Estarmos confortáveis em qualquer lado é fundamental e, por vezes, é o ar condicionado que nos dá esse conforto.
Estás a pensar apostar num ar condicionado para a tua casa ou para o teu escritório mas não sabes como escolher? Vamos tentar ajudar-te.
Como escolher o ar condicionado para casa ou escritório?
Dimensões do espaço
Este é um dos aspetos mais importantes. Se escolheres um ar condicionado demasiado pequeno para uma divisão ampla, não sentirás muita diferença na temperatura.
Se o teu ar condicionado for demasiado grande para o espaço em questão, irá desperdiçar muita energia, pois o seu sistema estará constantemente a ligar e desligar para tentar regular a temperatura.
Velocidade
A velocidade do ventilador no teu sistema de ar condicionado deve ser ajustável para te permitir controlar a quantidade de ar limpo que irá fluir na divisão.
Se o ar condicionado estiver num espaço particularmente quente e abafado, por exemplo, uma regulação mais elevada permitir-te-á arrefecer a área muito mais rapidamente. Podes também escolher uma configuração mais silenciosa para uso noturno, se for necessário.
Poupança de energia
Através de controlo remoto podes configurar a poupança de energia, ou seja, podes personalizar o teu sistema de ar condicionado de acordo com as tuas necessidades.
Tipos de ar condicionado
Ar condicionado dividido
Este é o tipo de ar condicionado mais comum. É colocada uma unidade na parede dentro do espaço pretendido e outra ao ar livre, ligadas entre si.
Este é o tipo mais escolhido por duas razões. Só exige um pequeno orifício na parede para estabelecer a ligação entre a parte interna e a externa, e tem a capacidade de controlar a temperatura ambiente para aquecer ou arrefecer o espaço da forma desejada.
As principais vantagens prendem-se com a eficiência energética, aquecimento, arrefecimento e instalação simples.
Ar condicionado central
Os sistemas de ar condicionado centrais são os mais comuns nos edifícios mais recentes porque, por norma, têm de ser instalados em todas as paredes existentes.
Em edifícios antigos, isso implicaria obras, e consequentemente, um orçamento bastante maior.
Os principais benefícios deste tipo de ar condicionado é que são bons para construções novas, eficientes do ponto de vista energético e têm um funcionamento eficaz e silencioso.
Ar condicionado portátil
Os aparelhos de ar condicionado portáteis são uma boa alternativa a um sistema de ar condicionado maior, e são perfeitos para usar em diversas áreas.
Embora o sistema portátil não seja tão eficiente como um sistema de ar condicionado dividido ou central, pode ser uma ótima opção se morares numa casa alugada, ou se te deslocares frequentemente.
O design de um ar condicionado portátil, normalmente, enquadra-se com qualquer decoração. As rodas do aparelho facilitam-te o transporte entre divisões, e são bastante mais fáceis de controlar.
As mais-valias deste tipo de ar condicionado é que são fáceis de transportar, e representam um investimento mais pequeno, quando comparado com os restantes tipos.
Qual o melhor ar condicionado?
Não há uma resposta objetiva para esta pergunta. Em resumo, tudo depende das tuas necessidades e do espaço que tens à tua disposição. Tendo em conta tudo que te explicamos sobre cada tipo de ar condicionado, pensa e tira as tuas conclusões.
// RPT