//

Como proteger a sua privacidade nas redes sociais

Estudante de portátil nas redes sociais

Estamos cada vez mais imersos nas novas tecnologias e ‘conectividade’ é a palavra de ordem no nosso dia-a-dia. Mas o que podemos fazer para proteger os nossos dados nas plataformas digitais como as redes sociais? Nós dizemos-lhe: aqui vão algumas dicas para preservar a sua privacidade no mundo online.

Antes meios destinados à interação entre pessoas, família e amigos, as redes sociais são agora espaços onde temos que ter mais cuidado com aquilo que partilhamos e com quem o fazemos. Mas não se assuste: ainda é possível fugir destas técnicas com alguns truques sobre privacidade que lhe deixamos!

 

Como proteger a sua privacidade nas social media

Com que frequência vai ao computador ou usa o seu smartphone para navegar pelo Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou Youtube? De certeza que usa pelo menos alguma destas redes sociais! Vamos então conhecer algumas soluções fáceis para limitar o acesso aos seus dados e proteger a sua privacidade e das crianças na Internet.

Limite o acesso ao seu perfil do Facebook

O Facebook continua a ser a rede mais utilizada pelos utilizadores por todo o mundo, apesar de alguns a amarem e outros odiarem. Por isso, todo o cuidado é pouco quando utilizamos esta plataforma, principalmente pelas recentes notícias de que a empresa vende informação dos utilizadores aos anunciantes.

1 Proteja o acesso às suas publicações

Esta é uma forma fácil de restringir o acesso dos utilizadores ao conteúdo que partilha nesta plataforma. Sempre que fizer uma publicação, pode decidir quem consegue visualizar esse post. Para tal, vá a “Definições -> Privacidade -> A tua atividade -> “Quem pode ver as tuas publicações futuras?” e escolha a opção melhor para si.

Se escolher “Público”, toda a gente pode ver as suas publicações, mesmo que não seja seu amigo. Se optar por “Amigos”, apenas os seus amigos as podem ver. O Facebook ainda lhe deixa personalizar, dentro dos amigos, quem pode deixar de parte – “Amigos, exceto…”. Se quiser que a publicação fique guardada para si, pode escolher a opção “Apenas eu”.

2 Impeça que encontrem o seu perfil num motor de pesquisa

Já parou para pensar que através de uma fácil pesquisa no Google o seu perfil de Facebook pode ser encontrado? Saiba que pode eliminar facilmente esta funcionalidade e fazer com que o seu perfil seja menos facilmente encontrado.

Para personalizar esta função, vá a “Definições -> Privacidade -> Como as pessoas podem encontrar-te e contactar-te”. Aqui pode limitar quem lhe pode enviar pedidos de amizade (de preferência amigos de amigos), quem pode ver os seus amigos, quem o pode encontrar através do seu e-mail do Facebook ou do seu número de telemóvel (ideal para evitar stalkers).

É particularmente fundamental que atualize estas definições na sua conta de Facebook visto que envolvem dados pessoais que deve tentar resguardar ao máximo, caso contrário pode ser encontrado/a e contactado/a por qualquer pessoa, mesmo que sejam desconhecidos.

4 Limite as suas identificações em publicações e fotografias

Muitas vezes, os nossos amigos identificam-nos em publicações embaraçosas ou chatas e é legítimo não querer que esses posts apareçam no seu perfil para toda a gente ver. Desta forma, pode definir uma funcionalidade que lhe permite rever primeiro que publicações em que está identificado/a aparecem no seu perfil.

Basta ir a “Definições -> Privacidade -> A tua atividade -> Rever todas as publicações e coisas em que te identificaram” para dar autorização para ser identificado e aparecer no seu perfil ou eliminar uma identificação.

5 Desative as definições de localização

O Facebook tem uma nova funcionalidade que lhe permite ativar os serviços de localização para o “ajudar a encontrar e explorar o que o rodeia”. Ao ter estas definições ativadas, a plataforma cria um histórico das suas localizações.

 

A melhor proteção para o Instagram é manter a conta privada

O Instagram parece ser a rede social do momento. Por todo o lado vemos contas públicas com um vasto número de seguidores, contas comerciais ou simplesmente contas pessoais públicas.

Os anunciantes e as grandes empresas que analisam a big data conseguem recolher informações acerca dos utilizadores, e o Instagram não é exceção apesar de se tratarem de imagens. Aliás, basta só pensarmos no facto de o Instagram fazer parte da empresa do Facebook para percebermos que o problema é muito maior do que imaginamos.

Qualquer publicação que façamos, em modo público, pode ser facilmente catalogada devido ao uso de hashtags, das localizações e das histórias que utilizamos frequentemente. Mas repare que se colocar a sua conta como “Privada”, tudo isto é evitado e as suas publicações só são vistas pelas pessoas que o seguem!

 

Poupe o embaraço com o chefe: oculte a atividade no LinkedIn

Quantos de nós utilizamos o LinkedIn para procurar opções no mundo profissional? E quantos de nós visitamos e seguimos páginas de empresas que consideramos interessantes? Estas atitudes podem ser feitas por mera curiosidade, mas é necessário ter cuidado já que tudo aquilo que fazemos fica registado na nossa atividade no LinkedIn.

Para impedir que todos vejam aquilo que faz e evitar chatices com o seu chefe, pode optar por ocultar a sua atividade – desta forma, ninguém consegue ver as ações que toma e que só a si lhe dizem respeito e proteger o seu direito à privacidade.

Como vê, com pequenos passos muito simples consegue garantir algum nível de privacidade. É importante que tenha em consideração estas dicas para proteger os seus dados e informação, mas não se pode esquecer das recomendações de passwords seguras e difíceis de decifrar, assim como ter cuidado com aquilo que publica nas redes sociais.

// RPT

Mais recentes