//

Da câmara para as redes sociais: imagens que se destacam

Skaters e uma máquina DLSR Nikon

Queremos publicar as melhores fotos possíveis nas redes sociais. Mas como o fazer? Com uma câmara ou um smartphone, saiba como obter imagens que elevam o seu perfil.

Passamos grande parte da nossa vida na Internet. Quer gostemos quer não, atualmente é uma das formas de comunicar com amigos e família, bem como por motivos de trabalho.

Gostamos de partilhar fotos dos nossos melhores momentos e até há quem crie uma marca pessoal que pode fazer toda a diferença nas entrevistas de emprego.

Tirar uma foto a partir de câmaras fotográficas para mais tarde publicar nas redes sociais pode ser um processo para o qual é necessário um pouco de habilidade e é aí que entra este artigo.

Para quem prima pela sua presença online e tem uma marca a manter é necessário analisar cada imagem individualmente e como um todo. Deve seguir uma narrativa coerente, para que os seus seguidores tenham uma noção coesa de si, o que pode ajudá-lo a conseguir um papel como criador de conteúdo.

 

Câmaras compatíveis com as redes sociais

Para fotos de alta qualidade que depois irá partilhar com os seus seguidores deverá usar equipamento adequado para esse fim. Os smartphones são ótimos e sua qualidade pode ser fantástica, mas ter uma câmara fotográfica pode dar ao seu feed uma vantagem extra.

As DSLR têm uma qualidade que não envergonha nenhum fotógrafo profissional e proporcionam uma imagem mais nítida, com mais detalhes e menos pixels do que o seu telemóvel — salvo exceções. Também verá melhor profundidade de campo, ou seja, os objetos em segundo plano irão parece mais desfocados, ajudando a focar no que realmente interessa.

A maioria das DSLRs também fará um trabalho melhor ao representar cores realistas e terá um equilíbrio de exposição mais uniforme em toda a imagem.

No entanto, há um recurso deveras importante para cumprir o objetivo de publicar em redes sociais: wi-fi. Felizmente, está disponível em praticamente todas as câmaras no mercado, atualmente.

Mesmo que a sua câmara antiga ainda esteja longe de ser obsoleta, ter a opção de enviar uma imagem da câmara diretamente para o smartphone é imbatível.

As aplicações de transferência de imagem wi-fi e obturador remoto ajudam a criar um estúdio de fotografia móvel em movimento. Desta forma, pode tirar uma foto de alta qualidade e levá-la da câmara para as redes sociais numa questão de minutos.

 

Quando optar pelo smartphone

Se por qualquer motivo não lhe é possível ou conveniente carregar o equipamento fotográfico consigo, usar o smartphone está longe de ser um mal necessário.

Por exemplo, está a jantar e quer fotografar, poderá ser awkward recorrer a uma câmara. Com a capacidade de capturar imagens de qualidade constantemente a aumentar, muitos utilizadores de redes sociais dão por si a alimentar os seus feeds apenas com as fotos obtidas dos smartphones.

Para um perfil profissional, recorrer a uma câmara fotográfica será sempre o mais indicado. Mas se estivermos a falar do seu perfil pessoal, que usa apenas entre família e amigos, um smartphone é a melhor escolha — e também a mais fácil. Particularmente no caso de imagens que não são “permanentes”, como Snapchat, Instagram Stories e Facebook Live.

 

Processar as imagens

A qualidade de imagem aumenta de dia para dia, ao mesmo tempo que a tecnologia para as capturar também o faz. Assim, para além de capturar uma ótima foto, deve ter o cuidado de a elevar ao próximo nível. Como? Editando-a antes de a publicar, independentemente do dispositivo usado para fotografar.

Antes de mais, a melhor resolução atual do Instagram é de 1080x1080px, muito semelhante à do Facebook e Twitter. Menos do que isso e a imagem parecerá granulada e se for mais irá demorar demasiado tempo a carregar.

Para edição de imagens, o uso do software certo para o trabalho reduz o tempo gasto na edição, mesmo que isso signifique alternar os programas parcialmente. O Adobe Lightroom e o Photoshop são os padrões do setor quando se trata de edição em desktops.

Utilizadores mais casuais podem preferir algo como o GIMP, que é um serviço online gratuito que funciona como uma versão um pouco mais “desajeitada” do Photoshop.

 

Aplicações de edição ideais para as redes sociais

Regra geral, é preferível editar as imagens diretamente no telemóvel. É mais conveniente, confessemos. Há aplicações muito boas para cumprir a finalidade de publicação nas redes sociais.

Uma delas é a VSCO, que permite controlar noções básicas, como temperatura, exposição e contraste, e ainda disponibiliza vários filtros.

O PicsArt é outra aplicação para fotos que recomendamos. Se o VSCO é o Adobe Lightroom das aplicações para smartphone, o PicsArt é o Photoshop. Embora a Adobe faça o Lightroom CC e o Photoshop Express para smartphones.

O PicsArt tem algumas funções que incluem curvas, mudança de perspetiva e edições mais óbvias, como mudança de cor de cabelo e sobreposições de luz.

Depois, pode ainda iluminar um pouco mais no Instagram. A função Lux é realmente útil: adiciona contraste e clareza ao mesmo tempo, o que resulta em imagens dos smartphones que parecem ter sido tiradas numa DSLR.

Se não sabe por onde começar com a edição de imagens, o mais simples é o Instagram. As ferramentas básicas de edição de fotos são bastante sólidas. Comece com a exposição e o balanço de brancos e deixe a sua criatividade levá-lo mais longe.

 

Viva o momento

As redes sociais ocupam uma parte considerável da nossa vida quotidiana, mas não é necessário que assim seja. Ao otimizar o seu fluxo de trabalho com uma ótima câmara ou  smartphone, e as aplicações certas, poderá reduzir a quantidade de tempo gasto nas redes sociais sem abdicar das vantagens.

Programas fáceis de edição são uma ajuda para preparar as suas fotos para o Insta, que pode postar quando chegar a casa ou agendar para sair no final do mês.

Quanto mais progredir com as ferramentas aqui referidas, cada vez menos tempo precisará de lhes dispensar, e mais tempo irá passar a sentir-se realmente tão feliz quanto parece nas fotos que publica.

// RPT

Mais recentes