Como higienizar a casa com uma máquina a vapor

Dê à sua habitação uma limpeza profunda em todas as superfícies, mesmo as de acesso difícil. Recomendamos máquinas a vapor para higienizar a sua casa sem produtos químicos agressivos. Confira as dicas que temos para si.

Se deseja higienizar a sua casa de cima a baixo sem usar produtos químicos agressivos, uma máquina de limpeza a vapor é precisamente o que lhe está a fazer falta. Este equipamento funciona lançando jatos de vapor tão quentes que são capazes de eliminar até 99,9% das bactérias, vírus e fazer desaparecer a sujidade.

Quase como esfregar o chão, mas sem o esforço de ter de o fazer à mão, e ainda higieniza conforme o uso. Não é difícil limpar a vapor, mas para que o faça da forma mais eficiente, vamos deixar-lhe aqui algumas dicas.

 

Dicas para higienizar a casa com máquina a vapor

1 Dividir cada divisão em áreas

Esta dica é particularmente boa para quem se perde a meio das limpezas e já não tem a certeza onde limpou e onde falta limpar.

Para garantir que não deixou escapar nenhum centímetro da divisão divida-a em áreas mentalmente. Ou seja, imagine que há várias áreas separadas e concentre-se numa de cada vez. Não apresse as coisas: leve o seu tempo para se certificar de que cada parte recebeu calor suficiente do vapor para matar qualquer germe.

Para garantir a higienização de uma determinada área use o vapor na potência máxima durante 30 segundos, posicionando o bocal do equipamento diretamente na superfície.

2 Esmere-se na cozinha

A cozinha é, provavelmente, o lugar mais importante ao higienizar a casa, uma vez que é aqui que faz e prepara as suas refeições. Para além de limpar a banca da cozinha e o chão, como já faz habitualmente, faça uma boa limpeza com vapor em todas as outras áreas.

Se tiver um fogão com grelhas de metal retire-as, limpe os restos de comida com um esfregão ou pano húmido e, de seguida, proceda à limpeza a vapor. Use a sua máquina a vapor na máquina de lavar louça: não descuide as dobradiças de borracha e os cantos. Faça o mesmo com a pia e insista em particular no orifício da tampa e nas torneiras.

Finalmente, passe algum tempo na sua tábua de cortar e no caixote do lixo, locais de muito uso e onde é fundamental que tudo fique bem higienizado. No caso do caixote do lixo, vaporize por dentro e por fora, não deixando escapar nenhum centímetro.

3 Deixe a casa de banho a brilhar

A casa de banho é a divisão perfeita para usar e abusar da máquina a vapor, uma vez que está inerentemente preparada para a humidade. Assim, pode usar este equipamento em todos os cantos.

Se o seu vaporizador incorporar um acessório de jato esta é a altura perfeita para o usar, de forma a higienizar de forma eficaz as áreas de difícil acesso — como debaixo do lavatório e atrás da sanita. Não se esqueça das paredes da banheira ou do chuveiro, bem como das portas de vidro.

O vapor é ótimo para limpar o chão da casa de banho e o acessório escova — que poderá ou não estar incluído, dependendo do seu aparelho — será particularmente útil neste local.

4 Vaporize onde toca com frequência

Por fim, dedique-se a higienizar a casa um pouco por todo o lado, nomeadamente nos locais onde toca com frequência. Se não as lavarmos com muita frequência, as nossas mãos são portadores de germes, os quais ficam nos locais em que tocamos, como as maçanetas das portas e das janelas, corrimões, entre outros.

Máquina de limpeza a vapor para higienizar a casa

Assim, está na altura de limpar esses locais. Para se livrar de germes, ácaros e outros vírus sem usar produtos químicos, será necessário vaporizar a área durante algum tempo.

 

Máquinas de vapor para higienizar a casa

Há uma grande variedade de máquinas a vapor, para que possa escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu gosto pessoal de limpeza. Assim, atente nos recursos e acessórios incorporados de cada equipamento, para que tome uma decisão informada acerca da melhor opção para higienizar a casa.

Aproveitamos para recomendar que lave os panos de microfibra que alguns destes equipamentos incluem na máquina de lavar roupa, num programa de pelo menos 60 graus, de forma a garantir a higienização até dos acessórios que usa para desinfetar o seu lar.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome