Manter a roupa limpa e em perfeito estado é fundamental para a aparência e durabilidade. No entanto, com tantas opções disponíveis nas máquinas de lavar roupa, pode ser desafiante saber quais definições utilizar para cada tipo de roupa.
Assim, vamos-te explicar os principais ciclos e configurações, para que possas tomar as melhores decisões, de forma a obteres resultados excelentes.
Como escolher as definições corretas da máquina de lavar roupa
As máquinas de lavar roupa vêm com ciclos predefinidos, projetados para lidar com diferentes necessidades de lavagem. Conhecer estes ciclos ajudar-te-á a selecionar a opção adequada para cada tipo de roupa.
Ciclo limpo
O ciclo de lavagem normal, ideal para roupas do dia-a-dia, como camisas, calças e roupa interior.
Ciclo de enxaguamento
Utilizado para remover resíduos de detergente e sujidade após o ciclo de limpeza, de modo a evitar acumulação nas roupas.
Ciclo de centrifugação
Remove o excesso de água das roupas, facilitando a secagem. A velocidade de centrifugação varia: quanto maior, mais secas as roupas ficarão.
Principais programas de lavagem
Algodão
Um ciclo quente e agressivo, adequado para tecidos resistentes, como calças de ganga, toalhas e lençóis. Utiliza mais água e o tempo de lavagem é mais longo, para garantir uma limpeza completa.
Cores/tons escuros
Projetado para roupas coloridas, de modo a evitar o desbotamento. Usa uma agitação suave e uma temperatura mais baixa, para manter as cores vibrantes.
Sintéticos
Indicado para tecidos artificiais, como poliéster e nylon. Um ciclo de lavagem curto e com velocidade de centrifugação baixa, para proteger os materiais delicados.
Delicados/lã
Equivalente à lavagem à mão, ideal para lingeries, rendas ou seda. Se a tua máquina não tiver uma definição específica para lã, usa a lavagem delicada. Os movimentos de lavagem são suaves e a velocidade de centrifugação baixa, de forma a evitar danos.
Programas desportivos
Além de remover manchas de lama, é especialmente útil para roupas desportivas, feitas de microfibras, que requerem tratamento especial. Usa temperaturas mais altas e agitação intensa, para remover manchas e odores desagradáveis.
Lavagem rápida
Adequada, apenas, para uma pequena quantidade de roupa, pouco suja. É a opção para situações de emergência quando precisas de algo limpo rapidamente.
Engomar fácil
Cria menos vincos durante a lavagem, através de uma velocidade de centrifugação e tempo de ciclo mais baixos.
Lavagem ecológica
Amiga do meio ambiente, usa menos água e temperaturas mais baixas. Ideal para roupas pouco sujas, sendo uma ótima escolha para roupas usadas em casa, que precisam apenas de uma lavagem rápida.
Lavagem à mão
Reproduz os movimentos suaves da lavagem à mão. Perfeito para peças delicadas que não podem ser lavadas num ciclo normal.
Escolher a temperatura certa e velocidade de centrifugação
A temperatura da água e a velocidade de centrifugação são, também, importantes para obteres melhores resultados.
– Lavagem a frio (30°C ou menos): Para roupas ligeiramente a moderadamente sujas. Dessa forma economizas energia e dinheiro. É mais ecológico, e pode até ser chamado de “modo eco” em algumas máquinas.
– Lavagem a quente (40°C): Eficaz para a maioria das roupas normais, uma vez que remove a sujidade e manchas, sem danificar os tecidos.
– Lavagem a quente (60°C ou mais): Indicada para roupas com manchas difíceis, garantindo a remoção eficaz de bactérias. Verifica os símbolos na tua roupa, antes de selecionares esta opção.
A velocidade de centrifugação adequada depende do tecido, bem como da quantidade de humidade que desejas manter nas roupas:
– Baixa: Para tecidos delicados, como seda e lã, e roupas que amarrotam facilmente.
– Média: Ideal para a maioria das roupas normais, equilibrando a retenção de água com uma secagem eficiente.
– Alta: Para tecidos mais resistentes, como algodão e toalhas, removendo mais água para uma secagem mais rápida.
// RPT