Começaste agora a dedicar-te à tua casa, e uma das tarefas mais complicadas que encontras é passar a ferro uma camisa?
Pois bem, deixamos-te algumas dicas de como o deves fazer de forma rápida, simples e sem correres o risco de estragar a tua peça de roupa.
Como passar a ferro uma camisa, se fores principiante
Para começar, vais precisar de uma tábua de engomar. Deves certificar-te de que arranjas uma que se adeque mesmo a ti.
Também deves escolher um ferro que seja bom para camisas. Depois existem algumas coisas que deves saber antes de começares a passar a ferro uma camisa.
Primeiro, como é óbvio, deves lavar a camisa e ter a certeza de que não tem nódoas, porque passar o ferro por cima delas pode torná-las ainda mais difíceis de limpar.
Depois deves verificar a etiqueta com cuidado, visto que, materiais diferentes podem lidar de forma diferente com os níveis de calor.
Deves ajustar o nível de calor do teu ferro de engomar, de acordo com o tecido da tua camisa, para não a estragares.
Passos a seguir
Prepara a tua tábua de engomar a uma altura confortável. Provavelmente terá pernas ajustáveis.
De seguida, deves colocar água no ferro, ligá-lo e deixar aquecer. Coloca-o na posição correta, seguindo as instruções na etiqueta de cuidados.
Quando não estiveres a usar o ferro, deves colocá-lo na parte metálica da tábua. Coloca a camisa sobre a tábua. Podes optar por passá-la do avesso – há pessoas que dizem que é a melhor forma, para manter o exterior com melhor aspeto.
Deves começar a engomar a camisa pelo colarinho. Passa do centro para fora, visto que é a melhor forma de tirar os vincos.
Finalizado o colarinho, passa para as mangas. Coloca cada manga sobre a tábua, alisa-a e certifica-te de que a costura é boa e plana. Com a parte estreita do ferro, começa a passar pelo punho e sobe pelo braço.
Vira a camisa para trás, de modo a que as costas fiquem viradas para cima e passa o ferro, de cima para baixo, de forma suave.
Quanto aos ombros é ainda mais simples. Deves prendê-los na parte pontiaguda da tábua de engomar e passar o ferro.
Quanto à parte da frente, passa a fila de botões pressionando o ponto estreito do ferro entre cada um deles. Depois, passa cada um dos lados, do exterior para o meio. Após isto, a camisa está pronta. Pendura-a para que não fique amarrotada.
Por fim, desliga o ferro e deixa-o arrefecer. Deves retirar-lhe o que sobra de água, para que não haja acumulação de calcário.
Tipos de tecido
Existem, ainda, outros fatores que deves considerar. Se a camisa for de algodão, antes de começares a engomar, certifica-te de que a placa do ferro está bem limpa. Caso contrário, se a camisa for branca, vais transferir toda a sujidade para ela.
Também deves aquecer bem o ferro para que tenha muito vapor, porque a humidade quente é ótima para enfrentar quebras super-resistentes.
No caso da camisa ser de poliéster, tens de ter atenção ao nível de calor do ferro, porque podes derreter ou danificar a camisa. Por esta razão, deves, antes de tudo, olhar para a etiqueta, até porque pode ser uma peça que não seja recomendável passar a ferro. Se disser que não há problema, é melhor usares um ferro a vapor, uma vez que é mais suave para o poliéster.
Além disso, combinado com um pano húmido, podes livrar-te de vincos e quebras, sem que tenhas de aplicar calor diretamente na camisa.
Com estas dicas vais conseguir manter as tuas camisas sempre impecáveis.
// RPT