As máscaras sociais — de tecido — são cada vez mais usadas e têm a grande vantagem de poderem ser lavadas um determinado número de vezes na máquina de lavar roupa. Descubra como garantir a higienização deste equipamento de proteção fundamental para a nossa saúde.
Devido à atual crise de saúde, as máscaras tornaram-se parte de nossa vida quotidiana. Este tipo de Equipamento de Proteção Individual tem sido — e ainda é — a chave para combater a propagação do coronavírus. Assim sendo, quais são os procedimentos que devem ser seguidos para desinfetar e higienizar máscaras laváveis na máquina de lavar?
Tipos de máscaras faciais
Existem vários tipos diferentes de equipamento de proteção individual, incluindo máscaras faciais. Estas dividem-se em 3 tipos:
- Máscara sociais (também designadas de máscaras de tecido ou comunitárias e classificadas como produto têxtil);
- Máscara cirúrgica (dispositivo médico);
- Semi-máscara de proteção respiratória (Equipamento de Proteção Individual — EPI)
As máscaras sociais de tecido reutilizáveis e laváveis são uma das opções que tem ganho mais popularidade. Representam uma alternativa válida, económica e, sobretudo, ecológica. Cada vez são mais os fornecedores que as vendem e tem-se verificado algumas apostas interessantes a nível de design — já que é algo que temos de usar por motivos de saúde, por que não também ter estilo enquanto o fazemos?
Dependendo da máscara, esta deverá ser lavável na máquina de lavar roupa até um determinado número de vezes — o qual, regra geral, está indicado na embalagem da mesma. Então, como se higieniza máscaras sociais?
Como higienizar máscaras sociais
A necessidade de lavar as máscaras sociais de tecido de proteção tem levantado algumas questões. Como se lava as máscaras reutilizáveis? Basta colocar junto da roupa na máquina de lavar roupa? É preciso algum programa em específico? Pode ser aplicado qualquer detergente da roupa?
Pode perfeitamente utilizar a sua máquina de lavar roupa para higienizar o seu Equipamento de Proteção Individual.
Opte pelos ciclos onde a temperatura ronde os 60º. Evite utilizar programas ECO e sintéticos e, na hora de secar, privilegie sempre o uso da máquina de secar, em altas temperaturas, ou secar ao ar livre. O nível elevado e concentrado de calor fornecido pela secadora oferece proteção adicional, suficiente para matar a maioria dos microorganismos.
Também poderá querer usar o ferro de engomar, optando pela configuração de algodão ou linho, para matar eventuais germes residuais.
As suas máscaras sociais laváveis ficarão assim imaculadamente limpas e higienizadas: os programas que referimos são os mais adequados.
// RPT