Apostaste numa scooter elétrica e queres mantê-la segura a todos os níveis? Vieste ao sítio certo! Quando falamos de segurança, falamos desde como prolongar a vida da tua scooter elétrica até à proteção contra ladrões.
Novinha em folha – é esse o estado da tua scooter elétrica? Obviamente não queres que lhe aconteça nada. Relaxa, há diversas formas de a proteger, seja do desgaste do dia a dia, seja de um ladrão que esteja de olho nela.
Como manter a tua scooter elétrica segura
Como tratar a tua scooter elétrica?
A melhor forma de dares à tua scooter elétrica uma vida longa e feliz é cortares qualquer problema pela raiz. Não esperes que algo corra mal. Deves verificar regularmente se a tua e-scooter tem falhas. Pode parecer um trabalho árduo, mas acredita que te vai poupar uma dor de cabeça no futuro.
Vamos por passos para que nada te falhe.
1 Verifica os travões
Começamos pelo que consideramos mais importante. Idealmente, deves verificar rapidamente os teus travões de cada vez que sais na tua e-scooter. Os teus travões falharem é a forma mais rápida de ocorrerem ferimentos.
Além disso, se notares alguma coisa que não seja de qualidade, nomeadamente a resistência ou rigidez, deves resolver imediatamente, sem adiar! Poderás evitar um acidente!
2 Mantém a e-scooter limpa
Com a utilização é normal que a scooter elétrica fique suja muito depressa. Deves fazer uma limpeza rápida, cerca de uma vez por semana ou em qualquer altura em que esteja com um aspeto particularmente mau.
Deves limpar a tua e-scooter com um pano de microfibras, em vez de água. A água e a eletricidade não se mistura. Se chegar à bateria, vai causar muitos danos. Por isso, deves limpar com um pano macio e uma escova de dentes velha para quaisquer pedaços teimosos e difíceis de alcançar.
O que também podes fazer que irá ajudar é manteres a tua scooter elétrica debaixo de uma capa, ficando, assim, protegida dos elementos, bem como de qualquer pó.
3 Assegura-te de que suporta as condições meteorológicas
Deves ter atenção à proteção internacional da tua scooter elétrica ou à classificação IP, composta por dois números, como IP24. O primeiro número diz-te de que forma é que a tua scooter elétrica é à prova de pó, enquanto o segundo diz-te qual o nível de resistência à água. Se existir um X, em vez de um número – por exemplo, IPX4 – significa que essa medida em particular não foi testada.
4 Controla os pneus
A maioria dos pneus de uma e-scooter são pneumáticos, o que significa que estão cheios de ar. Pneus adequadamente insuflados durarão mais tempo e também terão mais alcance. Pelo contrário, se estiveram com a pressão de ar abaixo dos níveis indicados, têm menos ressalto e proteção e também são mais suscetíveis a furos e a tua e-scooter não vai aguentar tão bem.
Não estamos a sugerir que enchas sempre os pneus, mas deves sempre fazer-lhes uma rápida verificação para saber se precisam de ar ou não.
Encher os pneus da tua scooter elétrica também é simples. Na maioria dos casos, tudo o que precisas é de uma bomba de bicicleta. Basta verificares o manual da tua scooter elétrica para veres qual é a pressão de enchimento ideal, encher os pneus usando a bomba e depois usar o manómetro na lateral da bomba para saberes quando deves parar.
5 Mantém a bateria no seu melhor
À semelhança do que acontece com os telemóveis, a bateria da tua e-scooter também se pode deteriorar. Isto acontece porque a bateria tem iões de lítio. Cada vez que uma bateria de lítio passa de 0 a 100% de bateria, passa por um ciclo de carga – a maioria das baterias de lítio duram cerca de 500 a 1000 ciclos de carga.
Para manteres a bateria da tua e-scooter saudável por mais tempo, tenta evitar fazer um ciclo de carga completo. Isto significa que deves manter a bateria entre 30% e 90%. Não a deves deixar ficar descarregada ou mantê-la ligada quando já estiveres com a bateria cheia.
Se não usares a e-scooter durante um período longo de tempo, por exemplo, durante o inverno, deves carregá-la a cada dois ou três meses, assim evitas que a tua bateria se danifique por ser descarregada durante demasiado tempo.
6 Bloqueia a e-scooter
Assegura-te de que a tua scooter elétrica não te é roubada. As e-scooters podem ser um alvo fácil para os ladrões. Por isso, se a tiveres que deixar no exterior, utiliza um cadeado. Alguns que funcionam para uma bicicleta também funcionarão para uma e-scooter. Contudo, verifica se realmente funciona para o teu modelo.
Os cadeados de cabo são acessíveis, mas são fáceis de ultrapassar com um cortador de arame. Por isso, talvez seja melhor obteres um cadeado mais resistente, que dificulte a tarefa a um eventualmente ladrão e, assim, o desencoraje de te levar a e-scooter.
Existem ainda scooters elétricas dobráveis, que são mais fáceis de proteger, colocando-as por exemplo num armário.
Como vês, existem diversas medidas e simples às quais podes recorrer e que certamente vão prolongar a vida da tua scooter elétrica.
// RPT