Como mudar o nome de utilizador na PlayStation Network

Nem sempre foi fácil alterar o nome de utilizador na PlayStation Network (PSN). Na verdade, só em abril deste ano é que a Sony tornou isso possível.

Atualmente, qualquer utilizador pode alterar o seu username na PlayStation Network uma única vez gratuitamente. Pode voltar a fazê-lo novamente, mas com um custo associado, o qual dependerá de ser um subscritor da PlayStation Plus ou não.

Quer esteja cansado do nome de utilizador que definiu quando era demasiado novo e já não se identifica — todos passamos por isso — ou se simplesmente o quer alterar, nós dizemos-lhe como proceder.

 

Avisos prévios

Os jogos da PS4 mais recentes, especificamente os lançados depois do dia 1 de abril de 2018, foram desenvolvidos para permitir a alteração de username, e não deverá encontrar problemas no processo.

Por outro lado, os jogos cujo lançamento é anterior a essa data são outra história. A Sony criou uma lista de jogos onde poderá encontrar dificuldades se tentar alterar o nome de utilizador. Antes de o mudar, será alertado acerca das diversas formas que os seus dados guardados de jogos podem ser afetados, quer estejam armazenados localmente ou na cloud.

As inconveniências com que se pode deparar incluem o seu ID online anterior permanecer visível, tanto para si, como para outros jogadores em algumas localizações. Pode perder progresso de jogo. Partes do jogo e aplicações podem não funcionar devidamente online e offline. Outra possibilidade é a perda de acesso a conteúdo — incluindo conteúdo pago — que pode ter adquirido.

Se ainda pretende mudar o seu nome de utilizador na PSN, então continue a ler.

 

Como mudar o nome de utilizador na PlayStation Network

Pode fazê-lo através do seu web browser ou usando a PlayStation 4. Em ambos os casos vamos indicar-lhe como o fazer, passo a passo.

Através do navegador na Internet

Um dos métodos é através do seu web browser. A primeira etapa é entrar na sua conta Sony. Depois, poderá ver o seu nome de conta PSN — ID online — como a opção na parte de cima da janela. Clique em “editar”.

De seguida, os tais possíveis problemas já referidos ser-lhe-ão listados, para que tome a sua decisão com o conhecimento dos riscos envolvidos. Se quiser continuar, basta clicar em “Aceitar”.

Depois de o fazer, há mais avisos. A Sony informa que, se encontrar problemas, poderá reverter a alteração e recuperar o seu nome de utilizador antigo. No entanto, também adverte que isso pode não resolver os problemas, caso surjam. Se compreende e aceita os riscos envolvidos, siga em frente.

Através da PlayStation 4

A sua outra opção é através da PlayStation 4. No painel principal navegue até “Configurações” e selecione. Percorra a lista que irá aparecer até encontrar a opção “Account Management” — “Gerir conta”. Clique e selecione “Informações de conta”, depois “Perfil” e, por fim, “ID online”.

Os mesmos possíveis problemas exibidos pela Sony aos utilizadores de navegador web antes de permitir a alteração ser-lhe-ão expostos. Pode inserir o seu novo nome de utilizador depois de aceitar os riscos.

 

Quer o antigo nome de utilizador de volta?

De acordo com a Sony, pode reverter para o seu username anterior gratuitamente. Para isso, terá de entrar em contacto com a equipa de suporte técnico da PlayStation. Estão disponíveis através de chamada telefónica — durante a semana, entre as 6h e as 18h — e no chat online — durante a semana, das 6h às 22h, e aos fins de semana, das 7h às 20h.

Tal como já referimos, mas não é demais relembrar, não é garantido que voltar ao seu nome de utilizador anterior na PlayStation Network resolva os problemas com que se pode deparar depois de ter procedido à primeira alteração. Tem de decidir se vale mesmo a pena antes de o alterar.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome