Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Já todos nos deparamos com ter de resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa, certo? Infelizmente, este é um problema mais comum do que o que se possa pensar.

Sujidade, mofo, resíduos de detergente acumulam-se na tua máquina de lavar ao longo do tempo, causando aquele cheiro esquisito.

Ora, uma máquina de lavar roupa mal-cheirosa dá mau cheiro à roupa e, obviamente que, não queremos isso. Mas, há solução para tudo! É por isso que hoje estamos aqui!

Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa? Temos algumas dicas para ti de formas rápidas e fáceis para te livrares dessa situação, quando ela acontecer.

Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Vais ficar surpreendido com o que te vamos dizer!

Só precisas de um bom bicarbonato de sódio e de vinagre!

Mistura um 1/4 de chávena de bicarbonato de sódio com 1/4 de chávena de água. Coloca a solução no doseador de detergente da tua máquina de lavar roupa. De seguida, deves colocar duas chávenas de vinagre branco na cuba da máquina de lavar. Coloca a máquina de lavar a executar um ciclo de alta temperatura, sem roupa. Quando o ciclo estiver concluído, esfrega qualquer sujidade que tenha restado com uma mistura de água e vinagre. Et voilá! Deixa secar antes de colocares uma nova carga de roupa a lavar.

Agora, que tens o cheiro controlado, podes tomar algumas medidas de precaução para que ele não volte a incomodar. Deves ter uma rotina de limpeza que, certamente, vai manter a máquina de lavar com um cheiro fresco e limpo.

Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Para isso, deves limpar o interior da máquina de lavar roupa depois de cada carga e, assim, remover qualquer humidade que cause bolor e mofo nos recantos ou locais de difícil acesso, especialmente na área de borracha na entrada do eletrodoméstico.

Deves, ainda, no fim de cada lavagem, deixar a porta da máquina de lavar aberta para secar. Assim, evitas a humidade, a propagação de bactérias e a acumulação de bolor.

Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa

As máquinas de carregamento superior também podem cheirar mal, se não tiveres cuidado. O melhor que podes fazer é manter a tampa aberta para permitir que seque completamente entre os ciclos e deves sempre verificar a drenagem para garantir que nada a está a bloquear.

Também se pode desodorizar o tambor. O método é o mesmo do que o da máquina de carga frontal. Contudo, nas máquinas mais recentes também já existe a opção de limpar o tambor automaticamente e podes optar por aí, seguindo as instruções do fabricante para te certificares de que acontece de forma eficaz.

Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Há que ter ainda em conta que a própria roupa não seja a fonte do mau cheiro da tua máquina.

No fim de cada ciclo de lavagem, retira imediatamente a roupa molhada. Se deixares a roupa lá dentro, pode criar mofo, o que provoca cheiros no tambor da máquina de lavar. Então, deves retirar e deixar a porta do eletrodoméstico aberta até à próxima carga.

Outro conselho que te damos é lavares a roupa do avesso. Se a tua roupa não tiver manchas significativas, lavar tudo do avesso pode ajudar a água e o detergente a alcançarem óleos e suor nos sítios em que a tua roupa entra, efetivamente, em contacto com o corpo. Isto reduz os odores da roupa.

Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Utiliza óleo essencial de limão. Os citrinos no óleo essencial podem ajudar a retirar a gordura da roupa e a reduzir a acumulação de detergente. Usa apenas algumas gotas para um melhor desempenho.

Deves também ter atenção ao tipo e quantidade de detergente que usas. Se não usares quantidade suficiente de detergente, logo, à partida, a tua roupa não ficará bem lavada, mas se usares em excesso, o detergente pode interferir com a capacidade de limpeza da máquina de lavar, ou seja, afeta a viscosidade da água, o que provoca a sua estagnação, podendo deixar resíduos no tambor e também na tua roupa.

Voltamos ao conselho de manteres sempre a porta da máquina de lavar roupa aberta entre cargas, para que a máquina possa secar rapidamente. Quanto menos humidade, menor é a probabilidade de desenvolver um problema com bolor.

Senhora a colocar a sua roupa numa máquina de lavar ou de secar roupa

Outra dica é não utilizares lixívia para limpares a máquina. A lixívia com cloro é ótima para higienizar superfícies, tornando as brancas mais brancas, mas pode ser prejudicial para a tua máquina de lavar. O conselho é sempre uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre branco, para uma abordagem mais suave, e nunca misturar lixívia e vinagre!

Também podes e deves limpar o doseador de detergente. Com uma pasta de bicarbonato de sódio e água, livras-te da acumulação de detergente. Com uma escova de dentes antiga ou com cotonetes consegues chegar a pontos de mais difícil acesso.

Como resolver o mau cheiro da máquina de lavar roupa

Resumindo, a melhor coisa a fazer para evitares que a tua máquina de lavar e a tua roupa cheirem mal é evitares que a humidade se acumule, fazeres uma limpeza regular e teres cuidado com o tipo de detergente que usas.

As tuas roupas ficarão mais limpas e a tua máquina de lavar mais fresca e diz “Adeus!” ao mau cheiro!

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome