Curiosidades sobre a Wi-Fi: 10 factos que provavelmente não conhecia

Curiosidades sobre a Wi-Fi: 10 factos que provavelmente não conhecia

Sabia que uma famosa atriz foi em parte responsável pela criação da Wi-Fi? Conhece a forma correta de escrever e pronunciar a ligação à Internet sem fios? Venha descobrir estas 10 curiosidades sobre a Wi-Fi que temos para si.

Por trás da história da conexão wireless, existem algumas curiosidades que podem ser desconhecidas para os utilizadores, apesar de utilizarmos diariamente esta tecnologia que já se revelou essencial nas nossas vidas. Conhecimento é poder e saber alguns factos sobre esta engenharia sempre lhe dará tema de conversa num próximo jantar de amigos! Assim, aqui estão 10 curiosidades sobre a Wi-Fi que, acreditamos, vai gostar de saber.

 

10 curiosidades sobre a Wi-Fi

1 A origem do nome

Inicialmente designada como IEEE 802.11, Wi-Fi é um termo totalmente inventado, apesar da sua semelhança com o termo Hi-Fi, relacionado com qualidade de áudio e que significa High Fidelity.

Devido a esta semelhança, muitos assumiram que Wi-Fi poderia ser uma abreviatura de Wireless Fidelity, mas os criadores do termo negam qualquer relação entre os dois.

2 A atriz de Hollywood que tornou o Wi-Fi possível

Hedy Lamarr (1914 – 2000), de origem austríaca e radicada nos Estados Unidos, fez sucesso na era dourada de Hollywood. Apesar da sua preenchida carreira como atriz, Hedy também mantinha um hobby como inventora, ocupação que nos trouxe alguns dos pilares utilizados na tecnologia Wi-Fi décadas depois.

Nos seus 28 anos de carreira participou em mais de 30 filmes, mas o mundo estar-lhe-à permanentemente agradecido pela sua contribuição tecnológica durante a Segunda Guerra Mundial: juntamente com o compositor George Antheil, inventou um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos, o qual serviu de base para a atual tecnologia dos telemóveis, e daria origem ao Wi-Fi décadas mais tarde.

Idealizada para as forças Aliadas (França, Polónia, Reino Unido e, mais tarde, EUA), esta tecnologia consistia num sistema de comunicação via rádio e foi criada como uma forma de alternar entre frequências na condução de torpedos, de forma a tornar mais difícil o bloqueio destes projéteis por parte das forças inimigas.

O reconhecimento de Hedy Lamarr surgiu no final do século XX, com a popularização da tecnologia. O seu nome foi postumamente inserido no National Inventors Hall of Fame, já em 2014.

3 O significado do logótipo

Vê semelhanças com o famoso símbolo de Yin e Yang no logótipo da Wi-Fi? Não é por acaso. O logo comunica a universalidade e compatibilidade da tecnologia, que se demarca por ser possível a sua utilização com um dispositivo de emissão recente e um recetor com 10 anos ou vice-versa, por exemplo. Daí a escolha do design.

4 Há muitas formas erradas de escrever Wi-Fi

Para além de pronúncias, há muitas formas erradas de escrever Wi-Fi. Uma das grandes discussões desde a popularização da tecnologia é como a pronunciar. Sendo um termo inglês, a pronúncia correta é uai-fai (waɪfaɪ), ao contrário da também popular — mas errada — forma aportuguesa e literal de dizer o termo.

Além da pronúncia, a escrita do termo tem algumas regras estabelecidas. Devido a ser uma marca registada, existe uma forma oficial e correta de designar esta tecnologia. Wi-Fi é o nome correto. Já wi-fi, WI-FI, Wi-fi, entre outras, mesmo que comuns, são tecnicamente incorretas.

5 O primeiro uso da tecnologia Wi-Fi foi em 1971

A gigante AT&T (empresa estadunidense de comunicações) e a NCR (empresa de tecnologia, também estadunidense) testaram a primeira troca de dados sem fios com a tecnologia WaveLAN em 1971, quase 30 anos antes do registo oficial do padrão IEEE 802.11 pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, que tornou uma realidade a primeira versão do Wi-Fi pronta para ser usada comercialmente. Apenas em 1999 foi rebatizada de Wi-Fi, um nome mais amigável para o consumidor.

6 Qual a diferença entre 5GHz e 2,4 GHz?

Caso se recorde de durante a escola aprender a diferença entre ondas rádio AM e FM, a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz é semelhante.

De forma resumida, a qualidade — ou seja, a quantidade de informação que a frequência consegue transmitir por segundo — é maior em dispositivos que usam o 5 GHz, mas esta tem largura de onda mais curta, pelo que o seu alcance é facilmente afetado pela presença de paredes e outros obstáculos.

Por outro lado, com 2,4 GHz o alcance é melhorado, sacrificando a velocidade da ligação. Assim, os 5 GHz são mais rápidos, mas os 2,4 GHz vão mais longe. Soa familiar?

7 Quantos dispositivos usam Wi-Fi?

A tendência de crescimento no uso de Wi-Fi continua a ser exponencial, com perto de 50 mil milhões de dispositivos a usarem a tecnologia atualmente. Estes números incluem smartphones, televisões, computadores, automóveis, eletrodomésticos e outras utilizações da Internet of Things (IoT), entre muitos outros.

8 Pode aumentar o alcance do seu router gratuitamente

O primeiro passo para alcançar a maior cobertura de sinal é olhar para a planta da casa e tentar encontrar, entre os locais viáveis, qual o posicionamento mais central na casa que não esteja bloqueado por paredes. Deve orientar as antenas na direção das divisões mais longínquas, aproveitando caso o seu router tenha várias antenas para as distribuir pelas posições necessárias. Esta ação fará a diferença no alcance do equipamento.

9 Como fazer a Wi-Fi chegar a toda a casa?

À medida que toda a casa se torna dependente de Wi-Fi — desde computadores e telemóveis, a eletrodomésticos e dispositivos para Smart Home —, a garantia de uma distribuição de alcance uniforme ao longo da casa é essencial.

Deve procurar soluções como repetidores de sinal, configurando-os corretamente de forma a criar uma rede única a que apenas precise de se ligar uma vez, sendo a troca de emissor feita automaticamente pelos dispositivos sem a sua intervenção.

10 O seu corpo pode estar a bloquear o sinal de Wi-Fi

Por fim, a última das curiosidades sobre a Wi-Fi é que o seu corpo pode estar a bloquear o sinal de Wi-Fi para o resto da casa. Com a popularização das ondas de maior frequência, pequenos bloqueios podem fazer toda a diferença na propagação do sinal por toda a casa e um dos bloqueios pode ser a sua presença entre emissor e recetor. Portanto, já sabe: não se coloque entre os dispositivos para obter melhor ligação à Wi-Fi.

 

Quantas destas curiosidades sobre a Internet conhecia? Tem conhecimento de mais alguma que não mencionamos? Conte-nos nos comentários!

// RPT

Mais recentes