/

Como fazer uma cópia de segurança e restaurar o iPhone?

Como fazer uma cópia de segurança e restaurar o iPhone?

Fazer uma cópia de segurança do iPhone é sempre boa ideia, para assegurar que não perdes os teus dados. Por outro lado, quando o teu smartphone começar a dar sinais de lentidão ou quando tiveres dificuldades em abrir e fechar aplicações, pode ser uma boa altura para repor os dados de fábrica.

Talvez estejas a pensar trocar para um novo iPhone e queiras transferir toda a informação para o novo dispositivo, ou apenas guardar informação importante em algum lado além da memória física do dispositivo Apple.

Seja por que razão for, ter um backup do telemóvel é essencial em qualquer dispositivo. A forma de o fazer irá variar consoante a plataforma na qual quiseres guardar os teus dados. Poderás ainda evitar usar outro dispositivo, guardando os teus ficheiros na iCloud.

A Google oferece também uma forma fácil de guardar dados específicos do teu iPhone — como contactos, compromissos e fotos — através do serviço Google One.

 

As plataformas de backup e restauro para iPhone

Backup em cloud ou local?

Ambos os métodos têm prós e contras. Se optares por fazer o backup localmente, podes usar o iTunes ou o Finder no teu computador — assumindo que tens um Apple —, retirando a informação do teu iPhone e criando um backup que fica armazenado no disco. Poderás aceder a este disco sem acesso à Internet, já que se trata de uma cópia de segurança offline.

Tem ainda a vantagem de poderes criar uma cópia encriptada, caso pretendas guardar as tuas passwords e outra informação sensível.

O lado menos favorável desta opção é que depende da boa saúde do teu computador. Caso percas os dois dispositivos em simultâneo, ou tiveres problemas com o computador, perderás a tua cópia de segurança e, por arrasto, a informação lá guardada.

A solução ideal seria uma cópia de segurança no iCloud, que garante que não perdes os teus dados e que estes podem ser acedidos a partir de qualquer lugar e qualquer dispositivo.

A desvantagem deste método é que este backup poderá ocupar muito do limitado espaço gratuito que a Apple te providencia com a compra do dispositivo, pelo que poderás ter de adquirir um upgrade de armazenamento.

Outra opção de armazenamento em nuvem é o Google One, mas apresenta algumas limitações para os utilizadores de iPhone. Estes só poderão fazer cópias de segurança dos seus contactos, calendário, fotografias e vídeos. As aplicações, definições, e outros itens não serão incluídos.

Também não há forma direta de restaurar estes dados através da aplicação Google One no iPhone. Esta cloud está disponível gratuitamente com 15GB de espaço ou como assinatura paga com 100GB a 30TB de armazenamento.

De qualquer forma, por um preço relativamente baixo consegues ter 10 vezes mais armazenamento na iCloud e podes restaurar facilmente os dados para o teu dispositivo. Para além destas vantagens, comprar mais armazenamento traz-te mais flexibilidade no uso do iPhone e pode valer a pena.

Backup e restauro com o iTunes

Começa por ligar o iPhone ao Mac e abrir o iTunes. Clica no ícone que representa o teu telemóvel e garante que a opção ‘This Computer’ está selecionada. Depois clica em ‘Back Up Now’. O iTunes sincroniza e copia o teu telemóvel para o computador. Depois do backup estar completo, ser-te-á indicada a data e hora da mais recente cópia de segurança.

Se quiseres guardar passwords, definições de wi-fi, histórico do browser e outras informações terás de encriptar o backup. Para isso, no passo anterior terás de escolher a caixa que indica ‘Encrypt local backup’. Depois terás de inserir e reinserir uma password, que ficará definida e terás de utilizar caso pretendas restaurar o teu iPhone.

 

Como fazer uma cópia de segurança e restaurar o iPhone?

Caso precises de restaurar a cópia criada no teu iTunes, seja no mesmo telemóvel ou um novo dispositivo, precisas de desativar a opção de ‘Find My Phone’ no teu telemóvel, nas definições do mesmo.

Depois, conecta o telemóvel ao computador, abre o iTunes e clica em ‘Restore Backup’. Tem cuidado ao selecionar a cópia correta e clica em restaurar. Escreve a password que definiste anteriormente e o iTunes começará o processo automaticamente.

O programa pedirá para que faças login a meio do processo, por isso segue essa indicação. Depois de finalizado o processo, terás de fazer o login de novo e esperar que todas as tuas aplicações sejam atualizadas e fiquem acessíveis.

Backup e restauro com o Finder

Partindo do princípio de que tens o macOS Catalina, a versão mais recente do sistema operativo, poderás usar o Finder para fazer uma cópia de segurança e/ou restaurar o teu iPhone. Para começar este processo deves conectar o iPhone ao iMac e abrir o Finder.

Clica em ‘Go > Computer’ no menu e depois seleciona o teu smartphone nas localizações. A primeira vez que fizeres isto aparecerá a opção de ‘Trust’. Clica nesta opção e depois insere o teu código.

Os próximos passos são semelhantes aos que farias com o iTunes. Podes escolher entre fazer uma cópia na iCloud ou no próprio computador e até encriptar a cópia antes de esta começar.

Para indicar que a cópia de segurança está em andamento, os botões ficam cinzentos e não clicáveis até esta estar completa e a data do último backup é atualizada.

Para restaurar a cópia de segurança deves abrir o Finder da mesma forma e escolher ‘Restore Backup’ do menu que desliza para baixo e clicar em ‘Restore’.

Backup e restauro com a iCloud

Com este método não precisas de outro dispositivo. Basta ir a ‘Settings’, [O Teu Nome], ‘iCloud’ e de seguida ‘iCloud Backup’ no teu iPhone. Ativa a opção de backup e começa a criação da cópia. A partir deste momento, o teu telemóvel está guardado na cloud. Depois de terminada a cópia, recua para o ecrã interior e verifica quanto espaço ocupa a mesma.

A partir do momento em que esta opção se encontra ativa, uma nova cópia é criada a cada 24 horas, desde que o telemóvel esteja ligado e conectado à Internet via wi-fi, assim como a uma fonte de energia e com o ecrã bloqueado, pelo que normalmente acontecerá durante a noite.

Para restaurares o iPhone a partir da cópia de segurança iCloud, deves aceder a ‘Settings’ > ‘General’ > ‘Reset’ no teu dispositivo. Toque em ‘Erase All Content and Settings’. É-te então perguntado se pretendes atualizar a tua cópia de segurança iCloud antes de a apagares. Se precisares de criar uma nova cópia de segurança, seleciona ‘Backup Then Erase’. Se, em vez disso, souberes que tens uma cópia de segurança recente, toca em ‘Erase Now’.

 

Para apagar tudo, terás de introduzir os teus dados de acesso. Depois toca duas vezes em ‘Erase iPhone’. O dispositivo dá-te um forte aviso de que isto irá apagar todos os meios e dados e repor todas as definições, para garantir que não o fazes acidentalmente.

Uma vez efetuado o backup dos teus dados, podes restaurá-los no caso de um problema ou utilizá-los para configurar um novo iPhone. Segue as instruções que aparecem no ecrã do novo equipamento para o configurar manual ou automaticamente através de outro dispositivo iOS.

No ecrã Apps & Data, escolhe ‘Restore from iCloud Backup’ e depois inicia sessão no iCloud com a tua ID da Apple e palavra-passe. No ecrã ‘Choose Backup’ seleciona a cópia de segurança que pretendes restaurar.

Se não o vires, seleciona ‘Show All Backups’ e escolhe uma da lista. A seguir, escolhe as definições que pretendes restaurar. O teu iPhone é restaurado a partir da cópia de segurança e reiniciado. Inicia sessão e aguarda que as tuas aplicações sejam instaladas e atualizadas.

Backup e restauro com o Google One

Se nenhuma das outras plataformas te encheu as medidas, poderás fazer o backup e restauro do teu iPhone utilizando o serviço Google One. Deste modo, terás uma cópia dos teus contactos, calendário, fotos e vídeos através do Google Drive, Gmail e Google Photos. Para isso, e antes de mais nada, descarrega e instala a aplicação Google One a partir da App Store.

No ecrã inicial da aplicação toca em ‘Set up data backup’. Depois, seleciona o conteúdo que desejas copiar — Contactos, Calendário, e Fotos e Vídeos. Decide se pretendes efetuar uma cópia de segurança dos dados através de uma ligação de telemóvel.

Toca em ‘Back up now’ e os teus dados serão copiados para os servidores da Google. Deves manter a aplicação aberta durante este tempo, caso contrário, a cópia de segurança fará uma pausa.

Volta ao ecrã inicial e toca no ícone ‘Storage’ na barra de ferramentas inferior para veres quanto espaço foi utilizado para as cópias de segurança e outros conteúdos. A aplicação tem um gráfico que mostra como os backups foram distribuídos entre Google Drive, Gmail e Google Photos.

Desliza para baixo para confirmar quais os dados que foram armazenados a partir do teu dispositivo atual. Podes tocar em ‘Backup settings’ para alterar quais os dados que serão copiados no futuro.

// RPT

Mais recentes