Como é que a tecnologia pode ajudar na alimentação e desmame do bebé

Como é que a tecnologia pode ajudar na alimentação e desmame do bebéA alimentação de um bebé nem sempre é fácil, especialmente para pais numa “primeira viagem”. Há muita informação que é preciso reter e, por isso, uma ajudinha extra dá sempre jeito.

É para isso que nós estamos cá, não é verdade? Não tens de agradecer!

Ora, sendo assim, temos algumas dicas para usares a tecnologia, de forma a te ajudar a alimentar e, simultaneamente, fazer o desmame do teu bebé.

 

Como é que a tecnologia pode ajudar na alimentação e desmame do bebé

É absolutamente normal teres algumas dúvidas no que diz respeito à alimentação do teu filho. Vamos tentar esclarecer algumas.

Qual deve ser a temperatura do leite?

Deves ter em conta que, no caso de amamentares, o leite sai à temperatura do corpo. Dito isto, é conveniente que o leite no biberão se encontre a uma temperatura similar – cerca de 37ºC – ou um pouco menos.

Hoje em dia, podes recorrer a aquecedores de biberões que fazem esse controlo por ti, e colocam a temperatura correta automaticamente.

Se não quiseres recorrer a esse tipo de aparelho, podes sempre fazer à moda antiga colocando, por exemplo, o biberão em água quente.

Mas isso implica um pouco mais de tempo e perspicácia. E, sejamos sinceros, para quê ter esse trabalho extra quando existem aparelhos destinados para o efeito? No descomplicar é que está o ganho! (sim, sabemos que o provérbio não é assim, mas percebeste, certo?)

Sabias que existem biberões anti-cólicas?

É verdade! Atualmente, os biberões anti-cólicas já estão incluídos nos conjuntos especiais de biberões.

Este tipo de biberão é especialmente concebido para reduzir a quantidade de ar engolido durante a alimentação.

Com um design especial de ventilação, o número de bolhas de ar que se forma no estômago do bebé será reduzido significativamente. O que, por sua vez, irá reduzir o desconforto. Et voilà, bebé descansado, pais descansados!

Posto isto, temos mais algumas dicas para que faças do biberão um excelente auxiliar na alimentação do teu bebé.

Esterilização do biberão

A melhor forma de evitares que o teu bebé apanhe infeções através do uso do biberão é, claro está, higienizá-lo da melhor forma possível. Assim, antes de cada utilização deves esterilizá-lo.

Podes recorrer à tecnologia para procederes à esterilização do biberão de forma segura e eficaz. Deste modo, utiliza um esterilizador de biberão, que podes encontrar disponível em todas as formas e tamanhos.

Existem dois tipos de esterilizadores: o UV e o a Vapor.

O esterilizador de biberão UV, como o próprio nome indica, utiliza luz ultravioleta para eliminar 99,9% das bactérias, e tem capacidade para higienizar seis biberões em simultâneo.

Este tipo de esterilizador também é capaz de filtrar substâncias como o pó, o pólen e outros poluentes transportados pelo ar.

No entanto, é importante ter em conta que a luz UV é eficaz na eliminação de germes, mas não remove resíduos físicos dos utensílios. Portanto, é recomendado lava-los antes de os colocares no esterilizador a UV.

Já no que diz respeito ao esterilizador a vapor, trata-se de um dispositivo eficaz para garantir a higiene dos biberões, chupetas, tampas e outros itens relacionados com a alimentação do bebé.

É, geralmente, composto por uma unidade elétrica, que aquece a água e a transforma em vapor. Os utensílios de alimentação são colocados em compartimentos especiais dentro do esterilizador e expostos ao vapor quente. O calor do vapor ajuda a eliminar bactérias, germes, vírus e outros micro-organismos que podem estar presentes nos utensílios.

Esse processo de esterilização é rápido e eficiente, e geralmente, demora apenas alguns minutos. Além disso, muitos esterilizadores a vapor desligam-se automaticamente, de modo a garantir a segurança durante o processo.

A esterilização é recomendada, pelo menos, até o bebé ter 12 meses de idade.

Como é que a tecnologia pode ajudar na alimentação e desmame do bebé

Bomba de tirar leite

Se a amamentação faz parte da rotina diária de alimentação do teu bebé, uma bomba de tirar o leite poderá ser-te bastante útil. Existe em dois formatos: elétrica e manual.

Recorrendo a uma bomba de tirar leite, poderás fazê-lo quando te for mais conveniente. De seguida, poderás armazenar o leite até que seja necessário utilizá-lo, permitindo assim que outras pessoas – como por exemplo o pai – possam participar na alimentação do bebé.

Quando estiveres a escolher a tua bomba de tirar o leite, considera alguns fatores para um maior conforto, tais como copos almofadados e uma bateria com boa duração.

Como armazenar o leite extraído?

De acordo com dados científicos, podes armazenar o leite extraído por um período de cerca de oito dias, desde que a temperatura a que se encontra seja de 4ºC ou menos. Se não tiveres a certeza que o teu frigorífico é eficiente na função, deves guardar o leite apenas por três dias.

Também podes congelar o leite materno por um período máximo de seis meses, desde que se mantenha a uma temperatura igual ou inferior a -18ºC.

Máquina de fazer comida para bebé

Muitos pais perguntam-se qual será a altura ideal para dar comida de bebé ao teu filho recém-nascido. A resposta é, a partir dos seis meses de vida.

Os alimentos amassados ou misturados que são fáceis de ingerir são os mais indicados. E, como esta pode ser uma tarefa um pouco confusa, aconselhamos-te a ter um kit de desmame contigo.

Existem máquinas de fazer comida para bebé para te facilitar a vida, que atuam como vaporizadoras e misturadoras da comida. Por isso, a única coisa que tens de fazer é colocar os ingredientes e deixar acontecer.

Ao apostares neste tipo de aparelho, deves ter em consideração a facilidade de lavagem, especialmente na máquina de lavar louça.

Como vês, o que parece complicado, torna-se fácil se tiveres contigo os produtos certos.

// RPT

Mais recentes