Como remover malware do PC em 3 simples etapas

Como remover malware do PC em 3 simples etapas

Através da internet é cada vez mais fácil que as pessoas mal intencionadas tentem invadir a tua privacidade através do malware e, se não estiveres atento, por vezes, conseguem mesmo o seu objetivo.

Por isso, hoje vamos falar-te de malware no teu PC e mostrar-te três etapas simples para o conseguires remover.

O que é malware?

Malware ou software malicioso é um termo geral que descreve qualquer programa ou código malicioso prejudicial aos sistemas.

O malware procura invadir, danificar ou desativar computadores, sistemas informáticos, redes, tablets e dispositivos móveis, assumindo o controlo parcial das operações de um dispositivo.

Os motivos por detrás do malware variam. O malware pode ter a ver com ganhar dinheiro contigo, sabotar a tua capacidade de fazer trabalho, fazer uma declaração política ou apenas vangloriar-se dos direitos.

Embora o malware não possa danificar o hardware físico dos sistemas ou equipamentos de rede, pode roubar, encriptar ou apagar os teus dados, alterar ou desviar funções centrais do computador e espiar a atividade do teu computador sem o teu conhecimento e/ou autorização.

Como remover malware do PC em 3 simples etapas

1 Desliga o wi-fi

Deves desligar imediatamente o wi-fi do computador para evitares que o vírus se espalhe ainda mais pelo equipamento. Podes ainda desligar o wi-fi de casa.

De seguida, reinicia o computador em modo de segurança. Esta opção foi desenvolvida para que o Windows inicie sem a maioria dos programas e processos que utilizas frequentemente, protegendo-te da propagação do vírus.

No Windows 7, Vista ou XP basta reiniciar e pressionar o F8 repetidamente quando aparecer algo no ecrã. Já no Windows 8 e 10, no ecrã inicial, onde costumas fazer login, deves selecionar a opção reiniciar e manter premido o Shift.

2 Elimina ficheiros temporários

Depois de entrares em modo segurança, deves eliminar os ficheiros temporários. Isto não é algo essencial, mas pode ajudar bastante.

Como fazê-lo? Deves aceder à “limpeza de disco” (Iniciar; Todos os programas; Acessórios; Ferramentas do sistema; Limpeza do disco. Se tiveres as versões mais recentes do Windows basta carregar no Iniciar e escrever “Eliminar ficheiros temporários”).

3 Utiliza software para remover o malware

Deves fazer o download e utilizar um software para remover o malware. Existem diversas opções de antivírus.

Depois de todos os passos cumpridos, o teu computador deve estar livre de qualquer vírus. Proteger o teu computador, é protegeres-te a ti mesmo porque é nele que guardas os documentos mais importantes da tua vida.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome