Hoje em dia, quase todas as pessoas têm um smartphone, mas nem todas sabem utilizá-lo corretamente e isso começa logo na forma como fazem o carregamento. Por isso, hoje trazemos-te cinco dicas de como deves carregar o teu smartphone de forma eficiente.
Vais pensar que não vale a pena ler este artigo, porque já sabes como o fazer. Será que sabes tudo? Não custa nada conferir, certo?
Como carregar de forma eficiente o teu smartphone em 5 passos
1 Usa o carregador oficial
Estás a sentir-te culpado por já teres-te desenrascado com um carregador universal, numa altura em que estavas a ficar sem bateria, não tinhas o carregador oficial do smartphone e não estavas em casa ou perto dela?
Já aconteceu a todos. Porém, este é um dos erros mais comuns num carregamento.
Deves, sempre, utilizar o carregador oficial do smartphone, porque outros carregadores podem danificar a bateria.
A mesma regra aplica-se ao cabo que conecta o smartphone com o carregador, pela mesma razão.
Não estamos a dizer que num momento de aflição não possas recorrer a outro carregador, mas evita isso ao máximo. A exceção não faz a regra.
2 Carrega o smartphone logo após o alerta da bateria tocar
És daqueles que apenas carrega o smartphone quando recebe uma notificação que indica que o telemóvel vai entrar em modo de poupança de bateria – geralmente isto acontece aos 20% de bateria? Então fica a saber que é o que fazes melhor.
Esse é o momento ideal para ligares o terminal ao carregador, isto porque a autonomia do equipamento começa a diminuir se não se carregar sempre a bateria quanto tem esta percentagem.
Também não deves deixar a bateria carregar até aos 100%, porque isso influenciará a sua autonomia no futuro. Deves carregá-la até aos 80% ou 90%.
3 Tira o carregador da tomada
Sabias que os smartphones mais recentes interrompem o carregamento quando a bateria atinge os 100%? Pois é, isso acontece, mas não significa que o carregador pare de funcionar, até porque se detetar que a bateria descarregou um pouco, volta a carregá-la.
Carregamento atrás de carregamento resulta numa bateria viciada e, em pouco tempo, terás que controlar onde é que há tomadas por perto!
4 Evitar colocá-lo a carregar em locais quentes
A temperatura assume aqui um papel importante, não só no que diz respeito à resistência como à vida útil da bateria.
Temperaturas elevadas são altamente prejudiciais para as baterias dos smartphones, uma vez que provocam stress às baterias, traduzindo-se numa perda de capacidade mais rápida.
5 Não uses o smartphone enquanto está a carregar
Deves evitar ao máximo utilizar o smartphone enquanto este está a carregar – principalmente se fores ver vídeos ou jogar.
Tarefas bastante exigentes para o aparelho podem resultar numa distorção nos ciclos de carregamento, porque podem provocar um sobreaquecimento da bateria.
E, já sabes: temperaturas elevadas, afetam a bateria!
Bateria saudável, longa vida ao smartphone!
// RPT