O calcário é o pior inimigo de qualquer superfície. A longo prazo, as bancadas de duche, as instalações sanitárias e as torneiras podem parecer sujos e sem brilho. Aqui estão algumas dicas para te livrares do calcário, de uma vez por todas!
Apesar de fazeres uma limpeza semanal, notas certamente que a formação de calcário é inevitável, em todas as superfícies em contacto com a água. É por isso que deves sempre remover devidamente o calcário.
Como remover calcário das superfícies de tua casa?
Na casa de banho
Os chuveiros e as instalações sanitárias são as vítimas número um do calcário.
No entanto, ter uma casa de banho brilhante é certamente possível: vamos ver como!
Remoção do teu duche
Em primeiro lugar, deves evitar a formação de calcário, secando o duche cada vez que o utilizas. Pulverizar um desengordurante multi-superfície em azulejos, paredes interiores, chuveiro e dreno e deixá-lo lá durante alguns minutos antes de o esfregar com uma esponja macia.
E se o teu chuveiro de vidro já estiver estragado por calcário? Contra o vidro baço, há muitas soluções. A fim de remover o calcário do vidro, recomendamos a utilização de produtos suaves e específicos.
Remove da tua sanita
Para limpar profundamente a tua sanita, pulveriza as paredes e o fundo com bastante lixívia e deixa-a lá toda a noite. No dia seguinte, esfrega bem as superfícies, usando luvas de borracha e utilizando uma esponja grosseira, depois enxagua a sanita para remover quaisquer resíduos.
Na cozinha?
O aço é um dos materiais mais utilizados na cozinha, entre a pele, o fogão e o exaustor. Embora muito resistente, sofre um processo de oxidação inevitável ao longo do tempo.
Como se remove o calcário do aço inoxidável, sem o estragar ou comprometer o seu brilho?
A primeira dica é evitar utilizar produtos agressivos, porque corroem metais e superfícies em ruínas. Podes fazer tu mesmo uma mistura suave. Basta misturar água quente com um pouco de sabão e pulverizá-lo nas superfícies que pretendes limpar. Deixas repousar alguns minutos, depois esfregas com uma esponja as áreas mais cozidas e enxaguas. Em seguida, secar bem.
Este método funciona também para remover o calcário das torneiras e para lavar fogões de aço, que são muitas vezes os mais difíceis de limpar. Se, por outro lado, tiveres uma placa de indução, deves ter cuidado para não a estragar com uma esponja grossa: para removeres qualquer mancha da placa de indução, basta um pano de microfibras molhado, e nada mais!
A tua máquina de lavar louça deixa manchas de calcário? Aqui está como resolver o problema!
Se a tua máquina de lavar louça for muito antiga e nunca tiveres feito qualquer trabalho de manutenção, com produtos anti-calcário específicos, sedimentos e depósitos são inevitáveis. Lavagem após lavagem, a máquina de lavar louça está sujeita à formação de calcário, tanto no interior dos elementos mecânicos do aparelho como sobre a louça de mesa, que pode ficar danificada mesmo após alguns ciclos de lavagem.
O vidro, em particular, é um material muito delicado, e é imediatamente evidente quando os vidros se tornam baços. Se começares a reparar nos primeiros sinais de vidro danificado pelo calcário, então é altura de limpar profundamente o teu aparelho! E podes remover o calcário de tachos e panelas? Basta enchê-los com água, pô-los a ferver e deixá-los a ferver durante duas horas. Depois lava-os com sabão e esfrega as áreas mais teimosas com uma esponja grosseira.
As máquinas de lavar louça modernas têm sistemas de auto-limpeza com filtro, concebidos para funcionar independentemente e lavar o interior da máquina de lavar loiça, com ótimos resultados.

Graças a estas dicas, nunca mais terás medo do calcário e todas as tuas superfícies ficarão limpas e brilhantes!
// RPT