Mesmo os melhores equipamentos chegam a uma altura da sua vida que podem apresentar uma menor qualidade da performance. Por isso, se começares a notar, nem que seja uma vez, um comportamento estranho em algum eletrodoméstico, deves tentar encontrar a origem do problema e repará-lo. Assim, poderás evitar a sua substituição.
Existem alguns fatores que deves considerar, uma vez que significam que o teu eletrodoméstico precisa de ser reparado.
Como verificar que o eletrodoméstico já não tem a mesma performance
1 Desempenho inconstante
Imagina que, por exemplo, a tua máquina de secar roupa está a demorar mais tempo do que é habitual a secar a tua roupa, vais estranhar, não é? Ou parece-te que os teus alimentos se estão a descongelar e depois voltam a congelar no teu congelador? Também não é normal! Reparaste que o teu forno está a ter dificuldade em atingir uma certa temperatura, exceto se tiveres que mexeres nos controlos?
Tudo isto são sinais de que o teus eletrodomésticos podem ter uma mau funcionamento, por algum motivo, e que isso está a afetar o seu desempenho/performance.
2 Aparelho verte água
Não ignores uma fuga de água por mais pequena que te possa parecer! Será uma questão de tempo até que piore e pode, eventualmente, levar a um problema de bolor.
Normalmente, uma fuga resulta de uma vedação desgastada ou danificada que está a impedir que o teu aparelho funcione corretamente, sem perder água.
3 Alterações na conta da eletricidade
Esta situação, normalmente, acontece em aparelhos a gás, como fornos e fogões. Os problemas com o equipamento fazem com que o seu desempenho seja menos eficiente. Quanto menos eficiente for o desempenho do eletrodoméstico, mais energia utiliza e, consequentemente, a fatura da eletricidade sobe.
4 Aparelho faz ruídos estranhos
Por si só, é normal que os eletrodoméstico produzam algum som. Contudo, se o eletrodoméstico começar a fazer ruídos que anteriormente não fazia, é sinal de alerta.
Procura ajuda técnica que te solucione o problema para que a vida do teu eletrodoméstico seja prolongada e com qualidade.
5 Cheiro a queimado, vindo do aparelho
Nunca deve vir dos teus eletrodomésticos um cheiro a queimado. Se isso acontecer, normalmente, indica que um componente está a sobreaquecer, tipicamente a cablagem elétrica.
Verifica e repara antes que te queime o aparelho ou provoque um curto-circuito.
6 O aparelho não reage
Se o teu eletrodoméstico não liga, existem duas coisas a verificar, nomeadamente se está ligado diretamente a uma tomada de parede e não a uma tomada elétrica ou a um protetor contra sobretensões e deves verificar também se o aparelho não disparou o respetivo disjuntor.
Se nenhum dos dois for o problema, então, muito provavelmente, o teu eletrodoméstico precisa de uma reparação.
Se estiveres atento à performance dos teus eletrodomésticos, vais prolongar a sua duração e a sua qualidade, resultando numa poupança de dinheiro e de energia, a curto/médio prazo.
// RPT