Como escolher o melhor tablet para os seus filhos

Se os seus filhos precisam de um dispositivo para aprender na escola, faculdade ou em casa, talvez deva abrir o seu leque de opções e optar, por exemplo, por um tablet. Existem muitas opções perfeitas para os trabalhos da escola ou universitários, dependendo do que o aluno precisa. Vamos lá conhecê-las!

Quando pensamos em instrumentos de estudo, somos automaticamente levados a pensar em livros e computador. Mas um computador pode significar um investimento maior do que a quantia que estava a contar gastar, por isso um tablet pode ser um aparelho igualmente útil — e mais amigo da sua carteira.

Vantagens de oferecer um tablet aos seus filhos

Possuir um tablet significa simplificar a sua vida e a dos seus filhos. Ainda não está convencido? Digamos que um tablet tem inúmeras características que o fazem ser tão útil e prático, tais como ser mais barato que a maioria dos computadores, ser mais pequeno e cómodo para levar na mochila e também ser mais leve e bastante versátil.

Um tablet — numa visão bastante simplificada — é uma versão maior dum smartphone e uma versão não tão desenvolvida de um computador. Confuso? Nós explicamos-lhe tudo acerca da razão para os tablets serem tão excelentes para a aprendizagem dos seus filhos. Mas porque é que os tablets são tão úteis para as crianças, adolescentes e adultos?

Trabalhos académicos ou universitários

Em primeiro lugar, para além das funcionalidades que toda a gente está familiarizada tais como acesso à Internet e captação de imagens, um tablet permite a instalação de inúmeras aplicações que aumentam a produtividade dos alunos, tais como o OneNote, EverNote, Word, Google Drive, Google Docs ou até o Pinterest para obter inspiração.

Trabalhar a partir de um tablet é possível, apenas é necessário que adicione um teclado sem fios para facilitar a digitação. Para além disso, é possível assistir às aulas e tirar apontamentos de forma muito mais fácil e rápida a partir do tablet, poupando os dedos doridos de tanto escrever e frases do docente que se perderam enquanto o aluno escrevia.

Alguns tablets, tais como Ipad Pro 2020, são tão sofisticados que permitem, através de uma caneta inteligente, escrever os apontamentos diretamente no ecrã, criando automaticamente resumos perfeitos com notas importantes na hora de estudar e muitas outras funcionalidades para levar o estudo ao nível máximo.

Por que escolher um tablet para trabalhos escolares?

Utilizar o tablet para projetos académicos ou até na escola vence qualquer outro dispositivo pela facilidade de utilização e por serem tão práticos. Para além disso, aplicações como o Facebook, YouTube, Spotify e Skype são ótimas formas de pesquisar informação na Internet e para o aluno manter-se a par das conversas com professores e das aulas.

Se o seu filho é artista ou designer, saiba que a funcionalidade e o software dos tablets tornam-se perfeitos para esboços virtuais e existem inúmeras aplicações na App Store ou na PlayStore para desenhar virtualmente e estimular a criatividade dos mais novos.

Leituras divertidas e interativas

Por outro lado, os e-Books são excelentes formas de usufruir da tecnologia para ensinar — e aprender — conteúdos novos. Os livros digitais estão disponíveis na Internet, para que as crianças e adolescentes possam continuar a ler, pesquisar e complementar matérias dos manuais físicos, onde quer que estejam – sem desculpas!

Através do tablet, pode tornar os e-Books mais atraentes para os mais jovens, com uma tela legível adequada para recursos visuais e muito espaço para armazená-los. O AceReader, por exemplo, é um ótimo software para eResearch — especialmente se deseja acelerar a leitura dos seus filhos.

Como escolher a memória ideal para o tablet?

Se não tem certeza da quantidade de memória interna necessária para todo o trabalho escolar do seu filho ao longo do ano, aqui está um guia: 1GB de espaço armazena milhares de documentos Word, enquanto um filme de 2 horas precisa de cerca de 3GB (dependendo da qualidade da imagem).

Depende totalmente das necessidades do seu filho: um aluno de secundário ou universitário, que armazene muitos ficheiros de estudo e apresentações, precisa, certamente, de mais memória do que um aluno do ensino básico, que usa apenas uma seleção de aplicações.

Os dispositivos Android podem ter menos memória que os produtos Apple, mas — se precisar de mais espaço — pode sempre adicionar um cartão microSD.

Como vê, as vantagens de possuir um tablet são imensas, tanto para as crianças, como para os mais velhos. Não só aumentam a produtividade, como podem estimular a criatividade e, ainda, servir de entretenimento nas horas de pausa!

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome