Sabe o que congelar ou o que não deve congelar? Descubra como tirar melhor proveito do seu congelador e não desperdiçar comida.
Nos dias de hoje, economizar é algo muito importante e necessário. Então uma ótima maneira de pôr este passo em prática, é começar a cozinhar mais a partir de casa. No entanto, mesmo quando vamos a restaurantes ou pedimos o serviço takeaway, a comida que sobra não tem de ir para o lixo.
Tanto a comida de fora como a que é confecionada em casa, pode ser congelada. É neste ponto que o seu congelador “entra em ação”.
Quais são os alimentos que congelam melhor?
Carnes, frutas, vegetais e leguminosas são alimentos que congelam muito bem. Por exemplo, se fizer um estufado e ainda tiver sobrado comida, congele as sobras para mais tarde disfrutar de uma ou mais refeições.
No caso do leite, apesar de ser um alimento líquido, congela bem. Portanto se abrir uma embalagem e não precisar da quantidade toda, pode congelá-lo evitando assim o desperdício.
Os frutos vermelhos, como os mirtilos ou então as framboesas, tendem a ficar colados quando os colocamos num saco para congelar. A melhor forma de o fazer é espalha-los num tabuleiro, congela-los numa camada única e, após estarem congelados, transferi-los para um saco e voltar a coloca-los no congelador.
Dica: Antes de colocar no congelador, deixe sempre arrefecer a comida. Quando parar de emitir vapor, já é seguro para congelar os seus alimentos. No entanto, não deixe a comida muito tempo no balcão uma vez que pode levar ao desenvolvimento de bactérias.
Quais são os alimentos que não deve congelar?
Existem também alimentos que não congelam muito bem tais como: os ovos, molhos, produtos enlatados e ervas. No entanto existem exceções. Por exemplo, pode congelar milho doce e feijão, depois de os retirar da lata.
As ervas como a salsa, manjericão e a menta, não podem ser congeladas inteiras. Mas temos uma dica para si. Pique as ervas, coloque-as numa cuvete de gelo, acrescente um pouco de água e congele-as. Quando precisar de as utilizar, quer seja, por exemplo, numa sopa ou estufado, basta adicionar um destes cubos e já está.
Quando tempo duram os alimentos congelados?
O período de tempo que os alimentos congelados duram, mantendo a sua qualidade, varia um pouco.
- Frutas e vegetais podem durar até 12 meses
- Carnes vermelhas podem durar entre 10-12 meses
- Frango pode durar até 6 meses
- Sopa pode durar até 4 meses
- Sobras que tenham sido preparadas com carne e vegetais, podem durar entre 3-4 meses
- Peixes gordos, como o salmão, podem durar até 2 meses
- Pão e bolos podem durar até 2 meses
- Leite pode durar até 6 semanas
Nota: O tempo de conservação dos alimentos varia consoante as condições em que os alimentos foram previamente congelados.
Descubra 6 dicas de como congelar os seus alimentos
- Se os seus alimentos estiverem a arrefecer para depois os colocar no congelador, coloque-os num prato raso ou tabuleiro. Assim vão arrefecer mais rapidamente.
- Para congelar as sobras das suas refeições, divida-as em pequenas porções. Para além de economizar tempo enquanto descongela ainda reduz o desperdício.
- Use sacos e recipientes específicos para congelar. Além disso, para evitar as queimaduras do gelo nos alimentos e para economizar o espaço, retire o ar dos sacos.
- Coloque um rótulo com a data de validade, assim sabe sempre quando os seus alimentos expiram, não corre o risco de ingerir algo fora do prazo e é mais eficiente no momento de escolher quais os alimentos que irá cozinhar primeiro.
- Coloque os pacotes mais antigos na frente do congelador. Assim, na hora de escolher o que comer é mais fácil e evita o desperdício.
- Não sobrecarregue o seu congelador. Deixe espaço entre as embalagens para que o ar frio possa circular e os seu alimentos fiquem congelados uniformemente.