/

Como lidar com o calor dentro de casa — um guia de sobrevivência

Os dias têm estado bem mais quentes e, por vezes, nem dentro de casa nos safamos do calor que se sente lá fora. Saiba como manter a sua habitação fresca com estas dicas e truques que temos para si.

Finalmente entramos no Verão e o calor já se tem feito sentir. Apesar de os dias de sol serem bem-vindos, quando as temperaturas altas se sentem dentro de casa pode ser muito desconfortável.

Algumas pequenas ações poderão ser o suficiente para aliviar essa sensação térmica sufocante. Experimente alguns destes truques.

 

Fechar persianas e cortinas, abrir janelas

Ter a casa às escuras num dia de sol maravilhoso pode parecer estranho, principalmente para quem genuinamente aprecia estes dias de sol. Mas é a forma mais eficaz e primária de arrefecer a sua habitação.

Antes de recorrer a qualquer equipamento, deverá fechar as persianas, correr os blackouts, ou fechar as cortinas. Evitar que o sol bata no vidro e o aqueça é importante, bem como impedir os raios solares de aquecer a sua casa. Depois, se o ar que corre no exterior for mais fresco do que a temperatura interior, abra os vidros e/ou as porta para criar um fluxo de ar refrescante.

 

Usar a ventoinha de forma eficaz

Não basta apenas ter ventoinhas em todas as divisões: a forma como as usa faz toda a diferença. Antes de mais, deve colocá-la — ou direciona-la — o mais perto possível do chão. A razão para isso é que o ar quente sobe, enquanto o ar frio permanece junto ao solo e uma vez que as ventoinhas não geram ar frio (como um ar condicionado faria), é esse ar frio que se pretende fazer circular.

Para além disso, verifique se não há nenhuma obstrução no caminho do fluxo de ar emitido pelo equipamento, como móveis ou outros objetos volumosos. Paredes não são problemas: o ar é redirecionado e espalha-se ainda mais.

Se ainda assim o ambiente estiver um pouco pesado ou sufocante, experimente colocar uma tigela com gelo por baixo da ventoinha, para que o ar que esta faz circular seja ainda mais fresco.

 

Adquira um purificador de ar

Se sofre de alergias, um purificador de ar pode ser exatamente o que lhe estava a fazer falta em sua casa. Este equipamento mantém a divisão fresca com um fluxo de ar suave, que pode ser facilmente ajustado e ainda purifica o ar, tal como o nome indica. É especialmente útil para quem está a trabalhar em casa, por exemplo, e deseja manter um equipamento por perto.

Este equipamento mantém a divisão fresca com um fluxo de ar suave, que pode ser facilmente ajustado e ainda purifica o ar, tal como o nome indica. É especialmente útil para quem está a trabalhar em casa, por exemplo, e deseja manter um equipamento por perto.

No caso de na sua localização se verificar calor muito seco, também pode optar por um humidificador, para elevar a qualidade do ar que respira.

 

Coloque o pijama no congelador

Não lhe vamos sugerir que durma sem roupa, mas sim que opte por pijamas de algodão leve e os coloque no congelador antes de ir para a cama. Este truque resulta porque é quando o suor evapora que nos sentimos mais frescos, e um pijama meio gelado só vai contribuir para essa sensação.

Se quiser, junte ao pijama as fronhas das almofadas, para aquela sensação fresca contra a cara. Mas não se esqueça deles dentro do congelador, ou poderá ver-se aflito para os separar das ervilhas congeladas.

 

Pondere instalar um ar condicionado

O ar condicionado será sempre uma das soluções mais eficazes para lidar com o calor dentro da sua habitação, com a vantagem de também servir para aquecer quando o clima assim o exigir.

muitos bons motivos para optar pelo ar condicionado como opção de refrigeração, entre os quais facilitar uma boa noite de sono e até afastar insetos. Basta que se informe acerca de qual o melhor sistema para a sua situação.

 

Utilize lâmpadas fluorescentes ou LED

O tipo de lâmpadas que usa pode contribuir ou prejudicar esta “missão” de manter a casa fresca. As lâmpadas incandescentes são um mau sinal, uma vez que emitem mais calor e não são muito eficientes a nível energético. Já as fluorescentes ou LED são mais eficazes energeticamente e contribuem para manter a sua habitação mais fresca.

 

Evite usar o forno

Os assados são muito saborosos, mas em dias que o calor aperta deve evitar usar o seu forno, que irá sempre contribuir para se sentir mais calor dentro de casa.

Opte por refeições mais leves e saudáveis. Os grelhados são perfeitos para esta altura do ano e até podem ser feitos consideravelmente dentro de qualquer casa, graças a equipamentos como os grelhadores sem fumos.

// RPT

Mais recentes