/

Como fazer uma cópia de segurança do Android — é rápido e fácil

Como fazer uma cópia de segurança do Android — é rápido e fácil

Assegura-te de que todos os teus dados estão sempre sincronizados e protegidos com este guia de como criar uma cópia de segurança do teu smartphone Android.

Em tempos idos, criar uma cópia de segurança de um Android era uma dor de cabeça, um processo difícil e pouco intuitivo, que requeria a utilização de cabos e uma ligação a um computador, criando uma cópia noutro dispositivo através de software externo complicado.

Felizmente que os últimos anos trouxeram consideráveis evoluções nesse sentido. Hoje em dia, o esforço para fazer um backup é quase nulo. A maior parte do trabalho acontece nos bastidores, com pouca ou nenhuma intervenção do utilizador. Atualmente, restaurar os dados é tão simples como fazer login no novo dispositivo e deixar o Google fazer o trabalho por ti.

Apesar de toda esta facilidade, para tirar partido de todos estes automatismos o ideal é saber como os ativar a priori e como recuperar os dados quando algo corre mal ou quando precisares de ativar um novo dispositivo.

 

Como ativar as cópias de segurança

Quando fizeres o teu primeiro login, insere o e-mail principal, aquele que usas em tudo o que quiseres ter guardado — como outras aplicações, browsers, entre outros.

Isto permitir-te-á restaurar as definições de sistema, incluindo passwords, redes Wi-Fi guardadas, as definições de data e as preferências de visualização. Podes confirmar o que está a ser guardado na secção ‘Sistema’ nas definições do telemóvel e entrar em ‘Opções Avançadas’ e escolher ‘Cópia de Segurança’.

Em smartphones Samsung é um pouco mais direto: seleciona ‘Contas e Cópia de Segurança’ e clica em ‘Fazer cópia de segurança dos dados’, uma opção que remete para o Google Drive.

A Samsung dá-te a possibilidade de fazer backup para o próprio serviço da marca para além do backup da Google. Podes fazê-lo, mas não te aconselhamos a abdicar da cópia de segurança da Google, a qual é transversal a qualquer dispositivo Android, enquanto a opção nativa da Samsung restringe-a a dispositivos da marca.

 

Outras opções de backup

Quase todos os serviços da Google — desde notas, calendário, e-mail, entre outros — são automaticamente sincronizados, pelo que poderás retomar tudo sem problema com um simples login.

No entanto, no que se refere aos contactos telefónicos, aplicações específicas podem ter definições diferentes que impedem a sincronização bem-sucedida dos contactos. Nestes casos, o que tens de fazer é ir às definições da tua aplicação de contactos e procurar uma opção sobre qual o local pré-definido para que estes sejam guardados.

Deves definir que estes sejam guardados na Google, sendo que em alguns smartphones essa opção pode aparecer sempre que guardas um contacto.

Outras cópias de segurança que podes considerar fazer incluem o WhatsApp e as mensagens escritas, as quais deves ativar nas definições das respetivas aplicações.

// RPT

Mais recentes