalha de papel no saco, entre o alimento e a área de selagem. O papel toalha absorverá o líquido e impedirá a sua entrada no selador.

Dicas para embalar a vácuo

Podes também congelar ligeiramente (1 a 2 horas) os alimentos com antecedência. Este método é especialmente recomendado para quando queres embalar a vácuo alimentos delicados, como pão ou bolos. Este método também previne a deformação e colagem dos alimentos durante o congelamento.

Outra forma que podes usar para assegurar que a embalagem preserva os alimentos húmidos em vácuo é utilizares sacos adicionais dentro do saco a vácuo. Assim, também manténs o saco a vácuo limpo e podes reutilizá-lo.

Embalar líquidos a vácuo

Para embalar sopa ou molho a vácuo para congelar em sacos, deves congelar o líquido no recipiente com a forma apropriada e depois selar os blocos congelados nos sacos a vácuo. Outra opção é utilizares recipientes a vácuo para congelar alimentos líquidos.

Sacos a vácuo

Não é qualquer saco que serve para embalar a vácuo. Convém que tenha uma certa resistência e ser “termocolocável”, uma vez que no final do processo de vácuo é aplicado calor para selar o saco). Deves comprar sacos próprios para o efeito e existem de vários tamanhos.

Dicas para embalar a vácuo

Vantagens de usares a máquina de embalar a vácuo

1 Conserva à temperatura ambiente

Permite embalar os alimentos para conservar à temperatura ambiente, no frigorífico ou no congelador, dependendo do alimento.

2 Prolonga a validade

Mais uma vez, falamos do tempo de vida do alimento. Por exemplo, o queijo e fiambre duram até cinco vezes mais em vácuo do que em recipientes fechados.

3 Previne a formação de queimaduras

As queimaduras provocadas pelo gelo dos congeladores, por exemplo, são evitadas com embalagens a vácuo.

4 Previne a oxidação

Os alimentos, não tendo contacto com o oxigénio, não oxidam.

Dicas para embalar a vácuo

5 Evita a contaminação de aromas

Seja qual for o local e temperatura de armazenamento, não existirá mistura de aromas e sabores.

6 Promove a poupança de dinheiro

Ao embalares em vácuo, acabas por poupar dinheiro, uma vez que podes comprar embalagens de grandes dimensões, bem como comprar maior quantidade de alimentos que estejam em promoção.

7 Proporciona maior organização

Podes organizar a comida de uma forma fácil e prática.

Embala a vácuo. Poupas tempo, dinheiro e desperdício!

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome