Antes de adquirir uma trotineta elétrica — um meio de transporte muito divertido — deve ponderar algumas características que variam de modelo para modelo: conforto, alcance, potência, tempo de carga e preço.
Tem dado por si tentado a adquirir uma trotineta elétrica? Quem faz alguns quilómetros a pé por dia pode dar por si com vontade de ter um equipamento de mobilidade sustentável, que não implica gasto com combustível — apenas o de carregar a bateria.
Seja para ir de casa ao trabalho, até ao supermercado mais próximo, ou mesmo para cobrir as distâncias até ao transporte público que apanha. As e-scooters são de utilização fácil e divertida. Já existem muitos tipos e marcas diferentes no mercado, o que pode tornar a decisão acerca de por qual optar algo difícil. Há algumas características a considerar.
O conforto
Poderíamos começar por falar do alcance, que é, sem dúvida, muito importante na altura de escolher um destes veículos. No entanto, pondere no seguinte: dependendo da distância que irá percorrer, há alguma probabilidade de passar algumas horas por semana em cima da sua trotineta elétrica.
Imagine, então, que o guiador está demasiado baixo ou demasiado alto, o que pode dar origem a um sério desconforto nos braços e nas costas. Assim sendo, recomendamos que o primeiro critério quando escolher uma e-scooter seja o conforto. Tem de se sentir bem a guiar a trotineta.
O ideal é que seja facilmente ajustável e que ofereça ao seu corpo uma posição natural. Ter a altura do guiador ajustável é vital para obter este tipo de conforto. A maior parte dos modelos já têm essa funcionalidade, mas pode ser limitada, pelo que convém verificar.
Alcance
Agora sim, falemos do alcance. Está entre os fatores mais importantes para escolher a trotineta elétrica que melhor se adequa a si. Um alcance muito curto fará com que se sinta constantemente inseguro acerca da bateria para chegar ao seu destino, o que prejudica a experiência.
A maioria das e-scooters lançadas no início do ano passado oferecem mais de 10 quilómetros por carregamento completo. Os modelos superiores podem alcançar até 30, às vezes 40 quilómetros, que é um alcance de distância bastante interessante.
Normalmente, a capacidade da bateria determina o alcance. Uma bateria maior representa, claro está, maior alcance, mas também adiciona peso extra. Ter uma bateria menor torna tudo mais leve, mas também encurta as distâncias cobertas. As empresas procuram constantemente o equilíbrio ideal. Encontre também o seu de acordo com as suas necessidades.
Potência
Se o local onde mora é maioritariamente em terreno plano, esta característica em particular pode não representar um grande peso na sua escolha. Mas nem sempre é o caso. Também há que ter em consideração as condições das estradas. Para isso, a potência do motor e o tamanho da roda da sua trotineta elétrica pode fazer a diferença.
Nas subidas, a velocidade destes veículos diminui e pode ter que dar à perna — literalmente — de forma a ajudar na subida. Também gasta mais bateria, o que encurta a distância disponível. Quanto mais potente for o motor, maior a capacidade de carga. No que se refere à velocidade, dificilmente encontrará uma e-scooter que faz mais do que 20 ou 30 km/hora. Para sua segurança, não queira ir mais rápido.
Tempo de carga
A tecnologia de carga rápida que tem vindo a ser desenvolvida para smartphones pode ser aplicada de forma eficiente em baterias maiores, como é o caso das trotinetas. Quando melhor for o modelo, menor é o tempo de carregamento.
Os modelos mais simples podem demorar entre 5 a 7 horas para obter a carga completa. Subindo na escala de preço, irá encontrar modelos que podem ser totalmente recarregados dentro de três horas, o que é bastante impressionante.
Peso e portabilidade
Estas são as características que diferenciam um modelo de trotineta mais económico do mais avançado. Quanto mais investir na sua e-scooter, maior será a hipótese de ter um modelo de construção mais leve, de qualidade superior e de confiança.
Irá notar alguns pequenos extras que podem fazer uma grande diferença: travões melhores, materiais mais leves, melhor aderência à mão no guiador, entre outros. Os modelos topo de gama podem oferecer mecanismos que lhe permitem dobrar o seu equipamento de forma inovadora. Bem como um design que pode ser conveniente para transportar à mão no transporte público ou guardar no trabalho, por exemplo.
Preço
Ah, o preço. Num mundo ideal não seria uma preocupação… De volta à realidade, esta pode ser a característica que faz toda a diferença. As trotinetas elétricas têm uma gama muito ampla de preços, pelo que deve agradar a toda a gente.
Como há baterias envolvidas no processo, as empresas investem seriamente no desenvolvimento de um produto seguro e fiável — e o preço reflete isso mesmo. Pode encontrar modelos que rondam os 180€, se pretende uma opção mais básica, mas também encontra os de aproximadamente 500€.
Como em tudo, é uma preferência pessoal. Mas a boa notícia para si é que os preços das scooters elétricas estão cada vez mais acessíveis e a variedade de modelos presente no mercado aumenta de dia para dia.
A aposta neste meio de mobilidade urbana tem cada vez mais adeptos e não é motivo para menos. Quem adere a este meio de locomoção não se arrepende. Informe-se sobre as boas práticas na utilização das trotinetas elétricas e ponha-se a caminho.
// RPT