Apresentamos-te as consolas que vão revolucionar o teu mundo: as da marca britânica Evercade, que decidiu nadar contra a corrente.
A evercade criou um sistema físico, colecionável e totalmente legal.
Cada cartucho é uma coleção oficial — com jogos licenciados de marcas lendárias como Atari, Capcom, Data East e muitas outras.
Encaixas o cartucho, escolhes o jogo… e jogas. Simples. Direto. Como antigamente.
Mas com o conforto e compatibilidade do presente.
Consolas Evercade: a magia de jogar como nos anos 90
Super Pocket
A Super Pocket é a consola mais pequena que, na realidade, não foi diretamente criada pela Evercade, mas pela Hyper Mega Tech em colaboração com a Evercade.
O objetivo foi trazer uma consola com jogos pré-instalados, mas também compatível com todos os cartuchos da Evercade.

É leve, compacta, cabe no bolso e as semelhanças com a Gameboy são evidentes.
Perfeita para jogar em qualquer lado e com um ecrã surpreendentemente bom para o tamanho.
EXP-R
A EXP-R é um modelo mais ao estilo Nintendo Switch.

Melhor ecrã, botões com ótimo feedback, ligação por wireless para teres acesso à tua biblioteca de jogos, porta USB-C através da qual podes fazer ligação a uma TV e possibilidade de poderes jogar na vertical alguns títulos de arcade.
Se queres uma experiência portátil, mas com mais qualidade, esta é para ti.
VS-R
A VS-R é a consola de sala ou quarto. Aqui a ideia é jogar a dois, no sofá, como nos velhos tempos.

Dois comandos, dois cartuchos ao mesmo tempo e muitas horas a tentar chegar ao fim do Mega.
Em todas os modelos a navegação é simples, o desempenho é sólido e a experiência é, mais uma vez, guiada pela nostalgia.
A Evercade tenta lembrar-te do motivo pelo qual começaste a jogar.
Cada cartucho traz entre 6 e 20 jogos e há coleções para todos os gostos: desde clássicos arcade, até RPGs esquecidos dos anos 90.
A emulação é limpa, os menus são rápidos e, até, podes gravar o progresso!
E há algo quase mágico em escolher qual cartucho queres jogar.
É um pouco como escolheres um vinil. É certo que temos acesso ao mundo digital de músicas nos nossos dedos, mas há algo diferente em escolheres o que queres ouvir de forma física, ou neste caso, jogar… ires à prateleira, soprares no cartucho e te dedicares a passar aquele nível que já andas há uma semana a tentar passar.
Com a Evercade cada jogo é oficial, testado e apresentado com o selo de quem realmente detém os direitos.
Quando adquires um cartucho Evercade, estás a apoiar quem manteve viva esta cultura. E isso faz diferença, uma vez que ter 10 mil jogos que nunca vais jogar não é o mesmo que ter 10 que realmente significam alguma coisa.
A Evercade não é uma consola para quem quer gráficos de nova geração. É para quem quer sentir o clique do cartucho, o som 8-bit e aquele momento em que um simples jogo te fazia sorrir ou desesperar, mas, pelo menos, fazia-te sentir algo.
Tem o charme do físico e a segurança de saberes que tudo o que estás a jogar é legal, que te dá vontade de colecionar todos os cartuchos.
E o catálogo cresce quase de mês a mês, com, há data, 670 jogos disponíveis distribuídos por mais de 60 cartuchos! E tens várias opções de consolas com jogos pré-instalados ou até packs com cartuchos. Não são de graça, claro… Mas a experiência? Essa vale cada cêntimo.
Qual destas consolas escolhias e qual é o teu jogo retro favorito?
// RPT
