Dê uma nova vida à sua sala de estar (e o uso que bem entender)

Faça da sua sala de estar uma divisão com um objetivo definido. Damos-lhe algumas ideias do uso que lhe pode dar e quais os equipamentos em que apostar para conseguir o efeito desejado.

Uma das divisões mais importantes da casa (e onde poderá passar a maior parte do seu tempo), a sala de estar é multifuncional e pode servir para diferentes propósitos. É realmente importante que o layout do espaço esteja ao seu gosto. Vejamos como pode atingir esse objetivo.

 

Pôr fim à desordem

Antes de ponderar em novos objetos, há que reorganizar os itens existentes e até livrar-se de alguns que apenas ocupam espaço. Remova todos as peças de mobiliário e outras que apenas estejam a ocupar espaço. Não hesite: se não gosta, pode doar a quem precisa.

Esta organização passa não só por deitar fora revistas velhas às quais nunca vai dar uso, como arrumar mantas noutro local (no quarto, talvez) e até livrar-se de tecnologia obsoleta e à qual não vai voltar a dar uso. Nem todas as coisas velhas são vintage. Quando vir a sua divisão limpa e livre verá que irá sentir muito mais vontade de renovar.

 

Que uso vai dar à sala de estar?

Agora que tem uma tela em branco, deve decidir o que pretende fazer dela antes de começar a pintar. Qual será o principal uso da sua sala de estar? Definir esse objetivo é o que lhe dirá quais os equipamentos em que deve apostar. Damos alguns exemplos.

Refeições e ver televisão

Seja porque tem uma cozinha pequena ou porque prefere fazer as suas refeições principais numa divisão diferente, pode usar a sua sala de estar para esse momento.

Assim sendo, uma mesa e cadeiras são o mobiliário primário de que precisa. De seguida, uma boa televisão irá fazer toda a diferença. Este é um aparelho para o qual irá passar muitas horas a olhar, pelo que poderá considerar investir.

Há muitos formatos à sua disposição, desde as Smart TVs que já invadiram o mercado, passando pelas Ultra HD 4K, de uma qualidade incrível, e até as mais recentes 8K, que são verdadeiramente as televisões do futuro. Se não se identifica com nenhuma destas, tem sempre as TVs LED standard.

Um suporte para a televisão também lhe dará mais liberdade para colocar este aparelho onde quiser e até alterar a posição conforme necessidade.

Receber convidados

Outro uso para dar a uma sala de estar é de receber. Para quem gosta de receber pessoas com frequência no seu lar, ter uma divisão destinada a esse fim será bem útil e deixará uma ótima impressão nos convidados.

Poderá pensar que para este fim também recomendaríamos uma boa televisão, mas a verdade é que se gostamos de entreter convidados é porque queremos desfrutar da companhia das pessoas. Para começar, crie um ambiente agradável, o que passa por colocar o ar condicionado na temperatura correta e, para dar um toque de elegância, um purificador de ar e/ou difusor de aroma, para que todos se sintam sempre bem.

Outro elemento que contribui consideravelmente para definir o ambiente é o som. Com um kit sonoro terá música de elevada qualidade a preencher toda a divisão. Também pode optar por uma coluna, caso tenha menos espaço, ou até para permitir a um dos seus convidados conectar-se através do Bluetooth do seu smartphone e escolher ele próprio a música seguinte.

Como toque final, ter uns snacks apetitosos sempre à mão para servir fica bem a qualquer anfitrião. Uma máquina de algodão doce, pequena e prática, de pipocas ou de chocolate, conforme preferências. Até fondue pode ter em casa! Já para não falar da intemporal máquina de café, que é quase um bem de primeira necessidade.

Home cinema

Os verdadeiros cinéfilos sonham com um home cinema. Não precisa de uma divisão da casa apenas para esse efeito, pode configurar a sua sala de estar para esse uso.

Para além de um ecrã de elevada qualidade — aqui sim, recomendamos as definições de imagem mais elevadas, como as TVs 4K ou 8K —, para obter uma experiência cinematográfica, abdicar da qualidade do som é impensável. É uma das características mais marcantes nas salas de cinema e dos motivos pelos quais estamos dispostos a pagar o preço do bilhete.

Eleve o seu setup com um kit de áudio. O mais comum é que estes sistemas de som surround sejam compostos por cinco colunas e um subwoofer — componente que dá mais profundidade aos sons graves —, daí também ser apelidado de sistema 5.1.

Se esta não é a solução ideal, uma barra de som debaixo da TV, mais discreta, irá aumentar a capacidade de som do televisor, tornando-o mais rico e claro.

No entanto, temos uma outra sugestão para si: um projetor de vídeo. Para simular o mais possível a experiência cinematográfica, nada melhor do que um projetor. Os sistemas de som já referidos mantém-se válidos para quem opta por um projetor em substituição — ou como alternativa — a um televisor.

Escritório em casa

Poderá ser um trabalhador em teletrabalho. Seja qual for a situação que o fez decidir em utilizar a sala de estar como divisão para trabalhar, há equipamentos que o vão ajudar a melhorar na produtividade.

Antes de mais nada, é impreterível que tenha uma boa ligação à Internet, o que não será possível sem um router.

Quer tenha um computador de secretária ou um portátil, investir em bons periféricos é fundamental ao seu espaço de trabalho, principalmente nos dois mais importantes, como o são o rato e o teclado. No caso de ter um computador portátil, estes dispositivos de entrada são mais versáteis do que as opções integradas do seu equipamento e ainda são mais confortáveis de usar.

Trabalhar a partir de casa não significa abandonar os horários impostos pelo emprego. Assim sendo, pode ser boa ideia manter um relógio por perto. Se também gosta de ouvir música em segundo plano, um Assistente SmartHome oferece-lhe ambas as possibilidades.

Há estudos que comprovam que trabalhar com dois monitores em vez de um contribui para a produtividade no trabalho. Se tiver um computador portátil é ainda mais provável que experimente as diversas vantagens de ter um segundo monitor, uma vez que os ecrãs dos portáteis são, regra geral, pequenos.

Se trabalha em casa sozinho então nesta altura pode dar asas à sua liberdade e colocar o som que bem pretende nas colunas. Se, por outro lado, partilha a habitação, uns bons headfones, preferencialmente com active noise cancelling podem ser muito úteis.

 

Há várias formas de dar uma nova vida a uma divisão da sua habitação, basta um pouco de imaginação e os equipamentos certos.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome