Desenhos animados educativos para entreter os seus filhos

Entreter os petizes para que os pais possam “teletrabalhar” fica um pouco mais fácil se tiver acesso a desenhos animados de qualidade, que são capazes de entreter, mas também de contribuir para o desenvolvimento intelectual das crianças. Nesse sentido, temos algumas sugestões.

Estar com os miúdos em casa o dia todo não é tarefa fácil. Entretê-los pode ser um verdadeiro desafio à medida que os dias passam, e fica ainda mais complicado quando está em teletrabalho e tem funções e prazos a cumprir.

Se têm telescola ou aulas online, os pais têm a preocupação de garantir que estão a aprender e que estar em casa não significa estar de férias. E em relação aos tempos livres, em que precisam de ser ocupados para o deixar a si a trabalhar em paz e sossego? Para esses momentos, recomendamos desenhos animados educativos, que para além de cumprirem a sua função de entretenimento, passam conhecimento pelo caminho.

Temos algumas sugestões pedagógicas para si, que precisa desesperadamente de deixar os seus rebentos ocupados para poder cumprir com os prazos de entrega no trabalho, e ainda estimular intelectualmente a criança.

Seja nos canais mais tradicionais ou nos serviços de streaming, durante esta época de isolamento social profilático entretenha de forma lúdica os seus pequenos com desenhos animados que também irão fazer as delícias dos saudosistas.

Só precisa de os deixar em frente à televisão ou de um equipamento onde possam ver conteúdo em streaming, como uma Smart TV ou um tablet. Se tudo isso falhar, regra geral também poderá ter acesso no smartphone.

 

Era Uma Vez… A Vida

A série “Era Uma Vez… a Vida” conta a história do corpo humano para as crianças. Estes desenhos animados, que já existem desde a geração anterior, utilizam personagens que compõem os sistemas do corpo. Cada episódio debruça-se num órgão ou sistema diferente dentro do corpo humano (sistema circulatório, imunitário ou digestivo, por exemplo).

Ajudar os miúdos a compreender como funciona o corpo humano poderá ajudar a explicar-lhes o que é a covid-19 e o porquê do que está a acontecer. Poderá encontrar todos os episódios na Netflix.

 

Rua Sésamo

Este desenho animado é um clássico que passou por várias gerações, mas nunca perde a pertinência. Chegou a Portugal em 1989 para ensinar às crianças portuguesas o abecedário pelo Egas, Becas, Gualter, Ferrão e uma muito mais nova Alexandra Lencastre.

Há vários episódios no Youtube, incluindo aquele que inclui o clássico “Tenho Orgulho Em Ser Uma Vaca”. Poderá encontrar todos os episódios na versão brasileira, a “Vila Sésamo”, a qual tem um canal oficial no Youtube.

 

Onde Está o Wally

Quanto tempo não ficou a olhar para os clássicos livros à procura do homem de óculos e camisola às riscas? O Wally (ou Waldo, como é conhecido em inglês) já foi adaptado para desenho animado, destinado a um público pré-escolar, que tendo estreado há apenas um ano já arrecadou vários prémios de televisão infantil.

A série segue Wally e Wenda em missões pelo mundo, os quais tentam tornar-se feiticeiros enquanto o rival Odlulu lhes dificulta a vida. Passa no Canal Panda, mas também poderá encontrar algum conteúdo no Youtube.

 

Nós, Os Ursos

Um urso pardo, um urso panda e um urso polar. Poderia ser o início de uma anedota, mas são três irmãos ursos adotivos. “We Bare Bears” (título original) é baseada numa webcomic premiada e relata a tentativa deste trio enquanto tentam viver entre humanos e apreender os seus hábitos e rotinas, nem sempre com sucesso. Poderá encontrar esta pérola no Cartoon Network.

 

Powerpuff Girls

Outro trio que poderá apelar são a Blossom, Bubbles e Buttercup, mais conhecidas por Powerpuff Girls. Irmãs super-heroínas criadas em laboratório, foram dos primeiros exemplos de girl power que surgiram em desenho animado e ainda hoje inspiram muitas crianças.

A cidade de Townsville e o seu presidente de câmara precisam desesperadamente da ajuda destas três heroínas para vencer os vilões que a ameaçam, o que fazem com sucesso, embora tenham ainda que aprender a deixar de fazer xixi na cama. Pode ver as Powerpuff Girls no Cartoon Network ou no serviço de streaming da HBO.

 

Curtas metragens da Pixar

Como poderíamos esquecer êxitos como Toy Story, À Procura de Nemo ou até Vida De Insecto? Os estúdios que mudaram para sempre os tipos de conteúdos da Disney têm como prática anteceder as praticamente todas as estreias em sala por uma curta metragem.

Esta é uma forma de testar tecnologia e fazer experiências cinematográficas. Assim, a Pixar já lançou várias curtas metragens, a maioria das quais sem diálogos, podendo ser compreendidas por crianças de todas as idades. Pode encontrá-las quase todas no Youtube.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome