//

Como lavar a sua máquina de roupa: 4 dicas

Cuide da sua máquina da roupa: 3 dicas para a limpar

Limpar e fazer a manutenção da máquina de lavar roupa é essencial para garantir lavagens com ótimos resultados e assegurar que o seu equipamento dura mais tempo. Mantenha-o nas melhores condições com estas 4 dicas.

A lavagem da roupa é essencial em qualquer habitação, pelo que, naturalmente, queremos que o equipamento em que investimos seja durável, idealmente durante vários anos. Proceda a estas limpezas algumas vezes por ano para manter a sua máquina de lavar nas melhores condições.

 

1 Limpar o filtro da máquina de lavar roupa

Na maioria das máquinas de lavar roupa o filtro encontra-se na parte inferior direita do equipamento e pode ser necessário remover uma pequena tampa para ter acesso. Deverá limpá-lo uma vez por mês — ou, pelo menos, uma vez a cada dois meses.

É provável que vaze um ouco de água quando tentar remover o filtro, pelo que poderá querer colocar algumas toalhas para proteger o chão. Desenrosque o filtro e deixe a água escoar. De seguida, limpe o filtro colocando-o sob água quente. No fim, aperte bem, recoloque a tampa e já está.

 

2 Lavagem de manutenção

Fazer uma lavagem de manutenção com alguma regularidade é a melhor forma de garantir que irá continuar a obter ótimos resultados com a lavagem. Esta lavagem de manutenção corresponde a um ciclo de limpeza profunda para o seu equipamento, no qual adiciona uma solução de limpeza de máquina especializada — se incluir lixívia terá melhores resultados.

Se não tiver lixívia, pode fazer a sua própria solução de limpeza caseira com duas chávenas de vinagre branco, meia chávena de água e um quarto de chávena de bicarbonato de sódio. Misture bem antes de usar.

Este tipo de lavagens eliminam quaisquer bactérias, manchas, lama e mofo que possam ter se acumulado dentro da máquina de lavar, para já não falar de qualquer água velha que possa ter ficado no tambor.

Com que frequência deverá fazer uma lavagem de manutenção? Pode depender do modelo, mas recomendamos uma vez por mês. Dito isto, se começar a ter pequenas manchas pretas a acumularem-se dentro da borracha da porta ou se vir sujidade quando puxa suavemente essa borracha, está na altura de recorrer a essa lavagem — mesmo que não tenha passado um mês desde a última.

Como fazer uma lavagem de manutenção

Siga estas simples etapas:

  • Certifique-se de que a sua máquina de lavar está vazia.
  • Adicione uma solução de limpeza para máquina de lavar. Consulte o manual de instruções para saber a quantidade que deve usar — uma vez que cada modelo é diferente.
  • Escolha o ciclo de ‘algodão’.
  • No controlo de temperatura escolha a configuração mais quente.
  • Dê início ao ciclo.
  • Quando o ciclo terminar, abra a porta, puxe a borracha e limpe quaisquer detritos ou água que possa ter ali ficado.
  • Deixe a porta aberta até que tudo dentro do equipamento seque.

Desta forma estará a impedir que qualquer sujidade ou manchas pretas de mofo se acumulem dentro da borracha da porta, e também irá eliminar qualquer cheiro desagradável. Mas, talvez o mais importante, esta ação ajuda a aumentar a vida útil da sua máquina de lavar roupa.

 

3 Limpar a gaveta do detergente

Também vale a pena limpar a gaveta de detergente após cada lavagem de manutenção, para evitar que depósitos de detergente antigos se acumulem e afetem o desempenho.

Para fazer uma limpeza adequada, deverá puxar completamente a gaveta para fora. De seguida, procure uma “trava” para pressionar para baixo que permite removê-la da máquina. Na maioria dos modelos estará no meio — se não encontrar, verifique as instruções do fabricante.

Lave a gaveta numa pia cheia de água morna com sabão. Retire os compartimentos facilmente removíveis e esfregue bem. Passe por água, seque — ou deixe secar — e, antes de voltar a colocar tudo no sítio, limpe bem o compartimento da gaveta.

 

4 Outras dicas de manutenção

Há, ainda, outras ações que pode fazer que o vão ajudar a manter a máquina mais limpa. A começar pela quantidade de detergente. Não são raros os casos de quem insere mais quantidade do que a necessária, acabando por desperdiçar. Utilize sempre a quantidade recomendada de detergente.

Os rótulos ajudam nessa tarefa: siga as instruções sobre dosagem que deverão estar lá escritas. Se isso é uma dificuldade, saiba que há máquinas de lavar que assumem essa tarefa e a fazem por si.

Se viver numa zona onde a quantidade de calcário na água é elevada, não poupe nas pastilhas anticalcário — é o que impede os depósitos minerais de se acumularem nos tubos de entrada e escoamento. Aliás, deve permanecer atento às tubagens.

 

Como pode ver, não é difícil fazer uma limpeza de manutenção à sua máquina de lavar roupa. Verá que vale a pena quando se aperceber de que o seu equipamento continua a funcionar muito bem depois de vários anos de uso.

// RPT

Mais recentes