Como te livrares de forma responsável da tecnologia em 3 passos

Como te livrares de forma responsável da tecnologia em 3 passos

Tens alguma tecnologia antiga da qual já não precisas? Quer seja um aparelho antigo que foi substituído por um modelo mais recente ou um presente que não calhou bem, certifica-te de que te vês livre dele de forma responsável.

Existem algumas formas de garantir que a tua velha tecnologia encontra uma nova casa.

Como te livrares de forma responsável da tecnologia em 3 passos

1 Reciclar corretamente

Se tens tecnologia antiga, podes sempre optar por a reciclar. Com a Radio Popular poderás fazê-lo através do Ponto Electrão. Entrega os teus equipamentos elétricos antigos numa loja Radio Popular e protege o ambiente e a saúde, contribuindo para uma economia circular.

É importante encaminhar os equipamentos para a reciclagem para:

Proteger o meio ambiente: Estes equipamentos são dos fluxos dos resíduos mais perigosos e estão a aumentar.

Os frigoríficos, lâmpadas ou televisões têm componentes nocivos, como CFCs ou mercúrio, que são libertados para a atmosfera ou entram em contacto com o ambiente quando os equipamentos são incorretamente desmantelados ou depositados em aterro. Só os operadores especializados conseguem fazer a despoluição e correto desmantelamento dos equipamentos elétricos usados.

Proteger a saúde: Os elementos nocivos dos equipamentos elétricos também têm impacto em todos os ecossistemas, inclusive na saúde humana. A nossa saúde é afetada pela qualidade do ar que respiramos e até os alimentos que consumimos, que são contaminados por cada equipamento elétrico que é abandonado na rua ou depositado no local errado. 

Para contribuir para uma economia circular: Quando encaminhamos corretamente os equipamentos elétricos usados, os componentes que podem ser aproveitados, como metais e plásticos, são separados e voltam a integrar o ciclo produtivo, transformando-se em novos produtos. O reaproveitamento de materiais evita a exploração de recursos naturais, que são já tão escassos.

2 Vender

Se não queres perder todo o investimento que fizeste em determinado equipamento, a solução para te desfazeres dele é vender.

Encontra uma loja de venda online e e promove o teu produto pelo valor que considerares justo. Há imensos sites à disposição para o efeito, numa pesquisa rápida encontras facilmente.

Cada um tem diferentes prós e contras. Pensa um pouco, faz alguma pesquisa antes de escolher onde vender o teu equipamento. Deves ter em consideração vários fatores, nomeadamente o preçário, os custos de entrega e a forma como queres vender o produto.

3 Oferecer

Mesmo que não seja o teu tipo de coisa, outra pessoa pode gostar desse pouco de tecnologia. Então, porque não oferecer-lhe? Desde que não tenha sido a pessoa que te deu originalmente – isso pode ser um pouco embaraçoso…

Por último, mas não menos importante, não te esqueças de reciclar a embalagem técnica. Podes também te informar aquando da nova aquisição de um equipamento, visto que já existe tecnologia concebida através de material reciclado.

Como te livrares de forma responsável da tecnologia em 3 passos

Dá uma nova vida à tua tecnologia! “…Nada se perde, tudo se transforma!…”

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome