Como ter uma melhor experiência com o Windows 10

Microsoft

Windows 10

Atalhos bem conseguidos melhoram e facilitam qualquer experiência

O Windows 10 é um sistema operativo produzido para ser user-friendly, mas de nada adianta darem-nos ferramentas se não as usamos. Saiba como aprimorar a sua experiência.

O Windows 10, por definição, pretende ser user-friendly. Aliás, também por esse motivo é possível personalizá-lo ao seu gosto. Para cumprir esse objetivo, o software da Microsoft disponibiliza um conjunto de ferramentas personalizáveis que pode usar em qualquer altura, mas são muitos os que desconhecem a sua existência ou se esquecem que as têm.

Vamos expor algumas dessas funções para que a sua experiência seja o melhor possível com este software e, ao mesmo tempo, melhorar a performance do sistema do seu equipamento.

Independentemente do dispositivo que usa atualmente, tenha uma melhor experiência no Windows 10 com estas dicas.

 

Desativar as notificações

Já deve ter reparado na barra de notificações geralmente à direta no seu ambiente de trabalho. De todas as notificações que recebe, quais são as que verdadeiramente lhe são úteis? Está nas suas mãos escolher do que quer ser notificado.

Se aceder a “Todas as definições” — opção que encontra na parte de baixo da barra lateral direita das notificações —, e clicar em “Sistema”, no separador “Notificações e ações” pode selecionar sobre o quer ser notificado e desativar tudo o que não for do seu interesse. Pode fazê-lo para cada aplicação ou programa que tenha instalado.

Há muitos programas que apesar da sua utilidade inquestionável trazem consigo demasiadas notificações — e até alguns anúncios publicitários. Constituem uma distração e exigem mais performance do seu computador. Assim, para aprimorar a sua experiência no Windows 10, bem como a performance do equipamento, procure ativar só as notificações que verdadeiramente lhe interessam.

 

Acesso rápido

Atalhos bem conseguidos melhoram e facilitam qualquer experiência. Abra o “Explorador de Ficheiros” e verá que na barra lateral esquerda lhe aparece em primeiro lugar os ficheiros e pastas que usa com mais frequência. Apesar de o sistema também os guardar automaticamente, pode selecionar os que pretende ter sempre à mão.

Esta é uma mais-valia muito útil para aquilo que usa com mais regularidade. É também muito fácil fazê-lo: basta carregar no botão direito do rato em cima do ficheiro ou pasta que pretende fixar e defini-lo como ícone de acesso rápido.

 

Clipboard

A função de “Copiar / Colar” já todos a conhecemos. Normalmente, quando usa esta função é para copiar a informação de uma janela e a colar noutra. O Clipboard, que está à sua disposição no Windows 10, é um menu que guarda toda a informação que copia para a usar quando pretender.

Certifique-se de que tem esta função ativa nas “Definições”. Atenção que o atalho “Ctrl + V” não funciona nessa funcionalidade. Em vez disso, deve pressionar as teclas “WinKey + V” para colar informação.

 

Taskbar ou barra de tarefas

A barra de tarefas está sempre no fundo do seu ambiente de trabalho. Para quê desperdiçar as suas utilidades? Fixe os programas e aplicações que abre frequentemente para que não perca tempo à procura destas funcionalidades. Torne o seu trabalho mais útil e rápido tendo-as sempre acessíveis.

A sua taskbar pode ser permanentemente modificada: pode retirar, acrescentar ou substituir programas ou aplicações a qualquer momento com um simples clique no botão direito do rato.

 

Visualizador de tarefas

Se carregar no ícone do Windows, encontrará o botão que ativa o visualizador de tarefas ao lado da barra de pesquisa. Esta funcionalidade serve para ter uma visão abrangente de todos os programas ou pastas que tem abertos.

Ao utilizar esta funcionalidade pode expor à sua frente tudo em que está a trabalhar, para aqueles dias muito atarefados e em que nem sabe bem para que lado se virar pode ser muito útil.

 

Ambientes de trabalho virtuais

Os ambientes de trabalho virtuais podem ser criados através do visualizador de tarefas já referido. Clique em “Novo Ambiente de Trabalho” e já está. Pode personalizar as novas interfaces como bem entender. Para alternar entre os vários ambientes de trabalho criados basta clicar nas teclas “Ctrl + WinKey” e clicar nas setas até selecionar o desktop pretendido.

Esta ferramenta é muito útil para a sua organização. Por exemplo, pode ter um ambiente de trabalho para as suas tarefas pessoais e outro para as profissionais — partindo do princípio de que usa o seu equipamento para trabalhar.

 

Usufrua das vantagens do Windows 10

O mais recente software da Microsoft foi desenvolvido para facilitar a vida ao seu utilizador, pelo que deve tirar partido de todas as funções que lhe são disponibilizadas e ter uma melhor experiência.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome