/

Como deves limpar o teu portátil

Como deves limpar o teu portátilQueres limpar o teu portátil, porque tens reparado que está sujo? Obviamente, que isso te está a incomodar por uma questão de higiene. Para além disso, há uma questão a ter em conta que é os danos que pode provocar nos componentes do computador.

Existe um conjunto de passos que deves seguir para resolver o problema. Vais precisar de uma lata de ar comprimido, álcool, um pano em micro-fibra e, eventualmente, cotonetes.

 

Como deves limpar o teu portátil

Ventilador do computador

Podes não reparar, mas o pó e a sujidade acumulam-se dentro do teu portátil ao longo do tempo. À medida que isso acontece, o ventilador pode ficar entupido e não será capaz de arrefecer devidamente o computador.

Um computador portátil sobreaquecido não é um computador portátil feliz, podendo desligar-se frequentemente e funcionar mais lentamente.

Para limpares o ventilador naturalmente, deves abrir o portátil e limpá-lo manualmente. Porém, deves saber que isto pode anular a sua garantia e a maioria dos portáteis modernos não são concebidos para serem desmontados.

Assim, não podendo seguir esse procedimento, o próximo passo é usar o ar comprimido para soprar o pó do portátil através das aberturas de ventilação. Para isso deves fazer o seguinte:

– Desligar o portátil e desligá-lo da tomada;
– Retirar a bateria, se puderes;
– Limpa a lata de ar comprimido parra limpar a zona bocal;
– Insere a zona bocal nas aberturas do portátil e começa a soprar o ar para fora.

Tem atenção para não segurares a parte superior da lata, porque a ventoinha pode ficar danificada se girar demasiado rápido. Além disso, é mais difícil limpar a ventoinha se esta estiver em movimento. Nesse sentido, deves tentar segurá-la firmemente com um pedaço fino de madeira ou plástico enquanto pulverizas.

Como deves limpar o teu portátil

Ecrã do computador

Depois de teres limpo o interior do portátil, o próximo passo é limpar o ecrã. Utiliza um pano seco de microfibras e limpa em movimento circular, tendo o cuidado de não pressionares com demasiada intensidade. Este procedimento, à partida, é suficiente para remover a maioria das manchas e impressões digitais.

Para manchas de gordura ou café, podes molhar o pano com água morna, mas espreme antes de o aplicar.

Para manteres o teu ecrã sempre “imaculado”, opta por adquirir produtos próprios para a sua limpeza.

Teclado do computador

Biscoitos, café ou almoço na tua secretária facilitam-te a vida ao longo do dia, mas podem deixar o teu portátil a parecer o chão de um restaurante.

A melhor maneira de limpares o teclado é começares por soprar ar comprimido entre as teclas para te veres livre de pó e migalhas soltas. De seguida, deves molhar o pano de micro-fibras com um pouco de álcool e esfregares cada uma das teclas. Também podes recorrer a água quente para o mesmo efeito, mas o álcool é melhor para remover manchas e também se evapora mais rapidamente, evitando, assim que entre líquido no teu portátil.

Também podes usar cotonetes, embebidos em álcool, para limpar os espaços entre as teclas.

Como deves limpar o teu portátil

Finalizada a limpeza, o teu portátil, à partida, tem um aspeto mais brilhante. Para o manteres com ótimo aspeto, podes sempre investir num protetor de ecrã de computador portátil, que o protege de salpicos, dedadas, ainda, proporcionam uma camada de privacidade útil de olhos curiosos.

// RPT

Mais recentes