//

Como escolher a tua máquina de lavar louça perfeita

Escolher a tua aliada no tratamento da louça pode ser uma tarefa difícil, mas é por isso que estamos aqui – para te ajudar a escolher a máquina de lavar louça mais adequada para as tuas necessidades.

Bem sabemos que depois da refeição a última coisa que te apetece fazer é lavar a louça. Porém, hoje em dia, essa tarefa é mais simples se recorreres a uma máquina de lavar louça, uma vez que esta faz o trabalho árduo de manter as tuas chávenas, panelas, pratos limpos, dando-te mais tempo para desfrutares de tempo de qualidade.

Se achas que ter uma máquina de lavar louça pode ser um desperdício de dinheiro, desengana-te. Sabias que podes usar até 122 litros de água ao lavares a louça à mão? Enquanto que uma máquina de lavar louça, energeticamente eficiente, pode utilizar tão pouco como seis litros de água por lavagem!

 

Como escolher a tua máquina de lavar louça perfeita

O que precisas de saber?

Antes de comprares um eletrodoméstico destes, tens de considerar o espaço, se a queres livre ou integrada, a capacidade e o orçamento.

Quanto ao espaço, existem máquinas de tamanho normal que têm cerca de 60 cm de largura. Os modelos de linha fina têm cerca de 45 cm de largura e os modelos compactos são concebidos para substituir uma gaveta de cozinha, por exemplo.

Escolheres entre uma livre ou integrada depende do local onde a queres inserir. Há muitas opções se estiveres atrás de um modelo independente que podes colocar em qualquer lado, mas se quiseres colocar a tua máquina de lavar louça integrada com os armários de cozinha, o modelo compacto é o mais indicado para ti.

No que diz respeito à capacidade, maior pode parecer melhor, mas é sempre melhor calculares o quanto realmente precisas de lavar, uma vez que não deves recorrer à máquina de lavar louça quando não a consegues encher. Se viveres sozinho ou com outra pessoa, um eletrodoméstico mais pequeno poderá ser a opção mais acertada.

Quando falamos de orçamento, podes optar por um modelo de gama mais alta, uma vez que, por vezes, são muito mais eficientes em termos energéticos, ou seja, acabas por poupar dinheiro a pouco prazo.

 

Precisas de atualizar a tua máquina de lavar louça?

Deves atualizar a tua máquina de lavar louça se te estiveres a aperceber que, por exemplo, ela já não consegue lidar com massas estaladiças ou restos de comida do dia a dia.

Além disso, se a tecnologia do teu eletrodoméstico percorreu um longo caminho nos últimos anos e, por isso, podes estar a perder muitas das grandes características que podem facilitar a tua vida, nomeadamente a lavagem rápida ou a possibilidade de controlar a partir do smartphone.

Máquina de lavar louça de topo para cada cozinha

Seja qual for o tamanho da tua cozinha e da tua família, tens uma máquina de lavar louça à tua disposição.

Carregamento fácil

Tentar colocar tudo na máquina de lavar louça nunca é boa ideia, uma vez que os teus pratos e talheres dificilmente ficarão limpos dessa forma.

Além disso, cada carga é diferente. Por vezes, pode ser necessário fazeres uma carga de pratos e copos de vinho depois de uma refeição familiar, outras vezes pode ser tudo sobre tachos e panelas.

Como carregar a máquina de lavar?

– Canecas e copos em cima, pratos em baixo;

– Não deves deixar as tuas colheres soltas. Se tiveres um cesto de talheres, garfos e colheres, devem ir na parte inferior e as facas na parte superior, por segurança, ou facilita a tua vida e aposta numa máquina de lavar louça com um porta talheres.

– Qualquer coisa que recolha água deve estar de cabeça para baixo, nomeadamente taças, copos, panelas e conchas – tudo o que se enquadra nesta categoria.

Tupperwares devem ficar na parte superior, o elemento de aquecimento na maioria das máquinas de lavar louça está na parte inferior, por isso é melhor que o plástico esteja na prateleira superior.

– Não deixes tocar os copos. Quando os copos se tocam podem provocar fendas. Por isso, deves espaçá-los um pouco. As canecas e copos de porcelana intercalados com os restantes copos serão uns bons amortecedores.

Eficiência energética

Este tipo de eletrodoméstico que é mais antigo tem, muitas vezes, dificuldades em secar bem os pratos, deixando os artigos de plástico molhados e manchas de água no vidro e na louça.

Os equipamentos mais modernos já secam tão bem como limpam, o que significa que os teus pratos, copos e lancheiras podem ir diretamente da lavagem para o armário sem se aproximarem de uma toalha.

Secam também artigos de plástico, assim já não perderás tempo a secar todos os teus artigos de plástico, nomeadamente tupperwares.

Também podes usar os cestos flexíveis, que é uma ótima maneira de aproveitares mais a tua lavagem.

Se o teu aparelho for inteligente, podes até ligá-lo ao teu smartphone e, se for o caso, à tua casa inteligente, basta que peças à Alexa que ligue a tua máquina de lavar a louça por ti.

 Máquina de lavar louça mais pequena

Com um modelo fino, nenhuma cozinha é demasiado pequena para uma máquina de lavar a louça. Existem máquinas bastante silenciosas, tornando-se ideais para pequenas cozinhas e apartamentos em open space.

Existem máquinas que ocupam menos espaço do que um armário normal, com uma capacidade de 11 pratos, que é suficientemente grande para famílias ou jantares e podes ajustar a altura da prateleira superior para que seja possível colocar bandejas grandes ou copos altos.

Aposta numa máquina de lavar louça e facilita a tua vida! Não percas mais tempo!

// RPT

Mais recentes