Quando envia uma mensagem através de correio eletrónico quer saber se a leram? Há formas de rastrear e-mails para saber se chegaram ao destinatário e se este o abriu.
Quantas vezes não enviamos um e-mail e ficamos a sentir que a mensagem é lançada no grande vácuo que é a Internet, principalmente quando a resposta tarda em chegar ou não chega de todo?
Há alturas em que precisamos mesmo de obter uma resposta ou saber se os e-mails enviados foram lidos — e se houve a decisão consciente de não responder. Uma vez que já conseguimos agendar o envio do e-mail, seria de esperar que tivéssemos algum tipo de controlo acerca da sua receção.
Esqueça os dias em que fica (im)pacientemente à espera de uma resposta que pode nem chegar com uma das 3 dicas que aqui lhe deixamos, independentemente do serviço de e-mail que usa.
1 Recibos de leitura
Um dos clássicos métodos de verificação de leitura dos e-mails são precisamente os recibos de leitura. Simples e práticos, são muito fiáveis quando funcionam corretamente, mas igualmente manipuláveis.
Quando o e-mail é aberto pelo recetor, é-lhe pedido que confirme a abertura e/ou leitura do mesmo, para que essa notificação siga o seu caminho até o emissor do e-mail. O que acontece quando o recetor se recusa a enviar essa confirmação? O emissor fica sem saber se o e-mail foi recebido ou aberto — a não ser que lhe seja comunicado de outra forma.
Assim sendo, nem sempre é a solução mais indicada para saber se leram os seus e-mails. No entanto, partindo do princípio de que a grande maioria das pessoas age de boa fé, pode e deve usar este sistema.
Outro problema é que nem todos os serviços de e-mail — como o Gmail, por exemplo — permitem esta funcionalidade. Já no Outlook funciona bem, desde que seja ativada. Para isso, basta aceder às Opções do Outlook e selecionar, na caixa de verificação correspondente, que quer receber um recibo do e-mail que está prestes a enviar.
2 Associar uma extensão
Uma vez que há softwares de e-mails que não incluem os recibos de leitura, como proceder se usa um desses? Para esses casos a solução pode passar por instalar uma extensão para saber se os seus e-mails foram lidos.
Uma dessas extensões é a Mailtrack. Fácil e rápida de instalar, bem como gratuita e de confiança. Através deste serviço irá receber notificações em tempo real quando as suas mensagens são abertas e até lhe indica se o e-mail foi aberto mais do que uma vez e quando.
Ao criar um novo e-mail irá verificar que aparece um ícone com dois sinais de verificação verdes no menu inferior, ao lado do botão de envio. Carregue no ícone e certifique-se de que a extensão está ativa.
3 Um programa de tracking
Uma última dica — se é que assim se pode denominar — para saber se leram os emails são os programas de tracking.
Estes casos são mais adequados a contexto empresarial onde vários colaboradores dentro da mesma empresa trabalham e estão envolvidos no envio e receção de e-mails. Utilizar um software dedicado de tracking, que permite seguir todos os e-mails que envia e saber quem os leu e a que horas, pode ser particularmente útil em ambiente profissional.
O Bananatag e o Contact Monkey são dois programas bastante conhecidos. Permitem realizar as funções acima descritas, entre elas o rastreio de e-mails. De referir, ainda, que nestes programas pode-se criar uma newsletter, o que constitui outra vantagem.
Qual a melhor opção?
Uma destas 3 opções deverá ser do seu agrado. Assim, ficará a saber o que se passa com as mensagens que envia. A única exceção a tudo isto é se os seus e-mails estiverem a ser propositadamente ignorados e, quanto a isso, nada podemos fazer.
// RPT