Descongelar um frigorífico deve ser das tarefas mais aborrecidas, mas também das mais necessárias que temos ao longo da vida. Afinal de contas, é difícil imaginar viver sem um frigorífico, por isso, deves fazer tudo o que puderes para o manteres em boas condições. Hoje, vamos-te dizer como descongelar um frigorífico em sete passos.
Descongelares o teu frigorífico é realmente importante se tiveres um congelador de descongelação manual. Mas mesmo que tenhas um modelo “sem gelo”, estes ainda podem acumular uma fina camada de gelo ao longo do tempo, pelo que poderás não conseguir escapar sem fazer o degelo ocasional.
E vale definitivamente a pena fazê-lo. Descongelar o frigorífico não só tornará muito mais fácil a abertura de gavetas, mas também garantirá que funciona da forma mais eficiente possível. Para não falar que ainda pouparás um pouco na tua conta de eletricidade.
Além disso, é uma grande oportunidade para dares ao teu frigorífico uma limpeza adequada e completa.
Descongelar um frigorífico
Os passos para descongelar um frigorífico são, normalmente, semelhantes de modelo para modelo, mas é importante verificares o manual de instruções do teu eletrodoméstico antes de começares.
Normalmente, deves descongelar o teu frigorífico uma ou duas vezes por ano. Contudo, deves confirmar esta informação sempre no manual.
O que precisas?
– Um recipiente grande;
– Um pano limpo;
– Algumas toalhas;
– Sacos/Caixas de refrigeração e alguns blocos de gelo (para colocares a tua comida durante a descongelação);
– Detergente e spray de superfície antibacteriano.
Como descongelar um frigorífico em 7 passos
1 Desligar o frigorífico
Para descongelar o frigorífico, primeiramente é necessário desligá-lo da tomada e deixar as portas abertas para que aqueça rapidamente.
2 Retirar tudo do frigorífico
Com o auxílio dos sacos/caixas de refrigeração, deves colocar tudo o que tens dentro do frigorífico lá para que não se estrague.
É também uma oportunidade para deitares fora o que já não se encontra em bom estado.
Caso não tenhas estes sacos/caixas de refrigeração, opta por colocar os alimentos num sítio fresco. Contudo, deves ter em conta que alguns produtos não podem voltar a ser congelados, depois de descongelados.
3 Remover as prateleiras e as gavetas
Retirar as prateleiras e as gavetas não só ajuda a acelerar o processo de descongelamento, mas também dá-te oportunidade de fazeres uma limpeza completa. Podes lavá-las no lava-louça com água e detergente próprio para o efeito ou, se as prateleiras e gavetas forem muito grandes, podes limpá-las com um spray antibacteriano e com um pano limpo.
4 Colocar toalhas em torno do frigorífico
Com o derretimento do gelo, vais ter uma quantidade considerável de água para escoar. Por isso, deves colocar toalhas no chão, à volta do frigorífico, para absorver essa água.
5 Derreter o gelo
Esta é a parte do processo que pode demorar muito tempo e que maioria das pessoas anseia por acelerar.
Para tornares o processo mais rápido, enche uma tigela de água a ferver e coloca-a no compartimento da congelação, com uma toalha debaixo, e fecha a porta. De seguida, podes usar um secador de cabelo para acelerar o processo de fusão. Mas cuidado com a utilização de água e aparelhos elétricos.
Por fim, deves raspar o gelo. Normalmente, este processo é mais fácil, uma vez que o gelo já derreteu um pouco. Com uma espátula de plástico, por exemplo, raspa o gelo dos lados. Certifica-te de que não usas nada metálico, nomeadamente uma faca!
6 Limpar o frigorífico
Com tudo fora do frigorífico e com o gelo derretido, é agora o momento perfeito para limpares e secares as superfícies internas.
Não uses muitos produtos químicos dentro do teu frigorífico, porque estes libertam odores que podem ser absorvidos pela tua comida.
Usa sempre água fria e vinagre branco misturados num frasco pulverizador. Pulveriza o interior do frigorífico com a solução e deixa repousar cerca de 15 a 30 minutos. Esta solução não só irá eliminar a sujidade e os resíduos alimentares, como irá retirar o cheiro do frigorífico.
De seguida, usa um pano húmido e limpo para limpares tudo.
7 Recolocar os alimentos e ligar o frigorífico
Volta a colocar os alimentos no frigorífico. Podes aproveitar esse momento para os organizar como desejas. Tem em atenção que a comida que voltas a colocar pode voltar a ser congelada.
Liga o frigorífico e c’est fini!
Já não há desculpas para teres o teu frigorífico com gelo em excesso!
// RPT