Os relógios despertadores evoluíram e, hoje, incorporam recursos muito vantajosos. Os despertadores inteligentes — como são agora apelidados — são equipamentos muito interessantes e que valem a pena conhecer.
Os despertadores existem desde 1800 e, embora o conceito tenha permanecido simples, ainda são relevantes nos dias de hoje, quase tanto como quando foram concebidos pela primeira vez.
Embora muitos de nós optem por usar um smartphone em vez de um despertador tradicional, há vários motivos que levam as pessoas a optar por um dispositivo de alarme dedicado. Uma atualização recente do despertador é a integração de assistentes inteligentes, o que significa que se abre todo um mundo de vantagens. O que é exatamente um despertador inteligente? Vamos perceber neste artigo.
O que é um despertador inteligente?
Tal como o nome indica, um despertador inteligente é um relógio com ligação à Internet. Uma vez que se pode conectar à sua rede doméstica, pode fornecer recursos não disponíveis nos despertadores tradicionais.
Também chamados de smart clock ou smart display, os despertadores inteligentes têm recursos muito interessantes, como fornecer informações como atualizações do tempo e lembretes, comunicar com outros dispositivos inteligentes em sua casa e até mostrar feeds de sistemas de câmaras — dependendo do modelo.
Este equipamento é a evolução dos tradicionais relógios despertadores, pequenos equipamentos retangulares que se usavam na mesinha de cabeceira. Para além de mostrarem as horas em formato digital e de terem a função de despertador, também incorporavam um rádio. Os atuais despertadores inteligentes também incluem essas funções e muito mais.
As vantagens de um despertador inteligente
Há quem use o smartphone para despertador e todas as outras funções que exigem ligação à Internet. Mas um despertador inteligente tem as suas vantagens.
Com um destes equipamentos na sua mesinha de cabeceira terá um exibidor de horas em todos os momentos. Assim, caso acorde a meio da noite, basta olhar para o lado e saberá que horas são.
Se o usa como despertador, pode escolher a música que prefere ouvir ao acordar, mas também optar por rádio — a maior parte dos smartphones não apresenta essa opção — ou informações que considera relevantes, como notícias, o estado do tempo ou o trânsito.
Tudo isto com mãos livres — pode dar ordens ao seu smart display ainda de olhos fechados. Aliás, estes aparelhos podem ser usados como uma coluna inteligente.
Use-o para consultar a sua agenda e ver lembretes, para ouvir música em serviços de streaming (como o Spotify), reproduzir vídeos do Youtube e até comunicar com outros equipamentos da casa ligados em rede — caso tenha uma Smart House.
Alguns modelos até têm o recurso de “sunrise”, onde a luz aumenta gradualmente para simular o nascer do sol e proporcionar-lhe um acordar mais natural.
Apesar de todas estas características que referimos dependerem da marca e do modelo do equipamento, é provável que as encontre em qualquer despertador inteligente.
// RPT