//

Dicas para uma alimentação mais saudável

Alimentação saudável

Cumprir um regime alimentar saudável não fica caro, nem é difícil. Atualmente há cada vez mais eletrodomésticos e outros utensílios que nos ajudam a concretizar a vontade de seguir um estilo de vida mais saudável.

Há muitas formas de o conseguir. Leia as 6 dicas que lhe deixamos e comprove por si mesmo.

 

1 Pratos frescos e criativos: uma boa forma de variar

Quando o calor aperta, temos vontade de ingerir refeições mais leves e frescas.

É nesta altura que proliferam as saladas, das quais, muitas vezes, nos fartamos com alguma rapidez. Não nos fartamos, no entanto, da vontade de comer algo saudável. Quem pretende essas alternativas tem cada vez mais opções à sua escolha.

Uma das melhores alternativas à sua disposição é ‘espiralizar’ os vegetais, ou seja, transformar frutas ou vegetais em esparguete. O espiralizador transforma legumes em esparguete fino, grosso ou até fetuccine. Os vegetais mais fáceis de espiralizar são a courgette e o pepino, devido ao seu formato, mas qualquer vegetal com uma textura um pouco mais rija pode ser transformado, como é o caso da beringela, beterraba, maçã, cenoura, batata-doce, entre outros.

Estes equipamentos são uma forma mais fácil e rápida de tornar as suas refeições mais saudáveis, ao substituir os hidratos de carbono como o arroz e a massa. Saiba ainda que é uma ferramenta muito útil para uma dieta alimentar vegetariana.

 

2 Alimentação saudável com sumos originais

Porque os olhos também comem — ou, neste caso, bebem — é importante ocasionalmente darmos a nós mesmos o gosto de experimentar algo diferente e agradável à vista.

Eletrodomésticos como liquidificadores, centrifugadoras ou os novos Slow Juicer são ótimos para fazer sumos, smoothies e batidos.

Esta é uma forma divertida e prática de ingerir mais fruta, mas também o pode fazer com os legumes. As propriedades nutritivas e o sabor natural da fruta são preservados. Basta descascar, tirar o caroço e adicionar água, leite ou iogurte — todos os ingredientes são aproveitados ao máximo.

Como sobremesa ou para ir bebendo em qualquer altura, é mais uma forma de diversificarmos a nossa dieta, com todos os benefícios para a saúde dentro de um copo. Agradável ao paladar e à vista.

Este é um exemplo de uma receita, neste caso para usar com o liquidificador: 1 banana; gengibre raspado; ½ iogurte natural; ½ copo de leite; 2 colheres pequenas de mel — et voilà, um smoothie de banana com leite.

 

3 Sopa: um prato fácil e prático

Os legumes são fundamentais para uma dieta saudável e equilibrada. Podem ser ingeridos como salada — a acompanhar a refeição —, como sobremesa, em smoothies ou, na sua forma mais comum, como sopa.

A sopa é um prato muito fácil de preparar e ainda mais de ingerir, principalmente se for passada — não, não é só para crianças. É rica em nutrientes essenciais para o organismo, como fibras e vitaminas, e ao ser consumida no início das refeições principais ajuda a criar a sensação de sacia, o que evita o abuso de ingestão de outros alimentos menos saudáveis de seguida.

Os legumes da época são mais saborosos e mais baratos, pelo que é nesses que deve apostar para ter uma alimentação saudável, até para criar variedade na sua dieta alimentar ao longo do tempo.

Hoje em dia há diversos eletrodomésticos concebidos para nos ajudar na preparação de sopa, para que não possamos alegar preguiça de cozinhar, como as máquinas de sopa. No entanto, se prefere um método mais old school pode optar por juntar todos legumes na panela, passar a varinha mágica e já está: sopa suficiente para lhe durar uns dias — também fica sem poder utilizar a desculpa de não ter tempo para cozinhar todos os dias.

 

4 Cozinhar a vapor: técnica saudável e económica

Para comer de forma saudável há que encontrar métodos para cozinhar de forma saudável. A cozedura a vapor é um desses método, onde a qualidade nutricional, textura e sabor dos alimentos são preservados.

Com a cozedura a vapor conseguimos preparar vários alimentos em simultâneo — legumes, vegetais, carne e peixe — poupando tempo na preparação da refeição. É o método ideal para cozinhar peixes delicados (por exemplo, linguado) e para conseguirmos legumes crocantes e tenros.

Este método para alimentação saudável é económico e sustentável: é usada menos água do que no método tradicional — e, ainda assim, esta pode ser reutilizada em caldos ou sopas — e permite cozinhar diferentes alimentos ao mesmo tempo, economizando tempo e energia.

Como se verifica, são inúmeros os benefícios de optar por cozinhar os alimentos a vapor, em vez de os cozer, estufar, fritar, assar ou mesmo grelhar. Já para não falar de que as máquinas de cozer a vapor são de utilização muito prática.

 

5 Beber água com regularidade

Beber água é uma dica simples, mas que é realmente fundamental na prática de um estilo de vida saudável. Manter o corpo hidratado tem diversas consequências favoráveis para o nosso corpo — desde funcionalidade à estética — e é um hábito fácil de ganhar.

É recomendado que beba pelo menos 1 litro e meio de água por dia. Não precisa de estar constantemente a comprar garrafas de água: os jarros de água com filtro são uma forma mais sustentável e económica de se manter hidratado.

Reforce a quantidade de água ingerida durante as alturas de maior calor e quando está a praticar exercício físico – durante o qual uma alimentação saudável é ainda mais importante.

 

6 Levar refeições para o trabalho

Planear as refeições atempadamente não é um conselho que estará a ouvir pela primeira vez. Porém, nós vamos mais longe e aconselhamos a levar a refeição preparada em casa para o trabalho.

Partindo do princípio de que não tem a possibilidade de ir a casa almoçar, levar comida de casa para o trabalho — se lhe for possível — é uma boa forma de poupar dinheiro e de comer mais saudável.

Por muito saudáveis que as refeições dos restaurantes proclamem ser, dificilmente o serão tanto como uma boa refeição caseira. E afinal, as famigeradas ‘marmitas‘ — ou lancheiras — até estão outra vez na moda.

// RPT

Mais recentes