Como ter na sala um verdadeiro Home Cinema

Senhora assiste à TV na sua sala com soundbar

Ter uma experiência home cinema dentro do conforto do nosso próprio lar está cada vez mais acessível. Aposte em televisores de boa qualidade e complemente-os com equipamentos amplificadores de som.

Os avanços na tecnologia de TV trazem para a nossa casa imagens de qualidade impressionante. Já teve a possibilidade de experienciar ecrãs de TV 4K Ultra HD ou até a 8K? O realismo nestes equipamentos é realmente extraordinário.

Dito isto, se ambiciona criar um verdadeiro home cinema em casa, precisa de mais do que apenas uma TV excelente. Vejamos quais são essas componentes extra que lhe vão proporcionar a experiência cinematográfica imersiva.

 

A importância da qualidade do som

Para obter uma experiência cinematográfica, abdicar da qualidade do som é impensável. É uma das características mais marcantes nas salas de cinema e dos motivos pelos quais estamos dispostos a pagar o preço do bilhete. Em casa, regra geral, não conseguimos experienciar essa qualidade acústica.

Então, como “trazer” o cinema para a nossa sala de estar? Uma solução de áudio independente pode ser o fator que lhe está a fazer falta.

Aprimorar o áudio, elevar a experiência

Ter um verdadeiro home cinema em casa depende de duas coisas: um ecrã de elevada qualidade e um sistema de som que não lhe fique atrás. Um bom sistema oferece profundidade e aumenta o sentimento do que está a assistir.

Eleve o seu setup com um kit de áudio. O mais comum é que estes sistemas de som surround sejam compostos por cinco colunas e um subwoofer — componente que dá mais profundidade aos sons graves —, daí também ser apelidado de sistema 5.1. Para conseguir o efeito surround, deve colocar pelo menos uma coluna de cada lado da TV e outra por baixo.

Algumas peças — ou mesmo o kit completo — podem ficar ocultas e continuar a garantir elevada qualidade sonora.

TV e sistema home cinema kit com duas colunas

Um sistema de áudio é, de facto, muito bom, mas se não é a solução ideal para si, fique a saber que há alternativas. Os altifalantes em torre, por exemplo, garantem-lhe a experiência acústica superior que procura. Os altifalantes deste formato têm um design muito atrativo — é um bónus quando o aparelho desempenha tão bem o trabalho para o qual foi projetado e ainda tem uma aparência cool — e produzem um som impressionante.

Pode optar por apenas um destes equipamentos. No entanto, não só é mais agradável visualmente ter um de cada lado do seu televisor, como desta forma obtém um efeito estéreo mais completo.

Soundbar

A qualidade de som que se quer em qualquer home cinema está ao alcance de todos. Se as opções já referidas — kit de áudio e altifalante em torre — não são as mais ideais para si, sugerimos as soundbar.

As barras de som são equipamentos discretos e que, de forma simples, aumentam a capacidade de som do seu televisor, tornando-o mais rico e claro. Tornaram-se muito populares nos últimos anos como uma maneira simples e eficaz de melhorar o som da sua TV. Também são fáceis de conectar.

Senhor de costas na sua sala com televisor e soundbar

Não ocupam muito espaço e geralmente são colocadas discretamente por baixo do ecrã — mas não tão discretamente que ainda assim não dêem um toque de design moderno ao seu sistema. Muitas soundbars estão equipadas com um subwoofer, fundamental para a qualidade acústica.

Bons altifalantes precisam de bons recetores

Para quê usar um recetor? Porque não ligar simplesmente os altifalantes à entrada na parte traseira da TV? Pode fazê-lo, mas recordamos que o objetivo aqui é indicar-lhe como montar um sistema de som que lhe proporcione uma experiencia acústica superior.

O recetor é um aparelho que capta o sinal do televisor e amplifica-o para alimentar os altifalantes, que estão preparados para esse sinal de qualidade superior. A vantagem de usar estes amplificadores é que também podem ser usados com outros aparelhos — telemóvel, leitor de CD, gira-discos —, proporcionando uma experiência auditiva difícil de igualar.

Alguns recetores são compatíveis com wi-fi, para que possa transmitir músicas do seu telemóvel ou de qualquer outro dispositivo que tenha essa ligação.

 

Projetor

Um televisor tem as suas vantagens, mas já ponderou num projetor de vídeo? Para simular o mais possível a experiência cinematográfica, nada melhor do que um projetor. Adquira os acessórios necessários para o seu bom funcionamento e tenha uma autêntica sala de cinema em casa.

Sala home cinema com video projetor

Os sistemas de som já referidos mantém-se válidos para quem opta por um projetor em substituição — ou como alternativa — a um televisor.

 

Conforto

Por fim, qual é o home cinema que fica completo sem o conforto de um bom sofá ou cadeirão? Pode apostar em poltronas reclináveis, com suportes para copos e até carregadores USB. Ou apenas investir num bom sofá, onde se sinta confortável.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome