As trotinetes elétricas são divertidas e amigas do ambiente, mas podem ficar sujas. É muito importante manteres a tua trotinete elétrica limpa para que continue a trabalhar no seu melhor.
Ao manteres a tua trotinete elétrica limpa, vais manter a tua casa limpa quando a quiseres guardar.
Contudo, tens de ter atenção porque as trotinetes elétricas têm vários componentes elétricos e limpar com água não é muito boa ideia, não é verdade?
Como limpar uma trotinete elétrica
Para limpares bem a tua trotinete elétrica tens de ser bastante cuidadoso. Precisas de dois panos de microfibras e uma escova de dentes com cerdas macias ou pincel.
Não molhes a trotinete elétrica. Muitas têm um nível de resistência à água, mas ainda assim não se devem molhar. Esta é uma das razões pelas quais se deve andar sempre às voltas nas poças, isto aplica-se de igual forma quando se trata de limpeza.
Nunca deves lavar a trotinete elétrica com uma mangueira de jardim ou com uma máquina de pressão. As trotinetes elétricas têm muitos componentes elétricos e rolamentos que são fáceis de danificar.
Deves também ter cuidado com a utilização de produtos químicos. Alguns produtos químicos domésticos podem danificar a bateria da trotinete elétrica ou inviabilizar a garantia, por isso compensa ser cauteloso. Certifica-te que a abertura da tua bateria está firmemente colocada antes de iniciares a limpeza.
Limpa regularmente
Quanto mais tempo deixares a sujidade acumular, mais difícil será de remover. O melhor que podes fazer à tua trotinete é passar uma toalhita após cada passeio.
Podes aproveitar para verificares se o equipamento está em boas condições, nomeadamente se tem os pneus com ar suficiente e se tudo está a funcionar bem.
Usa panos de microfibra
Limpar não significa tirar a tinta, por isso deves usar um pano de microfibra para tirares eficazmente a sujidade e o pó sem riscar a tua trotinete elétrica. O pano de microfibra também é muito útil para remover qualquer excesso de lama antes de levares a e-scooter para dentro de casa.
Deves verificar se o pano está seco quando estiveres a limpar o ecrã LCD, travões, controlos e outras áreas sensíveis.
Usa uma escova de dentes ou pincel para a sujidade mais difícil
O único lugar onde podes querer usar um utensílio de limpeza mais duro do que um pano é no guiador, uma vez que é mais fácil a sujidade entrar nos recantos. Para isso, podes utilizar uma escova de dentes seca ou uma escova de pintura.
Não te esqueças de verificar se tem cerdas macias para evitar danos ou riscos.
Não percas um ponto
A lama tende a acumular em lugares incómodos. Por isso, presta especial atenção ao interior das rodas, aos guarda-lamas e ao mecanismo de dobragem. Quanto mais tempo a lama permanecer, mais difícil será de remover.
Secar
Nunca deves deixar a tua trotinete elétrica molhada ou húmida, por isso seca-a bem. Além disso, as manchas de água não condizem com a elegância da tua trotinete elétrica.
Deves ter em consideração pontos de secagem específico, nomeadamente nos sítios com maior tendência de enferrujar.
Dobra a tua trotinete e verifica dentro do mecanismo de dobragem, uma vez que este poder ser um local onde a água pode acumular-se.
Polir à perfeição
Assim que a lama for retirada e a trotinete estiver seca, usa um pano de microfibras seco para fazer brilhar a tua trotinete. Assim, terás um ótimo aspeto para exibir num próximo passeio.
Como vês, é bastante simples manteres a tua trotinete elétrica impecável!
// RPT