Divertido, eco-friendly, barato e seguro! Aprende a escolher a melhor trotinete elétrica para crianças!
As trotinetes elétricas são uma opção acessível a nível económico e permitem que o teu filho possa explorar de forma divertida o mundo ao seu redor.
Ao contrário das trotinetes normais, estas possuem motor e bateria, o que permite que as crianças passeiem sem ter de pedalar.
É um hobbie divertido que potencia muitas capacidades como aprender a conduzir, seguir regras e aprender a zelar pela segurança individual.
Tal como para adultos, existe uma grande diversidade de modelos no mercado. Contudo, na hora de escolher, existem diversos fatores que devemos ter em consideração antes da compra.
Aqui vamos dar-te várias dicas para que possas escolher a melhor trotinete elétrica para crianças!
Sete coisas que deves considerar antes de comprar uma trotinete elétrica para crianças
Velocidade máxima que a trotinete atinge
Algumas trotinetes elétricas podem atingir alta velocidade, as mais robustas com motores mais pesados podem atingir até 25km/h.
Como deves supor, nas mãos de uma criança de 8 anos, inexperiente, é muita velocidade!
Deves optar por trotinetes que atinjam velocidade máxima até 10 ou 12 km. A trotinete Urbanglide 55 Blue Kid atinge velocidade máxima de 10km/h e a trotinete Segway Kickscooter A6 atinge 12 km/h.
Conforme o aumento da destreza e mediante o crescimento e interesse do teu filho, podes ir comprando modelos com mais potência ao longo do tempo.
Por exemplo, a trotinete Nilox Doc Eco preto atinge até 15 Km/h e a trotinete Segway Kickscooter C8 até 16 Km/h, duas opções viáveis para quando os mais pequenos crescerem.
O peso que a trotinete suporta
Tens de de ter em atenção o peso máximo suportado pelo veículo para te certificares de que os mais novos possam mover-se em segurança.
Tenta escolher um modelo com altura ajustável, pois em 2 ou 3 anos os teus filhos provavelmente estarão bem maiores!
Se a criança ultrapassar o peso máximo, a trotinete pode andar distâncias menores mais lentamente.
Idade mínima recomendada
A idade mínima aconselhável para a condução de trotinetes elétricas é de 8 anos.
Se o teu filho tiver menos, deves ponderar se este tem destreza suficiente para utilizar uma trotinete elétrica sob a tua supervisão ou se é melhor começar por utilizar uma trotinete convencional.
Verificar o tipo de travões
Os travões da trotinete podem estar na roda dianteira, traseira ou até mesmo nas duas.
Todas as opções são validas, mas lembra-te que os travões traseiros permitem uma travagem mais suave enquanto que os dianteiros proporcionam uma travagem um pouco mais brusca que pode ser uma surpresa para os iniciantes.
Contudo, após algum tempo de prática, os mais novos aprendem e ficam confortáveis a utilizar trotinetes com qualquer tipo de travão.
Potência do motor
Quanto mais potente o motor, mais peso a trotinete carrega e maior a velocidade que esta atinge. O senão é que motores mais poderosos tornam a trotinete mais pesada, o que não é o ideal para uma criança.
Trotinetes com motores mais robustos que atingem altas velocidades, são recomendadas para adolescentes e não tanto para crianças.
Portabilidade
Pondera considerar um modelo leve e transportável, desta forma, consegues guardá-lo em qualquer lugar e transportá-lo facilmente para desfrutar de uma tarde divertida com as crianças!
A trotinete Nilox Doc Eco preto é um exemplo de uma trotinete dobrável que cabe facilmente em qualquer lugar.
Tempo de carga
A tecnologia de carregamento rápido tem sido desenvolvida nos últimos anos. Quanto melhor for o modelo, menor é o tempo de carregamento.
Os modelos mais comuns demoram cerca de 5h a carregar completamente e os modelos mais recentes carregam entre 2 a 3 horas.
Por exemplo, a trotinete Segway Kickscooter C8 carrega totalmente a bateria em 2,5h.
Trotinetes elétricas são veículos motorizados e não propriamente brinquedos, portanto, a criança deve ser responsável e deve aprender a zelar pela sua segurança.
Aqui ficam algumas dicas para aumentar a segurança
- Certifica-te que os mais novos usam sempre capacete e as restantes proteções;
- Ensina as boas práticas de circulação;
- Sê claro naquilo que podem e naquilo que não podem fazer;
- Supervisiona as crianças enquanto elas estão a aprender;
Agora sim! Estão prontas para explorar o mundo que os cerca, com confiança e segurança, na sua nova trotinete elétrica!