Emparelhar o teu Apple Watch com o teu iPhone é algo relativamente simples e vamos-te explicar “passito” a “passito” o que tens de fazer.
Não há melhor altura para apostares num Apple Watch do que agora que saíram os novos iPhones 14.
Com estas dicas pretendemos ajudar-te a emparelhar os mais recentes dispositivos Apple juntamente com modelos mais antigos, desde que esteja a executar o iOS 14.
Como emparelhar o teu Apple Watch com o teu iPhone
Antes de começares, certifica-te de que o teu iPhone está a executar a última versão do iOS. De seguida, deves ligar o Bluetooth e certificar-te de que estás ligado a uma rede Wi-Fi.
Agora, sim, estás pronto a emparelhar. E como o fazer?
Liga o teu Apple Watch pressionando e mantendo o botão lateral até veres o logótipo da Apple e, de seguida, solta-o e espera que arranque. Depois verás uma mensagem no teu iPhone – “Use o seu iPhone para configurar relógio Apple” – e deves tocar em “Continuar”. Se não vires a mensagem no teu iPhone, abre a aplicação Apple Watch e toca em “Emparelhar”.
Seguidamente, deves usar a câmara do teu iPhone para centrares o ecrã do relógio no teu iPhone e aguarda por uma mensagem que confirme que o teu Apple Watch está emparelhado.
Se não puderes usar a câmara, podes tocar em “Emparelhar Apple Watch Manualmente” e seguir as instruções no ecrã.
Seguidamente, deves configurar o relógio se este for o teu primeiro ou escolher uma cópia de segurança se já tiveres tido um antes. Escolhe atualizar o teu relógio Apple para a versão mais recente do watchOS, se esta aparecer.
Deves ler os Termos e Condições e tocar em “Aceitar” e tocar novamente em “Aceitar” para continuar. Se te for pedido, deves introduzir a palavra-passe de ID da Apple. se não for pedida, podes fazê-lo mais tarde na aplicação: Geral > Palavra-passe de ID da Apple.
Ser-te-á pedido que ligues o Bloqueio de Ativação, se não tiveres configurado o “Encontrar o meu iPhone”. Se vires o ecrã, então o teu relógio Apple já foi ligado a uma ID da Apple e terás que colocar esses detalhes para o configurar.
Verás que as configurações estão a ser partilhadas com o teu iPhone. Encontra o teu iPhone, Serviços de Localização, chamadas Wi-Fi e diagnósticos para o teu iPhone ligar-se-ão automaticamente se já estiverem ativos no teu iPhone.
Existem outras configurações que podes escolher, nomeadamente o Rastreio de Rotas e a Siri. Se a Siri ainda não estiver configurada no teu iPhone, ligar-se-á se escolheres essa opção.
Se não quiseres criar uma password, podes saltar esse passo, mas terás de configurar uma para utilizar funcionalidades como o Apple Pay. Para configurares uma, toca em “Criar uma password” ou “Adicionar uma password longa” e depois escreve-a no Apple Watch. Depois deste passo efetuado, configura o Apple Pay, adicionando um cartão.
Algumas das tuas aplicações iPhone funcionarão com o teu Apple Watch. Escolhe “Instalar Tudo” para obteres tudo o que está disponível ou toca em “Escolher Mais Tarde” para escolheres os que desejas.
Pode demorar algum tempo a sincronizar tudo, dependendo da quantidade de dados que tiveres. Mantém os dispositivos juntos enquanto estão a funcionar e ouvirás um som e sentirás um toque suave do relógio quando este estiver pronto. Toca na Coroa Digital e tudo estará emparelhado e pronto a usar.
Transfere o teu Apple Watch para um novo iPhone. Apenas precisas do teu ID Apple e palavra-passe, do teu antigo iPhone e do novo iPhone, ambos ligados ao WI-FI, certifica-te de que o teu Apple Watch e iPhone estão carregados pelo menos a 50%.
Se tiveres o teu iPhone antigo, antes de começares, certifica-te de que tanto o “velho” iPhone como o Apple Watch estão atualizados. Podes querer fazer atualizações durante a noite ou esperar até teres algum tempo, porque podem demorar algum tempo a completar.
Certifica-te de que todas as tuas informações antigas estão atualizadas. Se utilizares o iCloud para efetuar o backup dos teus dados, vai a Definições > “o teu nome” > iCloud e assegura-te de que o iCloud está ligado. Se utilizares o iTunes para os teus backups, deves encriptar o teu backup se quiseres guardar os teus dados de Saúde e Atividade.
Liga o teu novo iPhone e segue as instruções para o configurar. Quando te perguntar se tens uma cópia de segurança iCloud ou do iTunes, escolhe a mais recente para restaurar tudo. Se o teu antigo iPhone e o Apple Watch não estiverem atualizados, não verás a tua cópia de segurança na lista.
Se te perguntar se desejas “Usar o seu Apple Watch” toca em “Continuar”. Se não for perguntado, podes configurá-lo manualmente. Mantendo o relógio e o iPhone juntos, abre a aplicação Apple Watch no teu iPhone.
Se te perguntarem se desejas utilizar o Apple Watch, segue as instruções no ecrã para terminar a tua configuração. Se o teu iPhone te pedir para começar a emparelhar, volta ao topo e segue as instruções para o configurar, para que possas começar a utilizá-lo com o teu novo iPhone.
Se não tiveres o teu antigo iPhone ou se o tiveres formatado, ainda consegues emparelhá-lo com o teu Apple Watch. Basta que no Apple Watch vás a Definições > Geral > Reiniciar > Apagar todos os conteúdos e definições. No teu iPhone, abre a aplicação Apple Watch e emparelha o teu relógio.
Podes tentares restaurar quaisquer cópias de segurança que penses que possam ser do teu iPhone antigo. Se não estiver lá, terás de escolher outra cópia de segurança ou configurá-la como nova, seguindo os passos no início.
Facilita a tua própria vida emparelhando o teu Apple Watch com o teu iPhone!
// RPT