Desidratador de alimentos: o que estava a faltar na sua cozinha

Desidratador de alimentos: o que estava a faltar na sua cozinha

Conhece todos os benefícios dos alimentos desidratados? Respondemos às suas dúvidas sobre a desidratação de alimentos e ainda lhe apresentamos o desidratador Proficook DR 1116.

Todo o tipo de alimentos pode ser desidratado? Para quê fazê-lo? Quanto tempo levaria esse processo? Existe um equipamento que o faça rápida e facilmente? Todas estas dúvidas e outras são respondidas de seguida. Saiba como obter fruta desidratada no conforto de sua casa!

 

Porquê desidratar alimentos?

As frutas são uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, minerais e açúcares naturais. Ao serem desidratadas é-lhes reduzido o nível de água e humidade para valores muito baixos, permitindo preservar os alimentos a longo prazo.

A água é o que mantém as bactérias e outros agentes patogénicos, como fungos, vivos. Ao remover a água dos alimentos, estes agentes perdem o seu meio de subsistência. Este processo impede que microrganismos como bactérias e bolores cresçam e proliferem, e que reações enzimáticas alterem a sua qualidade.

 

Que alimentos podem ser desidratados?

A maioria dos alimentos frescos podem ser desidratados, sendo mais comum a utilização de frutas, vegetais, ervas aromáticas, leguminosas, sementes, carne, peixe e cereais. Frutas, vegetais e sementes, por exemplo, podem ser facilmente desidratados em casa e armazenados durante um período longo de tempo, para serem consumidos como snacks nutritivos ou até para serem reidratados mais tarde.

A fruta selecionada deverá ser boa, madura e bem firme, para que tenha o valor nutricional, sabor e crocância desejada.

Corte as frutas grandes em fatias, nunca mais de 0.5cm. As frutas pequenas não devem ser cortadas. Não deve usar alimentos congelados, pois contêm muita água — opte sempre por alimentos frescos. Fruta estragada ou demasiado madura também não é aconselhável.

 

Desidratador de alimentos: como funciona?

O desidratador é um equipamento que apresenta três funções complementares. É uma fonte de calor quente o suficiente para forçar a extração da água do alimento, mas suficientemente baixa para o cozinhar (entre os 49ºC e os 65ºC). Elimina a humidade do ar, facilitando a extração de água do alimento para o ar.

Por fim, tem a função de ventilar o ar, fazendo circular o ar quente pelos tabuleiros, garantindo um processo rápido e com excelentes resultados.

Este processo leva algum tempo, uma vez que o tempo necessário para desidratar irá depender do alimento/fruto a ser desidratado, da temperatura definida e grossura das fatias. Não vale a pena aumentar a temperatura para acelerar o processo, pois irá queimar os elementos.

O tempo de desidratação é variável consoante o tamanho, condição, quantidades, temperatura definida e temperatura ambiente.

Deverá colocar os pedaços preparados no tabuleiros de forma a que não se sobreponham uns aos outros e a conduta de ar não deve ficar coberta para assegurar a circulação de ar. Após esta fase só tem que deixar o equipamento fazer o seu trabalho e aguardar pelo resultado delicioso.

Quando o alimento está desidratado é visível a olho. Dito isto, se quiser verificar, pode sempre tocar no alimento e se este estiver relativamente firme, enrugado, sem estar crocante, está pronto.

Após desidratar os alimentos, poderá comê-los como snack ou pode voltar a reidratar mais tarde. Até os pode utilizar em confeções e/ou preparações culinárias.

Após desidratados e arrefecidos, os alimentos podem ser armazenados e conservados durante um longo período de tempo. Coloque-os em caixas ou frascos com fecho hermético ou ainda em sacos com fecho zip ou selados a vácuo. Estes devem ser guardados em ambiente frio, protegidos da luz, em local fresco e seco, evitando qualquer humidade.

 

Desidratador de alimentos Proficook DR 1116

O desidratador de alimentos Proficook DR 1116 é um equipamento semi-profissional que desidrata alimentos: frutas, vegetais, ervas aromáticas, carne e muito mais. O processo de desidratar alimentos permite manter a riqueza dos alimentos em minerais essenciais para o seu bem-estar, saúde e também por motivos fitness.

Destaca-se pelo controlo eletrónico de temperatura em 7 estágios (40 a 70° C), pela exibição eletrónica da temperatura (possível mudança entre ºC e ºF) e pelo temporizador eletrónico (1h-48h) exibição de tempo residual e ainda visor LCD.

Este equipamento semi-profissional tem acabamentos em inox e apresenta quatro níveis transparentes e empilháveis. É, ainda, de limpeza fácil.

Para além destas características mencionadas, este equipamento possui ainda a função de circulação de ar, proteção contra sobreaquecimento e elevada estabilidade através dos pés em borracha.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome