//

Como escolher uma impressora: as funções que deve conhecer

Senhor de pé a trabalhar com computador portátil e impressora atrás

A impressora é um complemento fundamental em qualquer ambiente profissional e até em casa faz uma falta considerável. Seja porque precisa de um documento impresso ou porque pretende guardar fisicamente as fotografias das últimas férias, este é um equipamento indispensável. 

Nos dias que correm, não há falta de variedade no formato e estilo de impressoras disponíveis, tornando a decisão de comprar uma algo complicada. A qualidade e o tipo de impressora que precisa pode variar consoante as suas necessidades.

Se está a ponderar adquirir um destes equipamentos, deve, antes de mais, conhecer as possibilidades e as vantagens de cada um.

 

Que utilização lhe vai dar?

Responder a esta questão é o que vai ditar qual o equipamento que melhor se adequa a si. Vai imprimir fotos com frequência ou apenas uns documentos de texto ocasionalmente? Terá a possibilidade de conectar o seu computador à impressora sempre que quiser imprimir ou um dispositivo wireless é mais útil? Este aparelho é destinado ao escritório ou para casa?

Colocar estas questões a si mesmo irá ajudá-lo a filtrar alguns modelos e a chegar mais depressa à impressora certa para si. Para isso, deve conhecer as funções de cada tipo de equipamento.

Impressora em sala de estar

 

Sistema de impressão

A velocidade e a qualidade de impressão são definidas pelo tipo de sistema de impressão. Assim, a resolução e detalhe do resultado ficam dependentes do modelo de impressora que escolher.

Impressora de jato de tinta — cada vez mais flexíveis

Laser ou a jato de tinta? Esta é uma das principais questões com que os consumidores se deparam.

As impressoras de jato de tinta destacam-se pela sua qualidade, francamente superior nas impressões a cores (ainda mais em comparação com as impressoras a laser). Os modelos atuais são cada vez mais eficientes e flexíveis, permitindo a impressão de imagens com grande detalhe e documentos com grandes áreas de texto.

Os cartuchos de tinta primam pela durabilidade e pela sua ótima relação preço-qualidade, principalmente a longo prazo. Este equipamento é acessível e, regra geral, de pequena dimensão. Assim sendo, para o uso doméstico, as impressoras de jato de tinta são uma das melhores opções. São ideais para uma utilização esporádica.

Impressora a laser — a mais rápida

As impressoras a laser usam uma tinta especial, conhecida como toner, que se grava no papel para imprimir. Assim que começa, uma impressora a laser pode imprimir volumes elevados de documentos de forma muito rápida, o que pode ser ideal para ambientes profissionais.

Por outro lado, este é um modelo que também se enquadra muito bem para uso pessoal e/ou doméstico, nos casos em que se pretende imprimir, principalmente, documentos a preto e branco. A relação custo / benefício deste tipo de equipamentos é muito boa e o seu funcionamento prima pela rapidez.

Resumindo, estas impressoras permitem uma rápida impressão a um custo reduzido. São ideais para uma utilização recorrente.

Impressora multifunções — o nome diz tudo

Tal como o nome indica, a impressora multifunções reúne todas as soluções num só equipamento: é impressora, scanner e fotocopiadora — algumas até têm fax. Seja o que for que precisa, esta impressora tem. Pode ser a jato de tinta e a laser.

Impressora multifunções

Ao optar por um aparelho que faz o trabalho de três poupa espaço e, provavelmente, poupa na conta da eletricidade. É certo que este modelo de impressora pode ser de tamanho superior a outros, mas tendo em conta as funcionalidades que reúne, isso não deverá ser um problema.

Prática e eficaz, adequa-se a toda a variedade de usos que lhe possa querer dar.

Impressora de fotos — especializada

É certo que uma impressora de jato de tinta é capaz de imprimir fotografias com boa qualidade, no entanto, não se compara com a qualidade de uma impressora especializada. Ao usar 4 cores — preto, amarelo, ciano e magenta — as imagens impressas têm muito mais definição quando comparadas com uma impressora normal.

Este modelo é para um uso mais específico. Garante imagens de alta qualidade — semelhante à qualidade que teria numa máquina de impressão profissional, mas a um custo mais baixo — e requer o uso de cartuchos de tinta com alta capacidade, que também primam pela durabilidade. Se gosta de fotografia, este pode ser um investimento que vale a pena.

Impressora sem fios — a solução à distância

Fios: o maior incómodo em qualquer escritório. Uma impressora wireless pode ser uma grande ajuda. As impressoras sem fios estão a propagar-se no mercado, são cada vez mais eficientes e incluem vantagens que compensa a diferença de preço, que é, aliás, cada vez menor.

Estante com vários elementos de decoração bonitos e uma impressora lá no meio

Se pretende que a impressora sirva vários computadores, a via wireless é uma das  melhores soluções. Utilizando a rede wi-fi, pode imprimir através do computador, do tablet ou do smartphone, em qualquer local — desde que esteja a uma distância razoável da impressora. Esta característica é bastante útil se possui um portátil e pretende ter alguma liberdade.

 

Outras características a ponderar

Outros modelos, para usos mais específicos, são as impressoras A3 — para quem precisa de imprimir neste formato com frequência, mas também pode imprimir formatos mais pequenos, como A4 ou A5 — e a impressora POS, um equipamento indicado para a impressão térmica de faturas ou documentos semelhantes.

Saiba que existem impressoras que permitem imprimir através de cartões de memória ou de uma pen USB. Desta forma, dispensa o intermédio de um computador.

De referir que se pretende saber a velocidade de impressão, procure a sigla PPM — página por minuto — nas características do equipamento: quanto maior o número de páginas, mais rápida será a impressora.

// RPT

Mais recentes