A quarentena veio para ficar e se anda à nora, sem ideias para fazer no tempo que lhe sobra, porque não utilizar a máquina de costura que está a ganhar pó no armário? Com apenas alguns materiais, é possível criar máscaras de proteção reutilizáveis para usar e oferecer.
Em plena pandemia, alguns países começam a defender a utilização obrigatória das máscaras protetores e Portugal não exclui essa possibilidade. Saiba que é possível ajudar mesmo a partir de casa, num período em que a escassez de materiais de proteção é cada vez mais notória. Vamos então conhecer várias formas de criar máscaras.
Como fazer máscaras protetoras em casa
Muitas pessoas não têm como evitar dirigir-se a espaços públicos para fazer as suas compras essenciais, e devido à crescente procura de materiais de proteção como gel desinfetante e máscaras, grande parte da população fica desprotegida.
Mas existem várias formas de ajudar aqueles que mais necessitam nesta época de isolamento social, e uma delas será criar – para mais tarde usufuir e distribuir -, máscaras de proteção feitas de tecido, totalmente reutilizáveis e amigas do ambiente.
1 Utilizando a máquina de costura
A criação das máscaras com a ajuda da máquina de costura implica alguma habilidade e pode parecer complexa no início, mas é um processo relativamente rápido e seguro. Para o primeiro tutorial, irá precisar dos seguintes materiais:
- Tecidos de algodão
- Elásticos
- Tesoura
- Agulha ou um garfo
- Régua, lápis
- Linhas
- Máquina de costura
Assim que reunir todos os materiais, facilmente encontrados em qualquer casa, deverá seguir os seguintes passos:
- Corte dois tecidos de algodão numa forma retangular, com as medidas suficientes para cobrir a boca e o nariz (à volta de 15cm x 25cm).
- Sobreponha os dois tecidos e, com a ajuda da máquina de costura, dobre um pouco os tecidos nas margens laterais (mais ou menos 1,25cm), assim como nas margens de cima e de baixo.
- Tenha atenção: é necessário que deixe algum espaço nessas dobras para que o elástico passe. Cosa as margens na máquina de costura.
- Insira os elásticos nas bordas laterais com a ajuda de uma agulha larga ou um garfo. De seguida, aperte os elásticos com nós até fazer um círculo.
- Estique a máscara para que se adapte ao rosto e coloque a máscara, com a ajuda dos elásticos laterais, em cada orelha. Está pronta!
2 Utilizando uma t-shirt
Este método de construção da máscara é relativamente mais fácil mas pode não ser tão resistente como a anterior. Para criar o material de proteção, não precisa de máquina de costura e, desta forma, não tem de coser absolutamente nada. Estes são os materiais que vai necessitar:
- T-shirt velha
- Tesoura
É importante mencionar que esta não é a solução ideal, mas serve como improviso para uma saída inesperada. Para maximizar a proteção desta máscara, deverá sobrepor duas camadas de tecido para que seja mais segura. Estas são as etapas que deverá seguir:
- Para dar forma à sua máscara, terá que cortar a parte inferior da t-shirt velha, recortando um retângulo.
- De seguida, deverá recortar, num dos lados da faixa com que ficou, um retângulo mais pequeno desse tecido, deixando em cima e em baixo uma margem pequena.
- Corte com a tesoura as duas tiras que sobram e faça um nó em cada uma: assim poderá facilmente prender a sua máscara à cara com um nó na cabeça e outro no pescoço.
3 Utilizando um lenço
E se a sua gaveta de lenços e cachecóis está a rebentar pelas costuras, outra solução que poderá optar para construir a sua máscara de proteção improvisada é através de um lenço ou uma bandana. Os materiais que irá precisar são os seguintes:
- Lenço
- Elásticos do cabelo
- Tesoura
Este método não implica coser ou utilizar a máquina de costura, mas se o quiser fazer poderá garantir uma maior durabilidade e comodidade na utilização da máscara.
- Em primeiro lugar, deverá dobrar o lenço ao meio até formar um retângulo com dimensões ligeiramente acima do tamanho recomendado para proteger o seu nariz e boca.
- De seguida, dobre uma pequena margem na parte superior do retângulo e faça o mesmo para a partir inferior.
- De cada lado do lenço retangular coloque um elástico para o cabelo.
- Dobre as laterais do lenço em pequenos retângulos até ao meio e está pronta a utilizar!
E como não há ponto sem nó, lembre-se que as máscaras de proteção não substituem outras medidas de prevenção mais importantes como lavar frequentemente as mãos, desinfetar os seus dispositivos, usar gel desinfetante ou manter a distância de segurança de dois metros das outras pessoas.
As máscaras devem encaixar confortavelmente, na lateral do rosto mas ficar bem seguras, presas com laços, ganchos ou elásticos, incluir várias camadas de tecido, mas permitir respirar sem restrição. Estes produtos poderão ser lavados e secos na máquina mas de forma a não danificar ou alterar a sua forma. Proteja-se a si e aos outros!
// RPT